Duplantis salta 6,19 m e estabelece novo recorde mundial no salto com vara

Duplantis também é o detentor do recorde em competições outdoor

© Getty Images

Esporte Salto 08/03/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O saltador sueco Armand Duplantis, 22, quebrou nesta segunda-feira (7), em Belgrado, o recorde mundial do salto com vara em competições indoor."Mondo", como é conhecido o atleta, saltou 6,19 m, superando a própria marca de 6,18 m que havia estabelecido em fevereiro de 2020.

PUB

Duplantis também é o detentor do recorde em competições outdoor. O sueco saltou 6,15 m em setembro de 2020, durante etapa da Liga Diamante, e superou a marca da lenda ucraniana Sergei Bubka, que registrou 6,14 m em 1994.

Mondo perseguia os 6,19 m havia algum tempo. Nas Olimpíadas de Tóquio, no ano passado, buscou a quebra do recorde, mas caiu nas duas tentativas que fez com o sarrafo nessa altura. De qualquer forma, garantiu a medalha de ouro olímpica em sua primeira participação nos Jogos.

Em fevereiro deste ano, no meeting indoor de Birmingham, na Inglaterra, ele também subiu o sarrafo para buscar os 6,19 m, mas falhou nas três tentativas. Ainda assim, foi o campeão, com 6,05 m.

"Já era hora, essa altura me trouxe mais problemas que qualquer outra em minha vida. Estou orgulhoso de tê-la superado", disse o sueco após alcançar o recorde.

Nesta segunda, no meeting indoor de Belgrado, Duplantis passou pelo sarrafo de primeira nos 5,61 m, nos 5,85 m e também nos 6,00 m. Ao assegurar o título, tentou alcançar a tão desejada marca e saltou para a eternidade, mais uma vez.

Sua primeira quebra de recorde aconteceu há dois anos, quando registrou 6,17 m na Polônia para superar a marca de seu ídolo, o francês Renaud Lavillenie, em competições indoor. Uma semana depois, na Escócia, conseguiu os 6,18 m, superando a própria marca.

Seus primeiros recordes ocorreram antes do início da pandemia, que o forçou (assim como todo o mundo) a entrar em quarentena, freando parcialmente o seu desenvolvimento.

De março até a primeira semana de junho de 2020, Mondo precisou permanecer em casa, no estado norte-americano da Louisiana, sem poder usar instalações esportivas para treinar. A solução para não voltar fora de ritmo foi viajar até a casa dos pais, na Suécia, e adaptar uma pista de salto no quintal.

Foi exatamente assim, saltando no quintal desde criança, que ele começou sua relação com a modalidade. Seu pai, Greg, também foi atleta do salto com vara e o introduziu no esporte.

"Eu nunca achei que fosse voltar a usar aquele quintal de novo, não o usava desde os 15 anos de idade. Foi ali que descobri o amor pelo salto com vara, e essa repetição constante me ajuda no meu salto hoje. Usar aquelas instalações foi nostálgico. Eu havia acabado de conquistar um recorde mundial e percebi que fui do recorde para o quintal de casa", disse Duplantis em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo a há dois anos.

A adaptação e as limitações impostas pela pandemia, entretanto, não foram capazes de frear a curva de crescimento do sueco, que nasceu e cresceu nos Estados Unidos.

Em setembro do mesmo ano, depois de treinar na pista montada com a ajuda do pai, o atleta viajou a Roma para disputar uma etapa da Liga Diamante. Saltou 6,15 metros e estabeleceu a maior marca da história em competições outdoor, superando os 6,14 m de Sergei Bubka.

"Eu não acho que ninguém consiga saltar mais [alto] que eu. Mas há um caminho a ser percorrido, existem alturas mais altas, e eu vou continuar tentando subir a barra até onde as pessoas acharem que é possível", afirmou Duplantis, em 2020.

Por enquanto, o sueco continua com razão. Ninguém consegue saltar mais alto do que ele.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Óbito Há 23 Horas

Morre o Presidente do Irã Ebrahim Raisi em tragédia de avião

fama Saúde Há 22 Horas

Tony Ramos é submetido a nova cirurgia após novos hematomas no crânio

tech Espaço Há 22 Horas

Saiba o que a cor diz sobre o meteoro que iluminou os céus de Portugal

fama Guilherme Leon Há 20 Horas

Cantor sertanejo morre um dia depois de assinar contrato com gravadora

politica Justiça Há 22 Horas

STF: entenda por que ministros indicados por Bolsonaro votaram contra seu salvo-conduto

mundo Irão Há 13 Horas

Entre o luto, há quem celebre a morte do presidente iraniano. Porquê?

mundo Chile Há 13 Horas

Mulher acaba seminua ao saltar portão de casa para furtar no Chile

fama Saúde Há 15 Horas

Susana Vieira diz ter leucemia incurável, mas está 'em paz'

fama Fake News Há 22 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

esporte Morte Há 23 Horas

Zagueiro de 19 anos morre vítima de infarto antes de jogo no Pará