Zelenski promete reconstruir Ucrânia após a guerra e diz que Rússia pagará por destruição

Zelenski reforçou o discurso de que a mudança na estratégia russa e o bombardeio de civis nas cidades provam que a Ucrânia estava resistindo com sucesso ao plano inicial de Moscou de proclamar vitória após um assalto por terra

© Getty Images

Mundo VOLODIMIR-ZELENSKI 03/03/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em seu mais recente pronunciamento televisionado, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, prometeu nesta quinta-feira (3) que irá reconstruir o país após a guerra e disse que cobrará reparações da Rússia.

PUB

"Vamos reconstruir cada edifício, cada rua, cada cidade", garantiu, acrescentando que a Rússia deveria estudar a palavra reparação, pois seu governo irá pedir compensação por tudo o que foi destruído na invasão. "Eles vão nos reembolsar totalmente por tudo o que fizeram contra nosso Estado, contra cada ucraniano", acrescentou.

O mandatário também relatou que não houve trégua nos bombardeios desde a meia noite no horário local (19h em Brasília), mas que as linhas de defesa do país estavam resistindo ao ataque russo. "Não temos nada a perder a não ser nossa própria liberdade."

Zelenski reforçou o discurso de que a mudança na estratégia russa e o bombardeio de civis nas cidades provam que a Ucrânia estava resistindo com sucesso ao plano inicial de Moscou de proclamar vitória após um assalto por terra.

Emocionado, o líder ucraniano lembrou que o país já passou por duas guerras, a fome do Holodomor, o Holocausto, o terror soviético, a explosão de Tchernóbil, bem como a anexação da Crimeia pela Rússia e o apoio de Moscou a rebeldes no leste. Fez ainda uma ligação entre a Covid-19 e o momento atual, dizendo que, agora, um outro vírus atacou.

"Não temos o maior território, [...] não temos armas nucleares, não fornecemos petróleo e gás para mercados internacionais. Mas temos o nosso povo. Temos a nossa terra. É por isso que estamos lutando."

Por fim, Zelenski se dirigiu a Vladimir Putin: "Vá salvar os próprios falantes de russo. Não ao redor do mundo -mas na sua própria casa. Há muitos deles aí, cerca de 150 milhões. Quanto a aqui -Glória à Ucrânia!".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Óbito Há 23 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente Há 4 Horas

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

esporte Ranking Há 13 Horas

Com Neymar, Forbes divulga lista dos atletas mais bem pagos do mundo

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 20 Horas

Luciana Gimenez comemora formatura do filho, Lucas Jagger, na Universidade de Nova York

fama Emergência Médica Há 4 Horas

Tony Ramos passa por cirurgia de emergência após hemorragia intracerebral

justica Caraguatatuba Há 4 Horas

Adolescente de 16 anos desaparecida é achada morta; suspeito foi preso

mundo Streaming Há 19 Horas

Mãe detona quem critica filho gay: "Pior era se fosse homofóbico"

fama Cantor Há 2 Horas

'Se eu estiver morrendo, bota ácido da melhor qualidade na minha boca', diz Ney Matogrosso

fama Tony McFarr Há 2 Horas

Dublê de Chris Pratt em 'Guardiões da Galáxia' morre aos 47 anos

fama Chicleteiros Há 4 Horas

Morre Missinho, primeiro vocalista da banda Chiclete com Banana