Jovens são arma para combater aedes, diz ministro do Planejamento

“É muito importante o engajamento dos estudantes, porque eles têm uma com seus amigos e colegas e também de convencimento com seus familiares", disse Simão

© DR

Brasil Palestra 19/02/16 POR Notícias ao Minuto

O ministro do Planejamento, Valdir Simão, chamou os alunos do Instituto Federal de Educação Tecnológica de Samambaia, no Distrito Federal, para se engajarem no combate ao mosquito Aedes aegypti. Hoje (19) ocorre o dia de mobilização nacional da Educação para o combate ao transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika.

PUB

No auditório do instituto, Simão falou para cerca de 250 alunos sobre ações preventivas, a importância de eliminar focos do mosquito e o poder de comunicação e alcance que os adolescentes têm para levar essas informações às seus grupos de amigos e familiares.

“É muito importante o engajamento dos estudantes, porque eles têm uma com seus amigos e colegas e também de convencimento com seus familiares sobre a importância de fazermos semanalmente uma verificação nas nossas casas, nossas escolas, nossos clubes, em todos os ambientes que frequentamos para verificar se há focos do Aedes aegypti”, disse.

A estudante Karine Soares, de 16 anos, disse que “acordou” com a palestra do ministro Simão. “Muitas vezes as pessoas veem na TV as notícias, mas nem sempre se atentam que pode acontecer [epidemia] aqui. Trazer isso mais próximo, falar da realidade para a gente foi bem importante. Agora foi um: 'Acorda, porque está bem próximo'. É importante controlar e tomar consciência de que não é para amanhã, é para hoje.”

Acompanhado de 14 homens das Forças Armadas, que estão ajudando nas ações de combate ao mosquito, o ministro do Planejamento andou pelo campus do instituto e verificou possíveis criadouros do vetor. “É necessária uma mobilização conjunta, e os alunos aqui estão dando o exemplo, limpando o campus. Nós encontramos várias questões que precisam ser melhoradas aqui, como reservatório de água e garrafas. Se cada um de nós fizer o nosso papel, nós vamos vencer, somente assim nos vamos conseguir enfrentar corretamente e diminuir ou quem sabe eliminar a população do mosquito.” Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 4 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo Aviões Há 23 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil Herança Há 6 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil São Paulo Há 22 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Rio Grande do Sul Há 6 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Príncipe William Há 22 Horas

Príncipe William fala dos filhos e do estado de saúde de Kate Middleton

fama Brian McCardie Há 4 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

lifestyle Rosto Há 22 Horas

Sinais no rosto que podem indicar doenças: fique atento!

tech ESSILORLUXOTTICA-NEGÓCIOS Há 3 Horas

Maior fabricante de óculos escuros do mundo quer ser a número um em smart glasses

mundo Londres Há 4 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira