BC diz ter plano de contingência para manter sistemas críticos, como Pix e Selic

Conforme apurou o Estadão/Broadcast, os servidores do BC aprovaram em assembleia deflagrar greve por tempo indeterminado a partir de 1º de abril.

© Shutterstock

Economia Banco Central 29/03/22 POR Estadao Conteudo

Com a iminência de uma greve geral de servidores do Banco Central em protesto por reajuste salarial, a autarquia divulgou nesta terça-feira, 29, uma nota para esclarecer que "tem planos de contingência para manter o funcionamento dos sistemas críticos para a população, os mercados e as operações das instituições reguladas, tais como STR, Pix, Selic, entre outros".

PUB

Conforme apurou o Estadão/Broadcast, os servidores do BC aprovaram em assembleia deflagrar greve por tempo indeterminado a partir de 1º de abril. Antes mesmo da greve, os servidores têm feito paralisações diárias de quatro horas, das 14h às 18h, desde 17 de março. O movimento já atrasou divulgações como a Pesquisa Focus, o resultado do Questionário Pré-Copom, o fluxo cambial, além da apuração diária da Ptax. A reportagem apurou também que outra consequência será a suspensão do lançamento de novos serviços do Pix.

Ontem, também por causa da operação-padrão dos servidores, o BC disse que não divulgará nesta semana as estatísticas econômico-financeiras de fevereiro, como estava previsto. A assessoria da autoridade monetária disse que as datas de publicação serão divulgadas "oportunamente".

Na nota distribuída hoje, o BC diz ainda que "reconhece o direito dos servidores de promoverem manifestações organizadas" e "confia na histórica dedicação, qualidade e responsabilidade dos servidores e de seu compromisso com a Instituição e com a sociedade". A categoria cobra do governo um reajuste salarial de 26,3% e a reestruturação das carreiras.

No domingo, o Estadão/Broadcast mostrou que a preocupação com o movimento fez com que o presidente do órgão, Roberto Campos Neto, desistisse de participar de evento marcado para a segunda-feira no interior da Paraná. Campos Neto decidiu acompanhar de perto a mobilização dos servidores da autarquia.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 14 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 15 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 16 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 16 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 17 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 16 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 11 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 10 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 14 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula