Ministro da Justiça pede que Ratinho Júnior apure invasão de igreja no Paraná

O vereador Renato Freitas (PT) participou da manifestação e tem recebido críticas e ataques nas redes sociais desde então

© Assembleia Legislativa PR/Divulgação (Foto de arquivo) 

Brasil Protesto 10/02/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro (PL), Anderson Torres, enviou ofício ao governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), solicitando apuração da manifestação que invadiu a Igreja do Rosário, em Curitiba, no último sábado (5).

PUB

A manifestação contra racismo e xenofobia aconteceu por ocasião das mortes do congolês Moïse Mugenyi Kabagambe e de Durval Teófilo Filho, ambos assassinados no Rio de Janeiro, e foi criticada pelo presidente da República.

O vereador da capital paranaense Renato Freitas (PT) participou da manifestação e tem recebido críticas e ataques nas redes sociais desde então.

No ofício enviado ao governador Ratinho Júnior, Torres solicita "a devida apuração dos fatos pela autoridade de Polícia Judiciária do Estado". Além disso, coloca a pasta "à disposição para auxiliar no que for necessário para a elucidação do caso."

Bolsonaro publicou vídeo da manifestação e disse que "acreditando que tomarão o poder novamente, a esquerda volta a mostrar sua verdadeira face de ódio e desprezo às tradições do nosso povo".

"Se esses marginais não respeitam a casa de Deus, um local sagrado, e ofendem a fé de milhões de cristãos, a quem irão respeitar?", completou.

O vereador petista contou ao jornal Folha de S.Paulo que a manifestação foi convocada diante da Igreja do Rosário, por movimento sociais, pelo simbolismo do local, e transcorria normalmente até que algumas pessoas começaram a questioná-la.

"Aí gerou uma discussão, um debate, porque é a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito. Uma igreja construída pelos pretos e para os pretos, em 1737, durante a escravidão, porque os pretos não podiam entrar em outras igrejas, reservadas aos brancos na cidade de Curitiba. Essa igreja tem um poder simbólico, uma representatividade, é imbuída de um sentido histórico", disse ele.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 22 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 56 mins

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança 02/05/24

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 22 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 14 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC Há 23 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 22 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso 02/05/24

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 23 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens