Seleção de basquete masculino é chamada para jogos pelas Eliminatórias do Mundial

O técnico Gustavo De Conti, recém campeão do mundo pelo Flamengo, terá 14 atletas

© Shutterstock

Esporte Basquete 16/02/22 POR Estadao Conteudo

A seleção brasileira de basquete masculino está convocada para os jogos contra Uruguai e Colômbia, válidos pela segunda janela das Eliminatórias do Mundial de 2023. Os duelos acontecem em Franca (SP), nos dias 25 e 28 deste mês, no ginásio Pedrocão. O técnico Gustavo De Conti, recém campeão do mundo pelo Flamengo, terá 14 atletas, mesclando juventude e experiência para manter o Brasil na liderança do seu grupo na competição.

PUB

As novidades na lista são os retornos do armador Marcelinho Huertas, do ala Léo Meindl e dos pivôs Rafael Hettsheimeir e Augusto Lima. O restante do grupo já esteve na primeira convocação do treinador, quando o Brasil derrotou o Chile por duas vezes, em bolha montada pela Fiba em Buenos Aires, na Argentina, no ginásio do Obras Sanitarias.

"Teremos dois jogos importantes e difíceis, atuando dentro do Brasil e com a obrigação de seguir evoluindo como grupo em todos os sentidos, dentro e fora de quadra. Será a minha primeira vez como treinador da seleção comandando o time dentro do país, estou muito feliz, mas quando nos apresentarmos o pensamento será apenas em preparar a seleção para bons jogos diante de Uruguai e Colômbia", disse Gustavo De Conti.

A apresentação está marcada para o próximo dia 21, em Franca, quando a seleção brasileira inicia os seus treinamentos no Pedrocão. O primeiro jogo será contra o Uruguai, no dia 25, às 19h10. Já o confronto contra a Colômbia acontece no dia 28, às 20 horas.

Na primeira fase, o Brasil está no Grupo B. Pelo formato de disputa das Eliminatórias, as 16 seleções das Américas são separadas em quatro grupos com quatro países, com jogos de ida e volta dentro das chaves, totalizando seis partidas. Os três melhores de cada avançam para a segunda fase, quando serão formados os Grupos E e F, com seis equipes em cada uma, com a seguinte formatação: Grupos A + C formam o Grupo E; e os Grupos B + D formam o F.

Neste segundo momento, todas as equipes carregam os resultados da primeira fase e jogam apenas contra as equipes que não enfrentaram ainda. Pelo sorteio, o Brasil teria três rivais pela frente no futuro Grupo F entre Estados Unidos, Porto Rico, México e Cuba, também com jogos de ida e volta. Os três primeiros após o fim dos duelos, mais o melhor quarto colocado entre os Grupos E e F, se classificam para o Mundial, somando sete postos das Américas na competição.

O Mundial acontece entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro de 2023 com Japão, Filipinas e Indonésia dividindo o direito de sediar a disputa. A competição terá 32 equipes, com oito grupos de quatro equipes na primeira fase. Os dois melhores de cada avançam para a fase seguinte, quando formam um novo grupo de quatro equipes contra rivais de outra chave. Os dois melhores vão para o mata-mata a partir das quartas de final.

Confira a convocação da seleção de basquete masculino:

Armadores - Marcelinho Huertas (Tenerife Canarias-ESP) e Yago (Flamengo)

Ala-armadores - Georginho (Sesi Franca) e Gui Deodato (Minas Tênis Clube)

Alas - Léo Meindl (Fuenlabrada-ESP) e Vitor Benite (San Pablo Burgos-ESP)

Alas-pivôs - Rafael Mineiro (Flamengo), Lucas Dias (Sesi Franca), Bruno Caboclo (São Paulo) e Tim Soares (Ironi Ness-ISR)

Pivôs - Rafael Hettsheimeir (Bauru), Lucas Mariano (Sesi Franca), Cristiano Felício (Ulm-ALE) e Augusto Lima (Murcia-ESP)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 23 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 21 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 20 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

brasil Paraíba Há 19 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 20 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 23 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 20 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 22 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes

brasil Rio de Janeiro Há 22 Horas

Mãe e filha passam os dias em McDonald's no Leblon, no Rio de Janeiro