Homem tranca posto de saúde com corrente após revolta por falta de médicos

Havia funcionários dentro do estabelecimento e os profissionais ficaram trancados

© iStock

Brasil Minas Gerais 07/02/22 POR Folhapress

JUIZ DE FORA, MG (UOL/FOLHPARESS) - Um homem de 36 anos trancou com corrente e cadeado a porta de entrada de uma unidade básica de saúde da cidade de Mário Campos (MG), a 51km de Belo Horizonte, por não conseguir atendimento para a mãe. Havia funcionários dentro do estabelecimento.

PUB

A reportagem entrou em contato com a prefeitura por telefone, mas não obteve resposta. No posto de saúde onde tudo aconteceu, por telefone, foi dito a reportagem que a chefe do plantão deste domingo (6) não pode dar informações.

Homem que aparece no vídeo, Gabriel Ferreira Campos disse ao UOL que a mãe foi até a unidade de saúde, que é 24 horas, na região central da cidade, para tratar de uma queimadura. Lá, ela chegou a fazer a triagem, mas em seguida recebeu a informação de que não teria como a idosa, de 73 anos, ser atendida por um médico, pois não havia profissional no momento, e que precisaria ir para Brumadinho, a 14 quilômetros do posto.

O reciclador de plástico estava trabalhando e ficou sabendo da dificuldade que a mãe estava passando. Chegando ao posto de saúde, ele usou uma corrente e um cadeado para trancar a porta de entrada do local.

No vídeo, após a porta ser trancada, aparece uma mulher, supostamente funcionária do posto, e questiona a ação. Ela alega que foi o primeiro dia da atual gestão em que houve falta de médico no posto, mas Gabriel rebate. "Pode ligar pra polícia, desde ontem não tem médico. Se não tem médico, por que a unidade de saúde está aberta?".

Gabriel relata que não sentiu medo de sofrer penalidade por ter fechado uma unidade que presta um serviço essencial. "Se é essencial, teria que ter médico dentro dele. Como um batalhão da polícia precisa ter policial dentro dele".

Ele conta que a Polícia Militar esteve no posto assim que trancou a unidade para colher as informações do fato. "A polícia chegou, pediu para eu destrancar, para gente conversar, eu destranquei".De acordo com Gabriel, a ação foi um desabafo para a situação recorrente da saúde na cidade, e garante que o trancamento da porta de vidro não impediu que as pessoas entrassem e saíssem da unidade. "Do lado, tem um portão que dá acesso, dá pra entrar e sair pelos fundos. Foi um ato simbólico pra chamar atencão para o que está acontecendo".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 14 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 12 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 16 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 14 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 14 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 14 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Bastidores da TV Há 6 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

fama Isabel Veloso Há 15 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 15 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens