Conselho de Ética da Alesp recebe pedidos de cassação de Arthur do Val

A conduta do deputado poderá ser investigada pelas declarações consideradas sexistas que ele deu em um áudio enviado a amigos após deixar a Ucrânia

© Google

Política Deputado 07/03/22 POR Notícias ao Minuto Brasil

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) já recebeu dez representações pedindo a cassação do mandato do deputado estadual Arthur do Val (Podemos), conhecido como Mamãe Falei.

PUB

Após o recebimento de todas as representações, os nove deputados que compõem o conselho serão comunicados, e Arthur do Val será notificado. A conduta do deputado poderá ser investigada pelas declarações consideradas sexistas que ele deu em um áudio enviado a amigos após deixar a Ucrânia. O áudio viralizou nas redes sociais.

As representações contra Arthur do Val devem tramitar no Conselho de Ética por um período entre 30 e 40 dias. Ao final do processo, o deputado pode ser absolvido, advertido ou até mesmo perder o mandato de forma temporária ou definitiva. A perda de mandato, seja temporária ou permanente, precisará ser votada em plenário.

O Podemos, partido do deputado, abriu procedimento disciplinar interno contra ele.

Arthur do Val foi à Ucrânia em meio ao conflito instaurado no país e chegou a postar uma foto nas redes sociais, na qual estaria ajudando a produzir coquetéis molotov para combater soldados russos. Ao deixar o país, na fronteira com a Eslováquia, o deputado enviou um áudio a amigos, elogiando a beleza das refugiadas. Em seguida, afirmou que pretende voltar ao Leste Europeu e disse que as mulheres são “fáceis” por serem pobres.

“Assim que essa guerra passar eu vou voltar pra cá. E detalhe, elas olham. E são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, a gente não tinha tempo, mas colei em dois grupos de minas e é inacreditável a facilidade”, disse ele no áudio.

Na chegada ao Brasil, o deputado deu entrevistas confirmando ser o autor do áudio e retirou sua pré-candidatura ao governo de São Paulo. Ele reconheceu ter cometido “um erro em um momento de empolgação”.

“Não é isso que eu penso. O que eu falei foi um erro em um momento de empolgação. A impressão que está passando aqui é que eu cheguei lá, tinha um monte de gente, e eu falei: 'quem quer vir comigo que eu vou comprar alguma coisa'. Não é isso. Eu fui pra fazer uma coisa, mandei um áudio infeliz e a impressão que passou é que fui fazer outra coisa”.

A reportagem procurou hoje (7) a assessoria do deputado para repercutir sobre as representações que chegaram à Comissão de Ética, mas até este momento não obteve resposta.

Com informações da Agência Brasil

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Seleção Brasileira Há 20 Horas

Dorival Júnior convoca seleção brasileira com Evanilson, Alisson e Guilherme Arana

brasil Tatu agora mesmo

Maior Tatu do mundo é fotografado na Serra da Canastra, em Minas Gerais

fama Avicii Há 20 Horas

Morre a ex-namorada de Avicii, aos 34 anos

brasil Maranhão Há 12 Horas

Sobe para 31 número de cidades no Maranhão em situação de emergência

politica Alagoas Há 1 Hora

'Fica difícil viajar para inaugurar coisa', diz Lula após plateia vaiar Lira

mundo Insólito Há 4 Horas

Mulher "descansa" em compartimento de bagagem de voo: imagem viraliza

brasil Vídeo Há 2 Horas

Empresário mandou áudio antes de ser levado por rio: 'Cuida da mãe'

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 13 Horas

Rússia ataca norte da Ucrânia e abre nova frente na guerra

fama Harry e Meghan Markle Há 23 Horas

As primeiras imagens de Harry e Meghan Markle na Nigéria

fama Famosos Há 21 Horas

Coisas estranhas que os atores roubaram dos sets de filmagens!