A sombria história de polícias secretas do mundo todo

De 425 a.C. até os dias atuais

A sombria história de polícias secretas do mundo todo

Não é segredo que muitos governos tinham (e alguns ainda têm) forças policiais secretas que eles usavam para controlar os cidadãos e, segundo eles (mas ainda aberto a debates), proteger o Estado. Estabelecidas principalmente em regimes autoritários ou totalitários, essas forças policiais operam secretamente para garantir que o governo esteja a salvo de qualquer ameaça de oposição política.

Para isso, eles aumentam a vigilância, usam informantes e se infiltram em diferentes áreas da sociedade. Mas defender os interesses de um governo tem um custo para seus cidadãos: essas organizações policiais secretas são conhecidas pelo uso da repressão e da violência. Na verdade, muitas delas tinham o poder de prender, torturar e até matar.

Navegue pela galeria a seguir e conheça a história sombria de polícias secretas ao redor do mundo.

©

Shutterstock

O começo

A primeira polícia secreta registrada data de 425 a.C. Cripteia era a polícia secreta de Esparta. Esta organização estatal era composta por jovens espartanos para controlar os Hilotas (servos do Estado) e possivelmente os Periecos também ("segunda classe" de homens livres que podia se  dedicar ao comércio e artesanato).

©

Shutterstock

Império Romano

Os pretorianos eram a polícia secreta do Império Romano. Eles começaram como guarda-costas, mas seu poder e sua influência cresceram ao longo dos séculos. Fundada em 275 a.C., a Guarda Pretoriana foi dissolvida por Constantino, o Grande, em 318 d.C.

©

Getty Images

Jinyiwei (Guarda do Uniforme Bordado)

A polícia secreta imperial foi fundada pelo Imperador Hongwu (imagem) em 1368 e serviu aos imperadores da Dinastia Ming na China. Esta polícia secreta foi inicialmente usada como guarda-costas do imperador, mas com o tempo eles adquiriram outras funções mais poderosas.

©

Getty Images

Jinyiwei (Guarda do Uniforme Bordado)

A Guarda do Uniforme Bordado tinha o poder de interrogar, prender, processar e punir todos (incluindo nobres). Eles eram conhecidos por eliminar ameaças políticas através de assassinatos e processos legais.

©

Getty Images

Jinyiwei (Guarda do Uniforme Bordado)

Foi só quando as forças rebeldes de Li Zicheng derrubaram a Dinastia Ming em 1644 que os Jinyiwei deixaram de existir. Eles estavam em operação há 262 anos.

©

Shutterstock

Segunda polícia secreta da China

Em 1420, o Imperador Yongle formou outra organização policial secreta, chamada Dongchang (Depósito Oriental). Esta agência de polícia secreta era dirigida por eunucos (homens sem   g e n i t á l i a) e tinha como papel espionar qualquer um que pudesse representar uma ameaça ao imperador. Eles então entregavam os suspeitos aos Jinyiwei para interrogatório e acusação.

©

Getty Images

Oprichnina

Em 1565, o czar Ivan, o Terrível, formou a Orichnina na Rússia para oprimir qualquer um que se opusesse ao seu governo. Eles eram conhecidos por aterrorizar populações e por suas torturas e execuções cruéis, incluindo desmembramento, empalamento, fervura ou queima de pessoas até a morte.

©

Getty Images

Geheime Staatspolizei

O Geheime Staatspolizei era a polícia secreta do Arquiducado da Áustria. Foi fundado em 1786 e coletava informações através de informantes colocados no meio do povo e através de atividades como monitoramento de correspondências.

©

Getty Images

A Terceira Seção

A Terceira Seção da Chancelaria de Sua Majestade Imperial operou como a polícia secreta da Rússia Imperial de 1826 a 1880. Para proteger o czar e o Império, a Terceira Seção utilizou táticas como vigilância, censura e propaganda.

©

Getty Images

Okhrana

Em 1881, foi fundado o Departamento de Proteção à Segurança Pública e à Ordem. Suspeita-se que a nova polícia secreta do Império Russo esteja envolvida no massacre do Domingo Sangrento de 1905, quando tropas mataram centenas de manifestantes desarmados em uma manifestação.

©

Getty Images

Okhrana

Famosos por usar a prisão arbitrária, detenção e tortura como parte de seu arsenal para obter informações, os policiais dessa organização eram temidos por muitas pessoas. A organização se dissolveu em 1917.

©

Public Domain

Cheka

Várias agências policiais secretas soviéticas surgiram nos anos seguintes. Em 1917, o Comitê Extraordinário Russo para Combater a Contrarrevolução e Sabotagem foi criado.

©

Getty Images

Cheka

Também conhecida como Tcheka, a organização foi responsável por uma série de atrocidades. Seus métodos de tortura e execução incluíam esfolar pessoas vivas, empalar, crucificar, decapitar, enforcar e queimar essas pessoas.

©

Getty Images

Cheka

Acredita-se que os chekistas também jogavam água nos prisioneiros sem roupa e os deixavam congelar até a morte durante o inverno. O reinado de terror dessa organização durou até 1922.

©

Getty Images

GPU/OGPU

Mas então o Diretório Político do Estado, conhecido como GPU, foi fundado. O novo serviço de inteligência e polícia secreta da Rússia soviética ficou ativo por apenas um ano, quando a criação da URSS exigiu uma nova polícia secreta. A organização tornou-se então conhecida como OGPU.

©

Getty Images

Antes da KGB

Nos anos seguintes, agências da URSS, como o Comissariado do Povo para Assuntos Internos (NKVD) e o Ministério da Segurança do Estado (MGB) assumiram funções policiais secretas, incluindo inteligência e contrainteligência.

©

Getty Images

KGB

Em 1954, nasceu o Comitê de Segurança do Estado (KGB). Famosa pela espionagem, particularmente durante a Guerra Fria, a KGB foi ativa na defesa dos interesses da União Soviética até sua dissolução em 1991.

©

Getty Images

Rússia

A KGB teve dois sucessores: o Serviço Federal de Contrainteligência (1991-1995) e o Serviço Federal de Segurança (1995-presente).

©

Getty Images

Serviço Federal de Segurança

O Serviço Federal de Segurança tem estado sob os holofotes por uma série de razões, incluindo um escândalo de doping que terminou no banimento de atletas russos nas Olimpíadas, o envolvimento deles nas eleições presidenciais dos EUA em 2016 e um arquivo do WikiLeaks que revelou como o Estado estava espionando russos através de seus celulares.

©

Getty Images

Gestapo

A Polícia Secreta Prussiana esteve em operação entre os séculos XIX e XX e, mais tarde, foi renomeada. Uma das forças policiais secretas mais infames do mundo, a , mais conhecida como Gestapo, desempenhou um papel fundamental no Holocausto.

©

Getty Images

Gestapo

A Gestapo operava tanto na Alemanha  n a z i s t a  quanto na Europa ocupada pelos alemães. Sua missão era identificar e eliminar quaisquer inimigos do Nazismo.

©

Getty Images

Gestapo

Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, a Gestapo foi condenada como uma organização criminosa nos julgamentos de Nuremberg. Muitos membros individuais também foram julgados e condenados, embora o líder Heinrich Müller nunca tenha sido julgado, pois nunca foi encontrado.

©

Getty Images

Stasi

A República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) formou sua polícia secreta em 1950. A agência ficou ativa até 1990, quando ocorreu a reunificação alemã.

©

Getty Images

Stasi

Espionagem e vigilância eram uma grande parte de seus deveres. O que incluia manter um grande número de informantes, que foram infiltrados nas mais variadas áreas da sociedade. Essa polícia também trabalhava em estreita colaboração com a KGB.

©

Getty Images

OVRA

A Organização para a Vigilância e Repressão do Antifascismo, conhecida como OVRA, foi fundada em 1927 sob o regime fascista de Benito Mussolini na itália. A OVRA praticamente fez o que seu nome indicava, infiltrando-se em todas as partes da sociedade italiana. A organização se dissolveu em 1945.

©

Getty Images

Brigada Político-Social

A Brigada Político-Social na Espanha esteve ativa de 1941 a 1978, sob a ditadura de Francisco Franco. Esta polícia secreta era conhecida por seus métodos violentos de interrogatório, incluindo tortura.

©

Getty Images

PIDE

A Polícia Internacional e de Defesa do Estado, mais conhecida como PIDE, foi criada durante a ditadura do Estado Novo de Portugal em 1945, como sucessora do PVDE (Polícia de Vigilância e Defesa do Estado). A organização era conhecida pelo uso de cidadãos comuns como informantes. O PIDE tinha o poder de investigar e prender qualquer suspeito de conspirar contra o governo.

©

Getty Images

DOPS

O Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) foi criado em 1924. O objetivo da organização era prevenir e combater crimes de ordem política e social que colocassem em risco a segurança do Estado. O DOPS foi um órgão fundamental para as duas ditaduras que vigoraram no Brasil: o Estado Novo e o Regime Militar.

©

Getty Images

DOPS

Órgão histórico de repressão aos movimentos sociais e populares, o DOPS foi também centro de tortura durante a ditadura do Estado Novo, retomando essa prática no regime militar. Nos dois períodos ditatoriais, as vítimas preferenciais eram os militantes que iam contra o governo vigente. 

©

Getty Images

DOI-CODI

O DOPS não era centralizado, cada Estado brasileiro tinha o seu. Em 1970, surgiu outra polícia secreta: o Destacamento de Operações de Informação - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI), um órgão subordinado ao Exército, de inteligência e repressão do governo durante a ditadura (1964 a 1985) que vigorou no Brasil. Sua função era combater inimigos internos que, supostamente, ameaçariam a segurança nacional. Os DOI-CODI eram centros de tortura e assassinato de pessoas que se opunham à ditadura militar.

©

Getty Images

DOI-CODI

A base ideológica de tal atuação encontrava-se na doutrina da Segurança Nacional, interpretada na Escola Superior de Guerra (ESG), mas com bases norte-americanas no National War College. Somente no Rio de Janeiro e em São Paulo, cidades em que concentraram-se a maior parte das ações de oposição armada ao governo, os DOI-CODI prenderam 2.541 pessoas e mataram 51 pessoas apenas entre 1970 e 1975.

©

Getty Images

DOI-CODI

O recurso de desaparecer com presos políticos passou a ser empregado com maior frequência a partir de 1971 e atingiu o auge em 1974. Desta forma, desculpas como acidentes, tentativa de fuga e  s u í c i d i o  não eram mais necessárias para justificar as mortes em prisões militares ou centros de tortura. O DOI-CODI foi desativado no final do governo do general João Batista Figueiredo (1979-1985).

©

Getty Images

CIA

Embora não seja uma polícia secreta por si só, a Agência Central de Inteligência (CIA) nos Estados Unidos está envolvida em muitos escândalos, incluindo a vigilância de cidadãos e uma série de atividades secretas.

©

Getty Images

Veja também:

Os mais cruéis ditadores e tiranos da história

© Getty Images

Mundo Serviço secreto 22/03/22 POR Notícias Ao Minuto Brasil


Não é segredo que muitos governos tinham (e alguns ainda têm) forças policiais secretas que eles usavam para controlar os cidadãos e, segundo eles (mas ainda aberto a debates), proteger o Estado. Estabelecidas principalmente em regimes autoritários ou totalitários, essas forças policiais operam secretamente para garantir que o governo esteja a salvo de qualquer ameaça de oposição política.

PUB

Para isso, eles aumentam a vigilância, usam informantes e se infiltram em diferentes áreas da sociedade. Mas defender os interesses de um governo tem um custo para seus cidadãos: essas organizações policiais secretas são conhecidas pelo uso da repressão e da violência. Na verdade, muitas delas tinham o poder de prender, torturar e até matar.

Navegue pela galeria a seguir e conheça a história sombria de polícias secretas ao redor do mundo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 20 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 19 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 20 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 13 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 12 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 18 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 18 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 18 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 18 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil CHUVA-RS Há 10 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos