Em dia de greve, Meu INSS fica fora do ar e dificulta reagendamento

Com o serviço digital paralisado, segurados reclamam que não conseguem reagendar perícias e outros procedimentos presenciais

© Shutterstock

Economia Greve 30/03/22 POR Folhapress

CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) - O site e o aplicativo Meu INSS estavam fora do ar na manhã desta quarta-feira (30), dia em que teve início a greve de médicos peritos. Com o serviço digital paralisado, segurados reclamam que não conseguem reagendar perícias e outros procedimentos presenciais.

PUB

Além dos médicos, servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão em greve desde a semana passada, na chamada Operação Apagão. Ambas as categorias reivindicam reajuste de 19,9% no salário para repor a inflação acumulada desde 2019, dentre outras pautas.

Em testes realizados pela Folha nesta quarta em diversos dispositivos, pelo site e pelo aplicativo, o acesso ao Meu INSS travou logo após o login. Advogados que atuam em processos previdenciários relatam que o serviço está com problemas desde a segunda-feira.

Questionados sobre os motivos do problema e o que o segurado deve fazer, INSS e Ministério do Trabalho e da Previdência não haviam respondido até as 12h desta quarta.

Nesta manhã havia relatos de paralisação dos peritos nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Sergipe. Já a paralisação dos servidores do INSS, segundo a Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social), alcançou 23 estados e o Distrito Federal.

Mesmo com a greve, alguns profissionais não aderiram e seguem atendendo normalmente. Por isso, Adriane Bramante, presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), orienta que o segurado compareça à agência no dia e hora agendados, para não correr o risco de perder o benefício.

Caso o Meu INSS continue fora do ar e o segurado não seja atendido, o IBDP orienta que a pessoa tente remarcar o procedimento presencialmente na agência.

Segundo Francisco Eduardo Cardoso Alves, vice-presidente da ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos), os profissionais decidiram fazer a paralisação porque não houve, até agora, sinalização do governo de que as pautas de reivindicação serão atendidas.

"O governo até agora não tomou uma atitude em relação à categoria, já insatisfeita há mais de um ano, desde que fomos forçados a voltar a trabalhar, em setembro de 2020, quando ainda não tinha nem vacina", afirma o servidor.

Para Alves, o ideal seria que os segurados já remarcassem a perícia, para não perder a ida até o local, embora não seja possível saber exatamente onde haverá paralisação. "Era para ter uma orientação; não sei se o governo está tomando uma atitude."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 12 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

economia Profissões Há 21 Horas

Top 10 profissões que pagam mais de R$ 15 mil por mês; veja

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 20 Horas

Luciana Gimenez é internada em hospital em São Paulo

fama Nicole Kidman Há 20 Horas

Nicole Kidman e Keith Urban em rara aparição com as filhas em evento

fama VIVIANE-ARAÚJO Há 18 Horas

Ex de Viviane Araújo diz que ela traiu Belo com ele enquanto era casada

mundo Utah Há 21 Horas

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

mundo Reino Unido Há 16 Horas

Menino de 13 anos morre após ataque com espada em Londres

mundo Ucrânia Há 17 Horas

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos

mundo Espanha Há 19 Horas

Homem é detido por matar irmão e confessa que também matou mãe

mundo Aliia Nasyrova Há 21 Horas

Rapunzel: Ucraniana entra para o Guinness com cabelo de 2,57 metros