Abel Ferreira aceita proposta do Palmeiras e renova contrato até o fim de 2024

O clube fará o anúncio posteriormente, somente depois da partida da semifinal deste sábado contra o Red Bull Bragantino.

© Getty

Esporte renovação 26/03/22 POR Estadao Conteudo

Abel Ferreira assinou, enfim, sua renovação com o Palmeiras. O técnico português aceitou o que lhe foi proposto e seu vínculo, que venceria no fim deste ano, foi prorrogado até dezembro de 2024. O clube fará o anúncio posteriormente, somente depois da partida da semifinal deste sábado contra o Red Bull Bragantino.

PUB

Abel já havia acenado nos últimos dias que aceitaria a proposta do Palmeiras. No programa Roda Viva, da TV Cultura, ele falou sobre o assunto e condicionou a permanência no clube à vinda de sua família de Portugal para o Brasil.

No fim do ano passado, Leila Pereira assumiu a presidência e ofereceu ao técnico a ampliação de seu contrato. Naquela ocasião, dias antes da disputa do Mundial de Clubes de Abu Dabi, porém, Abel preferiu não conversar a respeito do assunto, mas aceitou uma valorização salarial.

A mandatária, aliás, vinha tentando convencer o técnico a renovar há meses, antes mesmo de assumir o cargo mais proeminente do clube. No ano passado, Leila se encontrou com a mulher de Abel, Ana Xavier, e conversou com ela a respeito da possibilidade de a família se mudar de Penafiel para São Paulo.

Abel está valorizado com o trabalho bem-sucedido no Palmeiras desde novembro de 2020 e já recebeu sondagens de times da Turquia, Emirados Árabes Unidos, Catar e Espanha, além do Benfica, de Portugal, sua terra natal, o último a procurar entender a situação do treinador palmeirense.

Abel ostenta quatro troféus em oito finais disputadas em um curto período: apenas um ano e quatro meses. Ganhou a Copa do Brasil de 2020, as duas últimas edições da Copa Libertadores e a Recopa Sul-Americana, título que o colocam entre os maiores treinadores da história do Palmeiras.

Por causa dos resultados expressivos, mas também da personalidade e conduta, conseguiu algo raro: tornar-se unanimidade entre os torcedores palmeirenses, que passaram a repetir seus gestos e mantras. "Cabeça fria, coração quente" virou o lema mais conhecido do treinador, famoso por colocar os dedos nas têmporas para pedir calma aos jogadores em momentos adversos.

O português já havia avisado que tinha uma "ligação muito forte" com o Palmeiras e afirmara que não sairia do clube para comandar uma equipe que não brigasse por títulos. Tinha dito que os primeiros comunicados sobre sua decisão seriam os jogadores. Na última quarta-feira, após a vitória sobre o Ituano, disse que os torcedores poderiam "dormir descansados" e que sua decisão já estava tomada.

"Não vou trocar o Palmeiras por um time de meio de tabela. Quero estar onde eu lute por títulos. E o Palmeiras me dá essas condições e outras mais, como desenvolver e potencializar jogadores", disse, recentemente.

O inquieto, exigente e estudioso treinador de 43 anos já tem 110 jogos no comando do Palmeiras. São 62 vitórias, 27 derrotas e 21 empates. Nesse período, sob o seu comando, o time marcou 169 gols e sofreu 89. A equipe avançou invicta ao mata-mata do Paulistão, com a melhor campanha entre os 16 times, e decide neste sábado a vaga à final do torneio com o Red Bull Bragantino.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Óbito Há 16 Horas

Morre o Presidente do Irã Ebrahim Raisi em tragédia de avião

fama Saúde Há 15 Horas

Tony Ramos é submetido a nova cirurgia após novos hematomas no crânio

tech Espaço Há 15 Horas

Saiba o que a cor diz sobre o meteoro que iluminou os céus de Portugal

fama Fake News Há 15 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

politica Justiça Há 15 Horas

STF: entenda por que ministros indicados por Bolsonaro votaram contra seu salvo-conduto

fama Guilherme Leon Há 13 Horas

Cantor sertanejo morre um dia depois de assinar contrato com gravadora

esporte Morte Há 16 Horas

Zagueiro de 19 anos morre vítima de infarto antes de jogo no Pará

mundo Chile Há 7 Horas

Mulher acaba seminua ao saltar portão de casa para furtar no Chile

fama Saúde Há 8 Horas

Susana Vieira diz ter leucemia incurável, mas está 'em paz'

mundo Irão Há 7 Horas

Entre o luto, há quem celebre a morte do presidente iraniano. Porquê?