Projeto que cria Sistema Nacional de Educação é aprovado no Senado

Em novembro do ano passado, a matéria foi aprovada na Comissão de Educação (CE) e deveria ter ido ao Plenário em fevereiro, porém, o governo federal pediu retirada da pauta para colaborar.

© Agência Senado / Marcos Oliveira

Brasil Educação 10/03/22 POR Estadao Conteudo

Aprovado nesta quarta-feira, 9, por unanimidade, com 74 votos, no Senado, o projeto de lei complementar que cria o Sistema Nacional de Educação (SNE) vai agora para a Câmara. De autoria do senador Flávio Arns (Podemos-PR), o SNE quer "alinhamento e harmonia entre as políticas, programas e ações das diferentes esferas governamentais na área da educação". Em novembro do ano passado, a matéria foi aprovada na Comissão de Educação (CE) e deveria ter ido ao Plenário em fevereiro, porém, o governo federal pediu retirada da pauta para colaborar.

De acordo com o texto aprovado, o objetivo principal do SNE será "a cooperação e a colaboração em matéria educacional entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios", conforme determina a Constituição de 1988. A carta magna prevê que os três entes "organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino", no entanto, carece instrumentalização de como devem trabalhar em conjunto - essa é a lacuna que o projeto ataca.

O projeto de lei busca, por exemplo, universalizar o acesso à educação básica e garantir seu padrão de qualidade; erradicar o analfabetismo; valorizar os profissionais da educação; assegurar padrão de qualidade das instituições formadoras de docentes; incorporar tecnologias nas práticas pedagógicas escolares; assegurar a participação democrática na política educacional de coordenação, planejamento, gestão e avaliação.

No âmbito do projeto, a União fica responsável por coordenar o SNE e a formular a política nacional de educação, fora funções redistributiva e supletiva. Estados e municípios também têm atribuições específicas.

Para definir parâmetros, diretrizes educacionais e aspectos operacionais, administrativos e financeiros do regime de colaboração serão criados fóruns. A Comissão Intergestores Tripartite da Educação (Cite), de âmbito nacional, para pactuação dos três entes, e as Comissões Intergestores Bipartites da Educação (Cibe), para negociação entre Estados e municípios.

O projeto também prevê o Custo Aluno Qualidade (CAQ) - valor mínimo a ser investido por estudante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve atuar em sua definição.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 3 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

brasil Brasil Há 22 mins

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

justica São Paulo Há 10 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 10 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 3 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Guerra Há 23 Horas

Israel vai invadir Rafah se Hamas não aceitar acordo em até 1 semana, diz jornal

mundo Pensilvânia Há 11 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

lifestyle Ozempic Há 10 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético