Moda X Guerra: peças que você nem imagina mas surgiram em meio ao combate

Veja as peças que foram adaptadas durante a guerra e estão em alta até hoje

Dos campos de batalha para às passarelas

Para quem não sabe as Guerras Mundiais tem muito mais relação com a moda do que se pode imaginar, diante das adversidades dentro e fora do combate foi necessário inventar e reinventar dentre muitas coisas as peças de roupas. Inspirados e motivados pela guerra alguns acessórios e peças foram adaptados dos campos de batalha diretamente para às ruas e guarda-roupas da população. Conheça algumas peças que surgiram no meio da guerra!

© Shutterstock

A necessidade

Durante as guerras surgiram muitos tecidos e novos acessórios, o motivo é simples: a indústria militar precisava de materiais duráveis e adequados à situações específicas.

© Getty Images

Materiais militares

É que Durante a Primeira Guerra Mundial os homens foram para a batalha e todo mundo teve que se adaptar aos novos modelos de roupa, práticos e funcionais para facilitar o trabalho e a locomoção.

© Shutterstock

Novos tecidos

Já na Segunda Guerra um racionamento levou à falta de tecidos e materiais básicos o que trouxe forçou a indústria a pensar em novas matérias-primas.

© Shutterstock

Dos combates às ruas

Japão, o principal fornecedor de seda do Estados Unidos e Paris, referência em grandes grifes de moda do mundo, se viram isoladas pelos combates e tiveram que se reinventar à "vida civil".

© Shutterstock

Nylon

Foi da necessidade que surgiu o nylon, o material foi apresentado por uma empresa química como um fio sintético resistente e próprio para a fabricação de meias e paraquedas.

© Shutterstock

Nylon

Pouco depois do surgimento o tecido virou o queridinho, principalmente das mulheres. Em Nova Iorque, em 1939, as meias-calças viraram febre chegando a vender 64 milhões de unidades em apenas um ano.

© Shutterstock

Nylon

Hoje o tecido é um dos preferidos quando o assunto é resistência e durabilidade, principalmente ao frio. É muito utilizado na confecção de casacos de nylon e roupas esportivas.

© Shutterstock

Cinto com fivela

A ideia do acessório surgiu do general britânico Sam Browne, que perdeu um braço em combate na Índia. Ele decidiu amarrar uma alça com fivela ao redor do corpo e outra por cima do ombro para que o cós não saísse do lugar com o peso da arma.

© Shutterstock

Cinto com fivela

A gambiarra deu tão certo que virou acessório fixo durante século 19. Durante a Primeira Guerra, esteve preso à cintura dos fuzileiros norte-americanos e até chegar em Adolf Hitler, em 1940.

© Getty Images

Cinto com fivela

Hoje o acessório é um artigo de moda muito usado para segurar calças ou simplesmente como adorno de vestuário, variando de espessura, cores e modelos.

© Shutterstock

Óculos aviador

Na década de 20 os aviadores precisavam de tecnologia que protegesse os olhos das queimaduras solares, mas sem o peso e tamanho das máscaras de voo tradicionais.

© Shutterstock

Óculos aviador

Em 1940, médicos norte-americanos em parceria com a empresa italiana Ray-Ban, desenvolveram lentes verde-escuras degradê para não atrapalhar a visão dos pilotos do painel de controle do avião.

© Alle rechten voorbehouden

Óculos aviador

Hoje são considerados um dos principais acessórios de moda com centenas de lançamentos diários nos mais diversos modelos e armações, inclusive sendo o modelo aviador um dos mais "em alta" no momento.

© Instagram / kyliejenner

Jaqueta

Os quadrados e pesados casacões de couro dos franceses foram encurtados e ajustados para um melhor uso no corpo dos aviadores.

© Getty Images

Jaqueta

Em 1917, as jaquetas contavam com lã e pele nas golas e punhos para manter os aviadores mais aquecidos em suas cabines sem pressurização. Com os avanços da Segunda guerra as peças ganharam zíperes e bolsos frontais.

© Alle rechten voorbehouden

Jaqueta

Hoje os casacos mais curtos são os favoritos desde os anos 80, quando as jaquetas jeans e de couro estouraram virando febre entre os mais descolados. A peça é considerada coringa.

© Shutterstock

Sobretudo

Inicialmente era usado apenas como uma capa de lã até os joelhos que protegia os soldados do tempo ruim e fragmentos de balas e bombas.

© Getty Images

Sobretudo

Até que em 1901 o exército inglês surgiu com o "trenchcoat", uma versão com alças e bolsos costurados com revestimento interno para guardar mapas, estojos de pólvora e espadas.

© Getty Images

Sobretudo

O casaco de trincheira funcionou tão bem que foi copiado por vários exércitos e virou febre entre os civis, em especial mulheres, que até hoje não abrem mão de um sobretudo bem "cortado".

© Shutterstock

Boina

As primeiras boinas foram criadas pelas unidades policiais francesas, especialmente os operadores de tanques que se recusavam a usar tocas feita de lã durante o combate em dias quentes.

© Getty Images

Boina

Na Segunda Guerra, foram feitos vários com cores que diferenciavam os militares. Os nazistas optaram pela versão de cores pretas. Em 1960 o guerrilheiro Che Guevara difundiu o uso do acessório.

© Getty Images

Boina

Hoje a peça é considerada um subtipo do boné, super presente na moda como um acessório que dá charme e ainda protege do frio.

© Shutterstock

Galocha

Surgida na França inicialmente para uso de agricultores, as galochas foram aos poucos mostrando sua capacidade de resistência e impermeabilidade, mantendo os pés secos da umidade e lama.

© Shutterstock

Galocha

Foram então destinadas às trincheiras alagadas da Primeira Guerra, só o exército britânico comprou mais de 2 milhões de pares. Na Rússia elas ficaram conhecidas como as "botas do socialismo".

© Getty Images

Galocha

Hoje, ainda usada para estações chuvosas e em diferentes atividades profissionais, as botinhas super resistentes ganharam cores, tamanhos e agora complementam os looks mais modernos de outono/inverno.

© Shutterstock

Bolsa carteiro

Surgiu junto com o serviço internacional de encomendas destinada à mensageiros e aviadores da Primeira Guerra. Dentre os poucos modelos o mais comum era de lona com alça que cruzava o peito.

© Getty Images

Bolsa carteiro

Em 1914, as espaçosas bolsas além de "cartas" serviam de esconderijo para máscaras contra gás, armamento e até transporte de filhos de civis em conflito.

© Shutterstock

Bolsa carteiro

Hoje as bolsas carteiros marcam o vestuário dos homens mais descolados e modernos, tendo ainda versões femininas super valorizadas pela praticidade dos múltiplos compartimentos e facilidade de uso.

© Shutterstock

Macacão

Era uma espécie de "terno de voo" dos paraquedistas da Segunda Guerra, geralmente com colarinho fechado e mangas longas revestidas, eles facilitavam a planagem sobre o vento forte e frio.

© Getty Images

Macacão

Pela facilidade em colocar e tirar também atendeu mecânicos e trabalhadores durante a Guerra Civil espanhola, sendo eleito "a roupa" dos soldados esquerdistas.

© Shutterstock

Macacão

Atualmente, os macacões estão super em alta sendo confeccionados nas mais diversas variações, do estilo tradicional com suspensório à jardineras jeans com calças mais curtas.

© Shutterstock

Polaina

Durante as duas Guerras Mundiais as peças eram feitas de couro, camurça ou lona, usadas até os joelhos, sobre os sapatos, rente as panturrilhas.

© Alle rettigheter reservert

Polaina

Elas protegiam os pés e tornozelos dos oficiais da cavalaria de tiros e picadas de cobra evitando que água, neve e espinhos passassem pelas aberturas das botas de cano longo.

© Alle rettigheter reservert

Polaina

Hoje as polainas são peças de vestuário geralmente feitas de lã ou material similar bastante utilizadas para a proteção dos pés e tornozelos do mau tempo, elas ficam por cima dos sapatos podendo ir até o joelho.

© Instagram / fusao.fitness

Lifestyle Moda 11/03/22 POR Notícias Ao Minuto Brasil


Os campos de batalha das grandes Guerras Mundiais também foram palco de inspiração para muitas ideias que até hoje perpetuam na nossa sociedade. Diante das adversidades dentro e fora dos combates foi preciso inventar e reinventar muita coisa, inclusive as peças de roupas.

PUB

Veja algumas peças que foram inspiradas e literalmente saídas diretamente dos campos de batalha.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 15 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 17 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 17 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 18 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 18 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 18 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 13 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 12 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 16 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula