Unesco reconhece dois novos geoparques mundiais no Brasil

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) anunciou hoje que foram aprovados dois novos Geoparques mundiais no Brasil.

© Lusa

Brasil Brasil 13/04/22 POR Notícias ao Minuto

A agência ampliou sua lista reconhecendo oito novas áreas, duas do Brasil (o Geoparque de Seridó e o dos Caminhos dos Canyon do Sul), e seis geoparques na Europa, localizados na Finlândia, Alemanha, Grécia, Luxemburgo, Romênia e Suécia.

PUB

Segundo a UNESCO, geoparques mundiais são áreas geográficas unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional, administrados com base nos conceitos de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

O Geoparque do Seridó ocupa uma área de 2.800 quilômetros quadrados no semiárido nordestino do Brasil e abriga uma das maiores reservas de scheelita da América do Sul, um importante minério de tungstênio, além de fluxos de basalto da atividade vulcânica das eras Mesozoica e Cenozoica.

Essa geodiversidade, ressaltou a UNESCO, determina em grande parte a biodiversidade única da área, caracterizada especialmente pela caatinga, uma ecorregião marcada por uma flora subtropical específica.

Já o Geoparque Caminhos dos Canyon do Sul, com uma área de 2.830,8 quilômetros quadrados, contém um dos ecossistemas mais ricos do planeta em termos de biodiversidade.

Possui também, segundo a UNESCO, os Canyon mais impressionantes da América do Sul, formados pelos processos geomorfológicos únicos que o continente experimentou durante a rutura do supercontinente Gondwana, há cerca de 180 milhões de anos.

Até agora, o Brasil tinha apenas um geoparque na lista da Unesco, no Araripe.

As novas adições elevam o número de geoparques na rede global para 177, em 46 países, com uma área total de 370.662 quilómetros quadrados, comparável ao território do Japão.

Os Estados membros da Unesco ratificaram a sua criação em 2015 e através da sua designação é reconhecido o patrimônio geológico de importância internacional.

Esses enclaves, destacou a organização, apresentam uma extraordinária variedade geológica que sustenta a diversidade biológica e cultural das diferentes regiões. A sua integração na rede beneficia as comunidades locais, combinando a conservação do património geológico com o alcance público e o desenvolvimento sustentável.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 9 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 14 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

mundo Miami Há 18 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 17 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 12 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 17 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 10 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul