Morcegos são colocados em geladeiras para serem resgatados da Ucrânia

Uma instituição dedicada à preservação da vida selvagem tomou a decisão de deixar o país, mas sem abandonar os animais resgatados

© Shutterstock

Mundo Animais 07/03/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Em meio à guerra na Ucrânia, os membros de uma instituição de caridade dedicada à preservação da vida selvagem tomaram a decisão de deixar o país, mas sem abandonar os animais resgatados, entre eles, cerca de 100 morcegos.

PUB

A Bats Ukraine é conhecida como a maior organização de proteção de morcegos no leste europeu. Estima-se que sua equipe já resgatou 93 animais que estavam sob seus cuidados antes do início da invasão do exército russo ao território ucrâniano, no fim de fevereiro.

Depois que o bombardeio atingiu grande parte da cidade de Kharkiv, no nordeste do país, onde a instituição está localizada, os funcionários se viram obrigados a fugir às pressas.

Contudo, para garantir que os morcegos sobrevivessem ao deslocamento, eles os colocaram dentro de alguns refrigeradores, de modo que os animais tivessem conforto, segurança e estabilidade térmica para ficarem num estado semelhante ao da hibernação.

Alguns destes eletrodomésticos foram doados à ONG para facilitar a retirada dos morcegos do país.

O método inusitado foi uma solução rápida dos funcionários diante do avanço russo sobre o território. Em um vídeo feito pela equipe, os morcegos são vistos bem acomodados dentro de um dos refrigerados e aglomerados enquanto dormem. Ao mesmo tempo que continuam recebendo os cuidados veterinários durante a fuga.

A gravação circulou pelas redes sociais e a iniciativa foi aplaudida por muitos internautas. No entanto, muitos questionaram a facilidade de retirar animais da Ucrânia, enquanto grupos humanos minoritários são discriminados e impedidos de deixar o país em meio ao fogo cruzado.

"Eles estão protegendo os morcegos. Mas também vimos vários vídeos de pessoas negras tentando fugir por segurança e sendo bloqueados à força sob a mira de uma arma", lamentou um usuário do Instagram.

Por outro lado, diante de várias indignações com os desiguais esforços de resgate dos civis, outro internauta comentou: "Para todos os críticos, minha pergunta é, e o que você está fazendo por eles? É muito fácil criticar aqueles que estão sofrendo com uma guerra de um lugar confortável".

Mais de 1,5 milhão de pessoas deixaram o território ucraniano desde o início do conflito. Desse total, dois terços -cerca de 1 milhão- foram para a Polônia.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 13 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 11 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 14 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 11 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama DEBORAH-EVELYN Há 10 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Argentina Há 13 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

lifestyle Signos Há 11 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 6 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Iraque Há 6 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 9 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada