PIB dos EUA em 2021 tem maior ritmo de crescimento desde 1984

O crescimento foi impulsionado por um aumento de 7,9% nos gastos do consumidor

© Getty Images

Economia Crescimento 27/01/22 POR Estadao Conteudo

A economia dos Estados Unidos cresceu 5,7% no ano passado, recuperando-se com resiliência da devastadora recessão do coronavírus em 2020. O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano - a soma da produção total de bens e serviços no país - foi o mais forte desde o aumento de 7,2% em 1984, também após uma recessão.

PUB

O crescimento foi impulsionado por um aumento de 7,9% nos gastos do consumidor e um aumento de 9,5% no investimento privado. Nos últimos três meses de 2021, os gastos do consumidor aumentaram em um ritmo anual mais moderado de 3,3%. Mas o investimento privado disparou 32%, impulsionado por um aumento nos estoques das empresas, à medida que as empresas estocavam para atender à maior demanda dos clientes.

A economia encerrou 2021 crescendo a um ritmo anual de 6,9% de outubro a dezembro, informou o Departamento de Comércio na quinta-feira, mais rápido do que o esperado. No entanto, a expectativa é de que a economia deve desacelerar este ano, pressionada pela inflação e ainda dominada pelo número de casos de covid-19.

"A recuperação permaneceu robusta, mas a tendência no ritmo de ganhos de categorias cruciais como o consumo desacelerou", disse a consultoria Contingent Macro Advisors em nota de pesquisa. "Embora mais forte do que o esperado, o resultado ainda sustenta a noção de que o crescimento deve desacelerar constantemente ao longo de 2022."

Muitos economistas estão rebaixando as previsões para o trimestre de janeiro a março, refletindo o impacto da variante Ômicron. Para todo o ano de 2022, o Fundo Monetário Internacional previu que o crescimento do PIB do país diminuirá para 4%.

Muitas empresas dos EUA, especialmente restaurantes, bares, hotéis e locais de entretenimento, permanecem sob pressão da variante Ômicron, que manteve milhões de pessoas recolhidas em casa para evitar multidões.

Os gastos do consumidor, o principal motor da economia, podem ficar retraídos este ano pelo fim do programa de auxílio do governo às famílias, que alimentou a atividade em 2020 e 2021, mas foi encerrado no ano passado.

Além disso, o Federal Reserve deixou claro na quarta-feira que planeja aumentar as taxas de juros várias vezes este ano para combater a inflação mais alta em quase quatro décadas.

Esses aumentos das taxas de juros tornarão os empréstimos mais caros e podem desacelerar a economia este ano.

Forte crescimento já era esperado

Depois da recessão de 2020, uma recuperação saudável era esperada para 2021. Em 2020, o PIB americano registrou a queda mais acentuada desde o tombo de 11,6% em 1946, quando o país estava se desmobilizando após a Segunda Guerra Mundial.

A pandemia da covid-19 levou as autoridades a ordenar quarentenas a partir de março de 2020, obrigando a paralisação do comércio ou a redução do horário de funcionamento. As empresas cortaram 22 milhões de empregos. A economia mergulhou em uma profunda recessão. Mas taxas de juros superbaixas, enormes infusões de ajuda do governo - incluindo cheques de US$ 1.400 para a maioria das famílias - e, eventualmente, o lançamento generalizado de vacinas reviveram a economia americana.

Muitos consumidores recuperaram a confiança e os meios financeiros para sair e gastar novamente. O ressurgimento da demanda foi tão robusto, de fato, que pegou as empresas desprevenidas. Muitas delas tiveram dificuldades para adquirir suprimentos e para contratar trabalhadores para atender a um rápido aumento nos pedidos dos clientes.

Com muitas pessoas trabalhando remotamente, a escassez tornou-se especialmente aguda para bens residenciais, de eletrodomésticos a artigos esportivos e equipamentos eletrônicos. E com chips de computador escassos, os revendedores de automóveis ficaram desesperadamente com falta de veículos.

Fábricas, portos e pátios de carga ficaram sobrecarregados e as cadeias de suprimentos ficaram sobrecarregadas. A inflação começou a acelerar. Nos últimos 12 meses, os preços ao consumidor subiram 7% - a maior inflação desde 1982.

Alimentos, energia e automóveis estiveram entre os itens cujos preços mais subiram. No final do ano passado, a economia começou a mostrar sinais de fadiga. As vendas no varejo, por exemplo, caíram 1,9% em dezembro. E a manufatura desacelerou em dezembro para seu nível mais baixo em 11 meses, de acordo com o índice de manufatura do Institute for Supply Management.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 18 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 17 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 21 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 16 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 17 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 20 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 13 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 17 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 20 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes