Ciclone se aproxima do Sul e derruba temperaturas; mínima pode chegar a 7ºC

A chegada da frente fria também deve mudar o tempo em São Paulo no sábado (12)

© iStock (Imagem ilustrativa)

Brasil Clima 10/03/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Um imenso ciclone extratropical, captado por imagens de satélite na quarta-feira (9), levará chuva e derrubará a temperatura no Sul do Brasil entre esta quinta (10) e sexta (11), com mínimas inferiores a 10ºC.

PUB

Segundo a MetSul Meteorologia, o fenômeno se formou em uma área do Oceano Atlântico nas proximidades das Ilhas Malvinas.

A chegada da frente fria também deve mudar o tempo em São Paulo no sábado (12), após mais de duas semanas registrando temperaturas acima de 30ºC.

Nas regiões mais próximas ao ciclone, como a Patagônia, já foram registradas rajadas de vento que atingiram velocidade próxima a 100 km/h. Enquanto isso, o Aeroporto de Mount Pleasant, nas Malvinas, registrou pancadas de chuva e vento em meio a uma pressão atmosférica de 985 hPa.

Segundo a MetSul, apesar de estar a milhares de quilômetros do Sul brasileiro, o ciclone será o responsável por uma frente fria nos estados sulistas. Com isso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná podem esperar chuvas localmente volumosas e temporais isolados em diversas regiões, entre quinta e sexta.

Vendavais localizados e queda ocasional de granizo também podem ocorrer.

Além de trazer chuvas, o ciclone deve derrubar as temperaturas no Sul, ainda que as máximas fiquem amenas.

Tanto as mínimas quanto as máximas serão impactadas, e o Rio Grande do Sul será o principal atingido. A região de Campanha, por exemplo, terá mínimas entre 7ºC e 9ºC durante as madrugadas. Quanto às máximas, as cidades sulistas terão tardes agradáveis, com média entre 23ºC e 25ºC.

Pelos lados de Campos de Cima da Serra, onde o território gaúcho atinge grandes altitudes, o ar frio será menor, mas haverá nebulosidade e períodos de chuva, o que deve evitar mínimas extremamente baixas. O mesmo vale para a Grande Porto Alegre, onde as nuvens impedirão o frio mais intenso. Na próxima semana, contudo, o tempo seco pode derrubar ainda mais as temperaturas.

O Sudeste deve ser atingido por temporais, raios, rajadas de vento de até 70 km/h e risco de granizo em alguns locais, no fim de semana.

As temperaturas em São Paulo devem cair no sábado (12), quando o dia fica nublado. O sol deve reaparecer no domingo, mas as chuvas permanecem, especialmente no período da tarde e da noite.

O verão acaba no próximo dia 19 e a previsão meteorológica é de que, com o fim dela e com a chegada do mês de abril, os tempos amenos se aproximem. Altas temperaturas ainda podem ser sentidas nas próximas semanas, principalmente entre as regiões Sul e Sudeste - mas não há expectativa de novos recordes históricos de calor.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 23 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 22 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 22 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 15 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 14 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 21 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 21 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 21 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 21 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil CHUVA-RS Há 13 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos