Ata: Copom optou por trajetória de juros mais tempestiva que a de seus cenários

A ata do Copom também reafirma que a alta da Selic anunciada na semana passada é uma decisão que "reflete a incerteza ao redor de seus cenários e um balanço de riscos com variância ainda maior do que a usual para a inflação prospectiva".

©  Reprodução

Economia Copom 22/03/22 POR Estadao Conteudo

A ata do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada nesta terça-feira, 22, esclareceu que a decisão de elevar a taxa básica de juros para 11,75% ao ano se deu por causa da volatilidade e incerteza da conjuntura atual, particularmente no cenário internacional. "O Comitê optou por uma trajetória de juros mais tempestiva do que a embutida em seus cenários", trouxe o documento.

O BC explicou que para determinar o ritmo apropriado de elevação dos juros analisou suas projeções de inflação utilizando simulações com trajetórias de política monetária com diferentes taxas terminais, ritmos de ajuste e duração do aperto monetário. A preferência por uma elevação mais forte, de acordo com o Copom, expressa cautela em relação às probabilidades atribuídas a seus cenários e à mensuração dos efeitos de segunda ordem. O documento também enfatiza a importância da autoridade monetária com o comprometimento com a convergência da inflação e com as expectativas para as metas no horizonte relevante.

"Concluiu-se que um novo ajuste de 1,00 ponto porcentual, seguido de ajuste adicional de mesma magnitude, é a estratégia mais adequada para atingir aperto monetário suficiente e garantir a convergência da inflação ao longo do horizonte relevante, assim como a ancoragem das expectativas de prazos mais longos", detalharam os diretores. O Comitê reconheceu, no entanto, que o cenário para a convergência da inflação para suas metas está "desafiador" e reforçou que estará pronto para ajustar o tamanho do ciclo de aperto monetário, caso o cenário evolua desfavoravelmente.

A ata do Copom também reafirma que a alta da Selic anunciada na semana passada é uma decisão que "reflete a incerteza ao redor de seus cenários e um balanço de riscos com variância ainda maior do que a usual para a inflação prospectiva". Além disso, repetiu que a decisão é compatível com a convergência da inflação para as metas "ao longo do horizonte relevante, que inclui o anos-calendário de 2022 e, principalmente, o de 2023".

No documento, o BC pontuou que o ajuste da Selic "também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego" - duas metas acessórias que a autarquia passou a perseguir após a lei de autonomia formal do órgão. Essas ideias expressas na ata já constaram no comunicado da semana passada.

Com as ameaças fiscais sempre à espreita, o comitê também manteve a assimetria altista no balanço de riscos, apesar de um resultado mais positivo das contas públicas no período recente. "A incerteza em relação ao arcabouço fiscal mantém elevado o risco de desancoragem das expectativas de inflação, mas esse risco está sendo parcialmente incorporado nas expectativas de inflação e preços de ativos", repetiu o documento.

Mesmo assim, o BC manteve seu balanço de riscos com fatores em ambas as direções. O Copom voltou a citar que uma possível reversão, ainda que parcial, do aumento nos preços das commodities internacionais em moeda local produziria trajetória de inflação menor que o projetado. Por outro lado, políticas fiscais que impliquem impulso adicional da demanda agregada ou piorem a trajetória fiscal futura podem impactar negativamente preços de ativos importantes e elevar os prêmios de risco do País.

Próxima reunião

O Copom reafirmou hoje, por meio da ata, a intenção de manter o ritmo alta da Selic (a taxa básica de juros) na próxima reunião, em maio. Na semana passada, o Copom elevou a Selic em 1,00 ponto porcentual, de 10,75% para 11,75% ao ano. Após tirar o pé do acelerador - depois de três movimentos para cima de 1,50 p.p -, o Copom pregou cautela para os próximos passos da política monetária. O BC pontuou que a atuação do colegiado visa a combater os impactos secundários do atual choque de oferta em diversas commodities, que se manifestam de maneira defasada na inflação.

"As atuais projeções indicam que o ciclo de juros nos cenários avaliados é suficiente para a convergência da inflação para patamar em torno da meta ao longo do horizonte relevante. O Copom avalia que o momento exige serenidade para avaliação da extensão e duração dos atuais choques. Caso esses se provem mais persistentes ou maiores que o antecipado, o Comitê estará pronto para ajustar o tamanho do ciclo de aperto monetário", repetiu o BC hoje.

Essas ideias expressas na ata já constaram no comunicado da semana passada. Mais uma vez, o Copom afirmou que irá perseverar em sua estratégia até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas. O BC ainda enfatizou que poderão ser feitos ajustes nos próximos passos para convergência da inflação às metas e a depender da evolução do balanço de riscos, da atividade econômica e das projeções e expectativas de inflação.

"O Copom considera que, diante de suas projeções e do risco de desancoragem das expectativas para prazos mais longos, é apropriado que o ciclo de aperto monetário continue avançando significativamente em território ainda mais contracionista", repetiu a ata.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 15 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 13 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 16 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama DEBORAH-EVELYN Há 12 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

tech Ataque Há 12 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

lifestyle Signos Há 12 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 15 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 8 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 11 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Casais famosos Há 7 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)