Inflação é oportunidade para cortar salários, diz diretor da Applebee's em email vazado

Na mensagem, o executivo também comemora o fim da competição com benefícios sociais pagos pelo governo americano.

© Shutterstock

Economia WAYNE-PANKRATZ 27/03/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um executivo da rede de restaurantes multinacional Applebee's comemorou como boa notícia a alta do gás e da inflação, porque isso corrói o poder de compra e pressiona os trabalhadores a aceitar salários menores, segundo email vazado atribuído a ele e republicado em jornais na Europa e nos EUA.

PUB

Na mensagem interna, com data de 9 de março de 2022 e divulgada inicialmente na rede social Reddit, Wayne Pankratz, diretor-executivo de franquias da Applebee's, afirma que a disparada da inflação nos EUA significa que as pessoas terão de trabalhar mais para conseguir manter o padrão de vida. Com mais trabalhadores atrás de emprego e de horas extras para complemento da renda, seria possível tirar vantagem e oferecer salários menores.

Na mensagem, o executivo também comemora o fim da competição com benefícios sociais pagos pelo governo americano. Segundo o texto, as pessoas não terão mais condição de viver apenas com o seguro-desemprego e outros auxílios, o que aumenta a força de trabalho à disposição.

Pankratz ainda vê uma vantagem na crise econômica em relação à concorrência. "Outros competidores (especialmente empresas familiares e pequenas empresas) terão de aumentar os preços, cortar funcionários ou pagar menos por hora para atingir suas margens de lucro. Alguns negócios não serão capazes de sobreviver. Isso vai trazer mais empregados em potencial para o mercado."

Segundo o jornal The Kansas City Star, o porta-voz da rede norte-americana, Scott Fischer, disse que o email não reflete as políticas ou a cultura da Appleebee's e que Pankratz não tem autoridade para emitir nenhuma diretiva relacionada a contratações na empresa.

A Folha questionou a Applebee's, que tem 11 unidades no Brasil, sobre a veracidade do documento e pediu um posicionamento sobre o episódio, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.Nas redes sociais, o suposto email foi recebido com revolta por muitos trabalhadores.

O preço do gás disparou nos EUA (e também no Brasil) após a guerra na Ucrânia. Sanções econômicas à Rússia reduziram drasticamente a oferta de petróleo e gás natural no mercado internacional, pressionando o preço dos combustíveis de modo geral e a inflação.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Insólito Há 20 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 18 Horas

Putin ameaça ataque nuclear contra o Ocidente na Ucrânia

mundo França Há 13 Horas

Jovem mata a avó com serra elétrica e tenta esconder corpo no galinheiro

mundo Espanha Há 15 Horas

Jovem morre atropelado por metrô após descer à linha para urinar

mundo México Há 20 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

mundo EUA Há 13 Horas

Homem dispara contra padre durante missa e arma trava: "Milagre"

fama GABRIELA-DUARTE Há 16 Horas

Gabriela Duarte critica Globo por deixar Regina de fora de documentário: 'Desprezo'

brasil Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Quase 850 mil pessoas são afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

politica Bolsonaro Há 20 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

mundo EUA Há 22 Horas

Polícia surpreende homem que queria companhia para festejar aniversário