Os grandes mistérios do Universo

O que será que existe por aí no espaço sideral?

Os grandes mistérios do Universo

O Big Bang, a teoria mais aceita para a origem do Universo, ocorreu há 13,7 bilhões de anos. Em um instante, o Cosmos foi criado, junto com um incontável número de mistérios não resolvidos que até hoje intrigam cientistas e qualquer pessoa que goste de olhar as estrelas. Os questionamentos são tão intrigantes quanto desconcertantes: o que há dentro de um buraco negro? Por que o espaço emite sons parecidos com um rugido? Estamos sozinhos por aqui? Eram os deuses astronautas?

Clique e descubra os maiores mistérios do Universo!

©

Getty Images 

O Big Bang

O Big Bang é a teoria mais aceita para a origem do Universo. Mas o que é o Big Bang exatamente?

©

Getty Images 

O que causou o Big Bang?

Cerca de 13,7 bilhões de anos atrás, tudo em todo o Universo foi condensado em uma singularidade infinitamente pequena, um ponto de infinita densidade e calor. De repente, a partir deste mero ponto, uma enorme explosão expandiu o espaço como um balão. De um único átomo, o Universo cresceu! E se tornou maior que uma galáxia. E continua se expandindo até hoje.

©

Getty Images 

Mapeando o Big Bang

Esta imagem do satélite Wilkinson Microwave Anisotropy Probe (WMAP) mostra a primeira imagem de micro-ondas do Universo logo após o Big Bang. Ela foi publicada por uma equipe de astrônomos da NASA e da Universidade de Princeton.

©

Getty Images 

O que é um ano-luz?

Antes de irmos mais longe, uma rápida explicação sobre anos-luz. Para a maioria dos objetos espaciais, anos-luz são usados para descrever a distância entre eles. Um ano-luz é a distância que a luz viaja em um ano terrestre (365 dias). E veja só: um ano-luz equivale a cerca de nove trilhões de quilômetros - o que dá 225 milhões de voltas em torno da Terra.

©

Getty Images 

Matéria escura

Incrivelmente, os numerosos planetas, estrelas, galáxias e tudo mais podemos ver compõem menos de 5% do Universo total. O estranho é que 26,8% equivale a uma substância que os cientistas rotulam como "matéria escura". Ela não interage com a luz ou a matéria visível, mas pode ser detectada através de sua influência gravitacional sobre os movimentos e aparências de outros objetos no Universo, por exemplo estrelas ou galáxias.

©

Getty Images 

Energia escura

E os outros 68% do Universo? Cosmólogos chamam isso de "energia escura", a força misteriosa que governa o Universo. Este fenômeno sobrecarregou a gravidade e ganhou o controle do Universo cerca de cinco bilhões de anos atrás. É invisível, preenche todo o espaço e sua gravidade repulsiva está acelerando a expansão do Cosmos.

©

Shutterstock 

Nebulosa do Caranguejo

A Nebulosa do Caranguejo é uma remanescente de seis anos-luz de uma explosão de supernova. Observada pela primeira vez por chineses e outros astrônomos no ano de 1054, está a 6.500 anos-luz da Terra.

©

Getty Images 

Supernova

Supernovas são violentas explosões estelares que "sujam" o Universo. Uma das mais brilhantes, nomeada por cientistas como LMC N49 (foto), está a aproximadamente 160.000 anos-luz da Terra.

©

Getty Images 

Galáxia espiral

Galáxias Espirais consistem em um disco plano e rotativo contendo estrelas, gás e poeira. Estas formas de galáxia foram originalmente descritas pelo astrônomo americano Edwin Hubble (1889-1953). Esta imagem de Galáxia Espiral M81 foi vista pelo Telescópio Espacial Hubble.

©

Getty Images 

Via Láctea

Nossa própria galáxia, a Via Láctea, é uma galáxia barrada em forma de espiral e inclui nosso próprio sistema solar. As estrelas mais antigas da Via Láctea são quase tão antigas quanto o próprio Universo, provavelmente formadas após o Big Bang.

©

Getty Images 

Milhares de galáxias

E há milhares de galáxias lá fora. Mesmo os pequenos pontos vistos nesta imagem são galáxias inteiras e estão a cerca de 13 bilhões de anos-luz de distância.

©

Getty Images 

Jato estelar

Jatos estelares são feixes de matéria ionizada ejetados de alguns objetos astronômicos, mas geralmente produzidos por estrelas jovens ainda em processo de formação.

©

Shutterstock 

Buraco negro

Um buraco negro é um lugar no espaço onde a gravidade é tão forte que nem a luz consegue sair. Isso ocorre porque a matéria foi espremida em uma área extremamente compactada. Acontece, por exemplo, quando uma estrela está morrendo. Os cientistas acham que há milhões desses corpos cósmicos em nossa galáxia, mas ninguém sabe o que eles têm dentro. Esta imagem é de um buraco negro em Messier 87, uma galáxia elíptica super gigante na constelação de Virgem.

©

Getty Images 

Exoplanetas

Um exoplaneta é um planeta além do nosso sistema solar. A maioria dos exoplanetas orbita estrelas, mas exoplanetas flutuantes livres, chamados planetas desonestos, orbitam o centro galáctico na escuridão permanente e não estão amarrados a qualquer estrela. Kepler-186f (ilustrado na imagem) foi o primeiro exoplaneta descoberto no que os cientistas chamam de zona habitável — a região ao redor da estrela hospedeira onde a temperatura é apropriada para a existência de água líquida.

©

Getty Images 

Kepler-452b

Kepler-452b (às vezes apelidado de Terra 2.0 ou Primo da Terra) é um exoplaneta que orbita a Kepler-452, uma estrela semelhante ao Sol, a cerca de 1.400 anos-luz da Terra na constelação de Cygnus. Esse é o primeiro planeta potencialmente parecido com a Terra que foi descoberto orbitando dentro da zona habitável de uma estrela muito semelhante ao Sol.

©

Getty Images 

Estamos sozinhos?

Nessa imagem ilustrativa, podemos ver o sistema planetário ao redor da estrela anã vermelha, Gliese 581. Ao lado dela está o que os astrônomos acreditam ser outro planeta ainda não identificado, encontrado fora do nosso sistema solar. Esse planeta também poderia ter água correndo em sua superfície. E está muito mais perto de nós, a meros 20,5 anos-luz de distância, na constelação de Libra. A cada ano, o potencial de que existe vida extraterrestre parece cada vez mais real.

©

Getty Images 

Anã vermelha

Uma anã vermelha é o tipo de estrela mais comum no Universo. É também o menor e mais frio tipo de estrela. Nenhuma anã vermelha é visível da Terra, embora elas correspondam por 50 das 60 estrelas mais próximas do nosso planeta e componham três quartos das estrelas na Via Láctea.

©

Getty Images

Titã

Titã é o maior satélite natural de Saturno e o segundo maior satélite natural do sistema solar. Titã é a única lua envolta em uma atmosfera espessa e tem uma superfície de gelo. Curiosamente, é provável que exista um oceano de água líquida abaixo de sua superfície.

Imagem: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

©

Public Domain 

Nuvens escuras

Uma nuvem escura no espaço é uma nuvem de gás e poeira que bloqueia a luz de entrar nas regiões do espaço que ficam atrás dela. Na foto estão estrelas recém-nascidas espiando por baixo de seu cobertor natal de poeira, nesta imagem dinâmica da nuvem escura Rho Ophiuchi feita pelo Telescópio Espacial Spitzer da NASA. Localizada perto das constelações de Escorpião e Serpentário, a nebulosa está a cerca de 407 anos-luz de distância da Terra.

©

Getty Images 

Manchas solares

Manchas solares são causadas por distúrbios no campo magnético do Sol que se lançam até a fotosfera, a "superfície" visível do Sol. O número de manchas solares em nosso Sol normalmente aumenta e diminui, com cada mancha solar durando entre alguns dias e poucos meses. O pico de manchas atinge seu número total a cada 11 anos.

©

Getty Images 

Raios cósmicos

Raios cósmicos são prótons de alta energia e núcleo atômico que atravessam o espaço quase que na velocidade da luz. Eles provavelmente se originam do Sol, de fora do sistema solar em nossa própria galáxia e de galáxias distantes. Esta radiação ionizante é inofensiva para nós porque ela não penetra na atmosfera da Terra. No entanto, os raios cósmicos têm sido culpados por problemas em circuitos eletrônicos e quedas de dados em satélites e outras máquinas.

Imagem: NASA

©

Public Domain 

Erupção solar

Da mesma forma, uma explosão solar é uma intensa erupção de radiação eletromagnética na atmosfera do Sol. O fenômeno está associado a manchas solares. As erupções são os maiores eventos explosivos do nosso sistema solar e podem durar de minutos a horas.

©

Getty Images 

Calisto

Calisto é possivelmente o corpo com mais crateras do sistema solar. É a segunda maior lua de Júpiter, depois de Ganímedes, e acredita-se que esteja morto há muito tempo, com quase nenhuma atividade geológica em sua superfície. É uma das paisagens mais antigas do Cosmos, datada de pelo menos quatro bilhões de anos atrás.

Imagem: NASA.

©

Public Domain 

Rugido espacial

Uma misteriosa tela com barulho extra-alto de rádio permeia o Universo. Os cientistas descobriram isso quando lançaram um instrumento chamado Radiômetro Absoluto para Cosmologia, Astrofísica e Emissões Difusas (ARCADE), fixado em um enorme balão, em direção ao espaço. O ARCADE foi projetado para captar ondas de rádio de estrelas distantes, mas o sinal recebido foi muito mais alto do que o esperado, algo que os cosmólogos denominaram como "rugido espacial".

Imagem: NASA

©

Public Domain

Bolhas de Fermi

Descobertas por cosmólogos em 2010, as Bolhas de Fermi são estruturas enormes e misteriosas que emanam do centro da Via Láctea e se estendem cerca de 20.000 anos-luz acima e abaixo do plano galáctico. Elas emitem raios gama de alta energia e raios-X, invisíveis a olho nu.

©

Getty Images 

Campo magnético da Lua

Quando os astronautas da Apollo trouxeram a rochas lunares, os cientistas ficaram surpresos ao descobrir que algumas delas eram magnéticas. Pesquisadores acreditam que o magnetismo pode ser uma relíquia de um asteroide de 193 km de largura que colidiu com o polo sul da Lua cerca de 4,5 bilhões de anos atrás, espalhando material magnético em algumas partes da superfície lunar.

©

Getty Images 

Pulsar

Pulsar é uma estrela de nêutrons rotativos altamente magnetizada. É chamada assim porque emite feixes de radiação eletromagnética de seus polos magnéticos em intervalos regulares. Mas ninguém sabe bem o porquê. O que é ainda mais intrigante é que ocasionalmente essas estrelas param de pulsar.

©

Getty Images 

Miranda

A 11ª das luas de Urano e a quinta maior, Miranda tem uma superfície diferente de qualquer outra coisa no sistema solar. Seu terreno extremamente acidentado apresenta o penhasco Verona Rupes — com 10.058 m de altura - considerado um dos desfiladeiros mais altos do sistema solar. Ele é visível na parte inferior desta fotografia.

Imagem: NASA/JPL-Caltech

©

Public Domain 

Atlas

A estranha lua de Saturno em forma de disco voador, Atlas é outro corpo invulgar do sistema solar. Trata-se de um satélite natural interno do planeta que foi descoberto em 1980.

Imagem: NASA/Jet Propulsion Lab-Caltech/Space Science Institute

©

Public Domain 

Phobos

Phobos, a mais próxima e maior das duas luas de Marte (a outra é Deimos), é considerado pelos cientistas como uma "espiral da morte". Ela orbita lentamente na direção da superfície de Marte. O satélite natural recebeu esse nome em homenagem ao deus grego Phobos, a personificação do medo e do pânico e a origem da fobia mundial.

Imagem: NASA/JPL-Caltech/Universidade do Arizona

©

Public Domain 

O espaço é infinito?

A largura atual observável do Universo é de cerca de 90 bilhões de anos-luz. Mas o que há além disso? A resposta curta para isso é que os astrônomos não têm certeza. Presumivelmente, há um monte de outras estrelas e galáxias aleatórias. Se o Universo for plano geometricamente, então pode ser infinito. Se é curvado, como a superfície da Terra, então tem volume finito. Mas ninguém sabe.

Fontes: (BBC Science Focus) (EarthSky) (NASA) (Jet Propulsion Laboratory) (Space)

Veja também: 11 de setembro visto do espaço e outras fotos extraordinárias do universo

©

Getty Images 

Tech Espaço 15/04/22 POR Notícias Ao Minuto Brasil


O Big Bang, a teoria mais aceita para a origem do Universo, ocorreu há 13,7 bilhões de anos. Em um instante, o Cosmos foi criado, junto com um incontável número de mistérios não resolvidos que até hoje intrigam cientistas e qualquer pessoa que goste de olhar as estrelas. Os questionamentos são tão intrigantes quanto desconcertantes: o que há dentro de um buraco negro? Por que o espaço emite sons parecidos com um rugido? Estamos sozinhos por aqui? Eram os deuses astronautas?

PUB

Clique e descubra os maiores mistérios do Universo!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 19 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 20 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 21 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 22 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 21 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 22 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 17 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 19 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 16 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 20 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula