Finlândia e Suécia aceleram discussão sobre possível entrada na Otan em meio a guerra

O dispositivo estabelece o princípio da defesa coletiva, que garante proteção militar mútua a qualquer país-membro do bloco

© Shutterstock

Mundo Defesa 13/04/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Guerra da Ucrânia tem como um de seus desdobramentos diplomáticos diretos a pressão para que Finlândia e Suécia, países próximos geograficamente da Rússia e até aqui marcados pelo não alinhamento militar, ingressem na Otan (aliança militar ocidental).

PUB

As primeiras-ministras finlandesa, Sanna Marin, e sueca, Magdalena Andersson, encontraram-se nesta quarta (13), e a conversa teve a aliança militar como pauta. Após o encontro, Marin disse que a decisão da Finlândia sobre aderir ou não deve ser tomada nas próximas semanas.

O governo do país concluiu nesta quarta um relatório atualizando a política de segurança externa do país, a ser apresentado agora para o Parlamento. Juntar-se ou não à Otan é a questão-chave, e a diplomacia do país já defendeu a adesão publicamente.

A repórteres, Marin disse que é preciso "estar preparado para todos os tipos de ações da Rússia". "A diferença entre ser parceiro estratégico e ser membro da Otan é muito clara", disse ela, referindo-se ao artigo 5º do tratado que conforma a aliança liderada pelos EUA.

O dispositivo estabelece o princípio da defesa coletiva, que garante proteção militar mútua a qualquer país-membro do bloco.

Em linha semelhante, mas em tom mais neutro, Magdalena Andersson, da Suécia, disse que há prós e contras em se tornar membro da Otan -a principal vantagem seria justamente o artigo 5º.

Fontes dos sociais-democratas suecas, ala à qual pertence a primeira-ministra, ouvidas pelo jornal local SvD disseram que o partido decidiu apoiar a adesão à Otan e que Andersson defenderá que o país se junte à aliança em junho, mês em que ocorrerá uma reunião dos países-membros.

Moscou já cobrou publicamente que os dois países não se unam à Otan, alegando que a ação traria ainda mais confrontos para a região.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 17 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 19 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 15 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 19 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 19 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 18 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 20 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 20 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 19 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 20 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor