Segundo dia de desfiles tem muitos problemas e gritos de 'é campeã'

A primeira escola a desfilar foi a Imperatriz, que homenageou Arlindo Rodrigues (1931-1987), cenógrafo, figurinista e carnavalesco responsável pelos dois primeiros títulos da Imperatriz, em 1980 e 1981.

© Reuters

Brasil Rio de Janeiro 24/04/22 POR Estadao Conteudo

É abril, mas a Marquês de Sapucaí teve entre a noite de sexta-feira e a madrugada do sábado tudo que todo desfile em fevereiro ou março tem: escola de samba que deu show e está credenciada a disputar o título, como Imperatriz, Mangueira, Viradouro e Beija-Flor; escola que precisou correr para não estourar o tempo-limite de desfile (o que causa perda de pontos), como o Salgueiro; carro alegórico com dificuldade para entrar na avenida (São Clemente); festa permanente no setor 1, o mais popular e localizado em frente à concentração das escolas; gente que pagou quase R$ 2 mil por um ingresso de camarote e se julgou no direito de invadir a pista no meio dos desfiles. E teve ainda gente aparentemente embriagada brigando com segurança. O carnaval voltou.

A primeira escola a desfilar foi a Imperatriz, que homenageou Arlindo Rodrigues (1931-1987), cenógrafo, figurinista e carnavalesco responsável pelos dois primeiros títulos da Imperatriz, em 1980 e 1981.

O enredo coube à carnavalesca Rosa Magalhães, subordinada a Rodrigues quando começou a carreira no universo do samba, como figurinista do Salgueiro, em 1971.

Antes de chegar à Imperatriz, Rodrigues fez desfiles memoráveis pelo Salgueiro, onde foi cinco vezes campeão (1960, 1963, 1965, 1969 e 1971), e pela Mocidade Independente, onde ganhou a disputa em 1979. Por isso, o enredo da Imperatriz foi uma revisita aos cortejos históricos, retratados em muitas alas e mesmo em carros alegóricos, todos muito luxuosos.

Ao final, a escola exaltou os dois títulos conquistados pelo homenageado na própria Imperatriz. Rebaixada em 2019 e vencedora da segunda divisão em 2020, a Imperatriz terminou o desfile deste ano aos gritos de "é campeã!".

A segunda escola a desfilar foi a Mangueira, que homenageou três ícones "da casa": o compositor e fundador Cartola (1908-1980), o intérprete Jamelão (1913-2008) e o mestre-sala Delegado (1921-2012).

Reconhecido pelos enredos de cunho social, o carnavalesco Leandro Vieira desta vez caprichou nos tons verde e rosa, predominantes em praticamente todas as alas.

Como a Imperatriz, a Mangueira exibiu fantasias e carros alegóricos luxuosos e com acabamento refinado. Uma das alegorias de destaque retratava Delegado como um dançarino de caixinha de música, com um mecanismo de dar corda grudado às costas.

Mas a escola levou um susto quando Marquinho Art'Samba, o intérprete, passou mal e, aparentando estar sem ar, precisou se sentar e ser atendido pelos bombeiros.

O problema ocorreu ainda na primeira metade do desfile, mas Marquinho atravessou a avenida sentado numa cadeira, no carro de som que segue a bateria.

Dificuldades

O Salgueiro foi a terceira agremiação a desfilar, com enredo Resistência, que retratou locais do Rio que se tornaram símbolos do povo negro, como a Pequena África e a Praça XI, palco dos primeiros desfiles. A partir dessa ideia, a escola mostrou a importância histórica dos negros e do combate ao racismo.

A quarta a se exibir foi a São Clemente, que homenageou o ator, autor e humorista Paulo Gustavo, morto em 2021 por covid-19.

Embora tenha emocionado o público (a mãe dele estava na comissão de frente), a escola também teve problemas na evolução, por causa da quebra de um carro alegórico.

Na sequência, entrou a Unidos do Viradouro, de Niterói (grupo da região metropolitana do Rio), atual campeã carioca.

A escola reviveu o carnaval de 1919, o primeiro após a pandemia de gripe espanhola, e se credenciou a mais um título.

O samba tratava sobre uma fictícia carta de amor enviada por um pierrô a uma colombina, datada da Quarta-Feira de cinzas de 1919, e seu refrão empolgou o público.

Fim em alto nível

O mesmo pode ser dito pela Beija-Flor, que encerrou a primeira noite. Sempre vistosa e bem organizada, a agremiação exaltou os negros, que classificou como "escondidos pela história", por causa do preconceito de cor. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 21 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

mundo Antártida Há 22 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Redes Sociais Há 21 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Luto Há 6 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Titanic Há 6 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech ESA Há 4 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

tech Ataque Há 3 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

lifestyle Challenger deep 26/04/24

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

fama Casais famosos Há 16 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 6 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina