Alvarez & Marsal diz que Moro não podia atuar em casos ligados à Lava Jato

No documento, a empresa afirma que o contrato com o ex-ministro da Justiça foi 'expresso' em impedi-lo de atuar com clientes ligados à Operação Lava Jato

© REUTERS

Política Sérgio Moro 25/01/22 POR Estadao Conteudo

A consultoria americana Alvarez & Marsal divulgou nesta segunda-feira, 24, um comunicado sobre o contrato com o ex-juiz e presidenciável Sérgio Moro, o qual é alvo de apurações no Tribunal de Contas da União. No documento, a empresa afirma que o contrato com o ex-ministro da Justiça foi 'expresso' em impedi-lo de atuar com clientes ligados à Operação Lava Jato. Além disso, a consultoria afirma que 'ilações' sobre interferências na nomeação da empresa em processos de recuperação judicial consistem em 'desrespeito' e 'absoluto desconhecimento dos processos judiciais'.

PUB

Na nota, a Alvarez & Marsal sustenta ainda que o contrato fechado com o ex-juiz da Lava Jato possui uma 'cláusula de confidencialidade, que não permite sua divulgação sem o consentimento da outra parte'. O documento foi requisitado pelo TCU no âmbito das investigações sobre o caso.

Em dezembro, o ministro Bruno Dantas, da corte de contas, determinou que a Alvarez & Marsal apresentasse os documentos ligados à saída de Moro empresa em outubro, quando o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública se lançou na política. Entre as informações requisitadas estavam os valores pagos ao presidenciável, incluindo as datas das transações.

No comunicado divulgado nesta segunda-feira, a empresa diz ter prestado 'todos os esclarecimentos solicitados de forma tempestiva e colaborativa', sustentando ainda que parecer técnico da corte 'demonstrou não haver nenhum tipo de conflito'. A consultoria diz que 'dentro dos limites da lei, sempre respondeu a tudo'.

Na investigação que tramita junto ao TCU, o subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado quer apurar possíveis 'prejuízos aos cofres públicos pelas operações supostamente ilegais dos membros da Lava Jato de Curitiba e do ex-juiz Sérgio Moro, afetando a empresa Odebrecht mediante práticas ilegítimas de revolving door' - movimentação em que políticos ou servidores se tornam lobistas ou consultores na área em que atuavam -, e lawfare, 'conduzido contra pessoas investigadas nas operações' da força-tarefa.

Em ofício encaminhado ao gabinete do ministro do TCU em dezembro, Furtado diz que 'se avaliam questões relativas a possíveis conflitos de interesse, favorecimentos, manipulação e troca de favores entre agentes públicos e organizações privadas'.

Moro foi contratado pela Alvarez & Marsal após pedir demissão do Ministério da Justiça e Segurança Pública acusando o presidente Jair Bolsonaro de suposta tentativa de interferência política na Polícia Federal - tema de inquérito que tramita junto ao Supremo Tribunal Federal. O ex-aliado do chefe do Executivo, que deixou a magistratura para comandar o MJSP, se mudou para os Estados Unidos para área de 'Disputas e Investigações' da consultoria americana.

A A&M fornece serviços de consultoria, aprimoramento de desempenho de negócios e gestão de recuperação e atua, por exemplo, no processo de recuperação da Odebrecht - empreiteira que celebrou acordo de leniência com a Lava Jato e viu 77 de seus executivos fecharem delações premiadas, inclusive o patriarca Emílio Odebrecht e seu filho Marcelo Odebrecht, que foi condenado por Moro em diferentes ações penais.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 15 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 13 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 16 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama DEBORAH-EVELYN Há 12 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

tech Ataque Há 13 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

lifestyle Signos Há 13 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 15 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 8 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 11 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Casais famosos Há 8 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)