Olavo de Carvalho externou críticas a Bolsonaro antes de morrer

Recentemente, Olavo de Carvalho chamou o mandatário de "covarde" e apostou que "a briga está perdida" em 2022

© Reprodução / TV Globo

Política Óbito 26/01/22 POR Estadao Conteudo

A morte do escritor Olavo de Carvalho na segunda-feira, dia 24, levou o presidente Jair Bolsonaro a decretar luto oficial de um dia em todo o País na terça-feira, 25. O governo federal também emitiu nota oficial para lamentar o falecimento do ideólogo, que exerceu grande influência na formação da chamada "nova direita", que impulsionou a eleição do presidente. Contudo, a relação entre o escritor e o chefe do Executivo se deteriorou ao longo da gestão, após o pleito de 2018.

PUB

Em uma de suas últimas aparições, Olavo de Carvalho chamou o mandatário de "covarde" e apostou que "a briga está perdida" em 2022. Extremista, Carvalho inspirou o que se convencionou chamar de "bolsonarismo raiz" e tinha grande influencia sobre a ala ideológica do governo, que ganhou destaque nos ministérios da Educação e das Relações Exteriores, por exemplo. No início do mandato, Bolsonaro indicou dois ministros bastante próximos ao escritor - Ernesto Araújo, ex-titular das Relações Exteriores, e Ricardo Vélez, ex-chefe da Educação.

Poucos meses após a vitória de Bolsonaro, Olavo de Carvalho já citava críticas à gestão do presidente. Em março de 2019, o escritor compareceu a um evento organizado pelo ex-estrategista da Casa Branca Steve Bannon. Lá, afirmou que amava o chefe do Planalto, mas que o governo ia mal por estar cercado de militares "traidores" e chamou o vice-presidente Hamilton Mourão de "idiota".

Em maio de 2020, conforme o governo ia acumulando polêmicas, Olavo de Carvalho afirmou à BBC Brasil que era possível chamar Bolsonaro de "burro". Disse, porém, que ele não era ladrão. Em junho daquele ano, acrescentou os adjetivos "fraco" e "covarde" ao se referir presidente.

"Quer levar um processo de prevaricação da minha parte? Se esse pessoal não consegue derrubar o governo, eu derrubo", escreveu no Twitter. Na mesma ocasião, disse que continuava ao lado do presidente, mas que não traria mais "palavras doces".

Já em outubro daquele ano, Olavo de Carvalho tornou-se alvo do perfil anti-fake news Sleeping Giants, que fez uma campanha contra o escritor e provocou 250 financiadores a dissociarem suas marcas dos conteúdos publicados por ele. No mês seguinte, voltou a atacar Bolsonaro: "se você não é capaz nem de defender a liberdade dos seus mais fiéis amigos, renuncie e vá para casa", publicou. Em outra ocasião, defendeu que o presidente era um "fracasso" na luta contra o comunismo.

No ano passado, Olavo de Carvalho protagonizou vários embates com o governo federal e criticou Bolsonaro. Chegou a dizer a aliados, em mais de uma ocasião, que se sentia abandonado pelo presidente. O escritor dizia estar decepcionado com o mandatário por considerar ter sido usado por ele como uma espécie de "garoto propaganda" na campanha.

No mês passado, Olavo voltou a chamar o presidente da República de "covarde", "prefeito do interior" e apostou que ele não terá chances no pleito deste ano. Comentando a eleição deste ano, o escritor afirmou que a "briga já está perdida", mas que defendia voto em Bolsonaro por "falta de opção".

Diante do falecimento do escritor, esta foi a segunda vez que Bolsonaro decretou luto oficial desde o início do governo. A primeira foi em junho do ano passado, quando morreu o ex-vice-presidente Marco Maciel. Na ocasião, o luto foi de três dias. Na nota de pesar divulgada pelo Palácio do Planalto, o escritor é definido como "intransigente defensor da liberdade", que deixa como legado "um verdadeiro apostolado a respeito da vida intelectual".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Câncer Há 22 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Luto Há 16 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 19 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Emergência Médica Há 23 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave

fama Redes Sociais Há 16 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

economia Reforma Tributária Há 23 Horas

Texto da reforma tributária traz lista de profissões que terão imposto menor

mundo Antártida Há 17 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 20 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

politica STF Há 23 Horas

Após 21 anos, Supremo forma maioria para consolidar poder de polícia do MP

economia Governo Lula Há 23 Horas

Governo quer mexer em salário indireto