Ucrânia suspende 11 partidos apontados como pró-Rússia

A maioria dos afetados pela decisão seriam pequenas legendas, exceto o Plataforma de Oposição, que é liderado pelo oligarca Viktor Medvedchuk, 67, empresário dos ramos de mídia e energia e compadre do presidente russo Vladimir Putin.

© <p>Getty Images </p>

Mundo VOLODIMIR-ZELENSKI 20/03/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, anunciou neste domingo (20) a suspensão das atividades de 11 partidos políticos que, segundo ele, teriam ligações próximas com o governo da Rússia.

PUB

A maioria dos afetados pela decisão seriam pequenas legendas, exceto o Plataforma de Oposição, que é liderado pelo oligarca Viktor Medvedchuk, 67, empresário dos ramos de mídia e energia e compadre do presidente russo Vladimir Putin. O partido tem 44 das 450 vagas no Parlamento ucraniano.

A lista de partidos suspensos inclui o Nashi, partido nascido de um movimento jovem pró-Putin; o Partido Socialista da Ucrânia e o Shariy.

"As atividades de políticos que visam à divisão ou à colaboração [com a Rússia] não terão sucesso e receberão duras respostas", disse Zelenski, em vídeo.

A suspensão das atividades desses partidos valerá enquanto a lei marcial estiver vigente. "O conselho nacional de segurança e defesa decidiu, dada à guerra em grande escala deflagrada pela Rússia e ligações que certas estruturas políticas têm com esse país, suspender as atividades de um número de partidos políticos pelo período da lei marcial", afirmou o presidente ucraniano.

Zelenski também assinou, no domingo, um decreto para agrupar todos os canais de TV do país em uma única plataforma. Segundo a agência Reuters, ele disse que, sob a lei marcial, era importante manter uma "política unificada de informações".

Os canais ligados a empresas privadas continuavam operando desde a invasão russa, no dia 24 de fevereiro. O decreto, divulgado no site do governo, não especificou quando a medida de unificação dos canais começará a valer.

No início de fevereiro, o governo ucraniano já havia imposto sanções a canais de televisão que teriam ligações com o governo russo.

Também neste domingo, por vídeo, Zelenski pediu ajuda a Israel para conter o ataque russo ao seu país. Na transmissão, ele questionou a relutância de Israel em vender seu sistema de defesa antimísseis Iron Dome (redoma de ferro) para a Ucrânia.

"Todo mundo sabe que os seus sistemas de defesa antimísseis são os melhores. E vocês podem definitivamente ajudar nosso povo, salvar vidas de ucranianos, de judeus ucranianos", disse Zelenski, que é de origem judaica.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Óbito Há 18 Horas

Morre o Presidente do Irã Ebrahim Raisi em tragédia de avião

fama Saúde Há 17 Horas

Tony Ramos é submetido a nova cirurgia após novos hematomas no crânio

tech Espaço Há 17 Horas

Saiba o que a cor diz sobre o meteoro que iluminou os céus de Portugal

politica Justiça Há 17 Horas

STF: entenda por que ministros indicados por Bolsonaro votaram contra seu salvo-conduto

fama Guilherme Leon Há 14 Horas

Cantor sertanejo morre um dia depois de assinar contrato com gravadora

fama Fake News Há 16 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

esporte Morte Há 18 Horas

Zagueiro de 19 anos morre vítima de infarto antes de jogo no Pará

fama Saúde Há 9 Horas

Susana Vieira diz ter leucemia incurável, mas está 'em paz'

mundo Chile Há 8 Horas

Mulher acaba seminua ao saltar portão de casa para furtar no Chile

mundo Irão Há 8 Horas

Entre o luto, há quem celebre a morte do presidente iraniano. Porquê?