Paulo Sousa usa 24 jogadores e reforça Carioca como laboratório no Flamengo

O técnico tenta usar as partidas do Campeonato Carioca para implementar ideias e compensar a falta de tempo para uma pré-temporada

© Getty

Esporte Futebol 15/02/22 POR Folhapress

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - Em início de trabalho no Flamengo, o técnico Paulo Sousa tenta usar as partidas do Campeonato Carioca para implementar ideias e compensar a falta de tempo para uma pré-temporada. Não à toa, ele já testou 24 jogadores em quatro jogos.

PUB

Desde a sua estreia, na vitória por 3 a 0 sobre o Boavista, o português deixou claro que esse início de caminhada seria marcado pelo equilíbrio de carga entre os atletas e a fixação de conceitos de jogo, e o campeonato tem sido a plataforma para colocar isso em prática.

Na goleada por 5 a 0 sobre o Nova Iguaçu, Fabrício Bruno foi a cara nova da vez. Além dessas duas vitórias citadas, o português esteve à beira do campo no triunfo sobre o Audax-RJ e na derrota para o Fluminense. Antes, Fábio Matias esteve à frente de um time de garotos por duas rodadas.

Ainda em processo de adaptação ao futebol brasileiro, Sousa tenta quebrar o paradigma de que precisa ter um time titular quase fixo e deixa claro que suas ideias dependem da compreensão de todo o grupo. Seja pelo calendário ou pela necessidade de mudar jogos, ele quer todos munidos das mesmas ferramentas.

"Vejo o jogo de uma forma diferente, procuro entender a cultura. A forma que vejo o jogo é que a equipe base é o meu elenco, com todos que estão disponíveis e entendem o conceito Em uma temporada longa, temos de deter todos disponíveis, motivados e com conhecimento", disse Sousa.

"Os processos são esses. Nunca escondi, desde o início, seja no interior da equipe, seja publicamente. A equipe sabe o nosso modelo de jogo, sabe o que pretendemos. Sobretudo queremos ter domínio e criar oportunidades de gols. Nós vamos tendo cada vez mais um bom número de jogadores com mais minutos."

Mesmo após ouvir suas primeiras vaias, contra o Audax, o português não cedeu um milímetro no conceito estabelecido. Ciente de que a maratona de jogos já irá impor uma decisão de título ao Flamengo, ele sabe que o Carioca é a oportunidade para fazer ajustes de olho na Supercopa.

No próximo domingo (20), os rubro-negros irão decidir a taça contra o Atlético-MG. Antes disso, em compromisso a partir das 15h30 desta quarta-feira (16), a equipe fará os ajustes finais diante do Madureira, em Conselheiro Galvão, na abertura da sétima rodada do Estadual.

"O ideal é que tenhamos de cinco a seis semanas de pré-temporada, com seis ou sete jogos para podermos consolidar muitos processos. Aqui, não temos tempo para fazer isso, e é nessa competição que estamos oferecendo a nossos jogadores a oportunidade de ir crescendo", afirmou ele.

Do grupo que trabalha no dia a dia com o comandante, Rodrigo Caio, Bruno Henrique, Diego Alves, Ramon, Matheus França e Matheus Cunha foram os únicos ainda não acionados, mas é fato que todos terão oportunidades. No caso dos três primeiros, as escolhas foram motivadas por questões de ordem física.

"O Diego tem uma semana contínua de treinos, daí a decisão pelo Hugo Souza. Diego terá sua oportunidade, a temporada é longa. É difícil o goleiro poder jogar todos os jogos", afirmou o treinador. O arqueiro veterano, que estava com dores no joelho esquerdo, agora já aparece à disposição.

Estádio: Conselheiro Galvão, Rio de Janeiro (RJ)

Horário: 15h30 desta quarta-feira (16)

Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 9 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 10 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 11 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 9 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 11 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 12 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 11 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

economia REINHART-KOSELLECK Há 9 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama SAMARA-FELIPPO Há 6 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

mundo Guangzhou Há 9 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo