Brasileiro de 5 anos de idade entra em clube internacional de gênios

Brasileiro de 5 anos de idade entra em clube internacional de gênios

© Notícias ao Minuto

Brasil SOCIEDADE-GÊNIOS 16/04/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Uma criança de São Paulo, de 5 anos de idade, é o mais jovem brasileiro a ser aceito no Mensa International, sociedade britânica fundada em 1946, que reúne pessoas de alto QI do mundo. Theo Costa Ribeiro atingiu 146 pontos, o que equivale a 99,8 de percentil em uma série de testes que duraram 6 dias.Antes dele, outras crianças também foram aceitas pela sociedade de gênios. De São Paulo, Gustavo Saldanha, com 8 anos de idade, havia obtido 140 pontos de QI desvio padrão 15, o que equivale a 99,6 de percentil, também aprovado na Mensa Internacional. E com 7 anos, Romeu Gutvilen do Rio de Janeiro, atingiu pontuação de 138 e 99,43 de percentil, ficando acima da média brasileira que é de 87 e 20, respectivamente.

PUB

Os testes realizados com Theo comprovaram que ele possui hoje a capacidade intelectual de uma pessoa de quinze anos. Após seis meses de análises, a Mensa International respondeu à solicitação dos pais do garoto e aprovaram o ingresso.

Mudanças na rotinaApós os testes, Theo teve algumas mudanças no dia a dia, conta o pai da criança, Ygor Ribeiro. Theo adiantou uma série, e agora estuda o segundo ano, devido ao seu desenvolvimento cognitivo.

"Existia a possibilidade de adiantar mais que um ano, mas optamos por ir aos poucos, pois o emocional é importante também. O Theo foi muito bem e não nos surpreendeu em ter feito amizade rapidamente com os novos colegas", disse Ygor Ribeiro.

Segundo o neurocientista e mestre em psicologia, doutor Fabiano de Abreu Agrela, que assessora o menino Theo e também Gustavo Saldanha, membros da Mensa, "temos um promissor gênio brasileiro".Agrela, também membro da Mensa International, Intertel e Triple Nine Society, esta última a mais restrita sociedade de alto QI do mundo, disse que o menino um dia pode fazer parte desta sociedade.

"Eu acredito que com o trabalho e educação que estamos fazendo com o menino, ele possa, quando tiver mais idade, alcançar esta pontuação. Não estou dizendo que QI se aumenta, mas ele tem sim uma variável que se pode alcançar." disse o doutor, que tem 155 a 188 pontos de QI e faz parte de quatro sociedades.Veja a tabela que configura um gênio, de acordo com as classificações da tabela do QIGênio - acima de 144 pontosSuperdotado - de 130 a 144 pontosAcima da média - de 115 a 129 pontosMédia alta - de 100 a 114 pontosMédia baixa - de 85 a 99 pontosAbaixo da média - de 70 a 84 pontosBaixo - de 55 a 69 pontos Muito baixo - menos de 55 pontos(Fonte: Mensa International)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 7 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 9 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 9 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 7 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 8 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 7 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 9 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 6 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

tech ESSILORLUXOTTICA-NEGÓCIOS Há 6 Horas

Maior fabricante de óculos escuros do mundo quer ser a número um em smart glasses

esporte Arábia Saudita Há 8 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens