Procurados! Os fora-da-lei mais famosos do Velho Oeste

Os vilões que viveram e morreram no Faroeste

Procurados! Os foras-da-lei mais famosos do Velho Oeste

A segunda metade do século XIX e início do século XX na Costa Oeste dos Estados Unidos é um período às vezes referido como o Velho Oeste ou Faroeste. Uma era caracterizada tanto pela violência quanto pelo romance e folclore que foram criados em torno dela. Também chamado de Oeste Selvagem, essa região foi invadida por numerosos fora-da-lei que invadiam bancos, roubavam trens e sequestravam diligências em cima de seus cavalos. Alguns desses pistoleiros alcançaram um status icônico e, praticamente, viraram lendas. Quase todos, no entanto, eram implacáveis e brutais. Suas reputações de perigosos pistoleiros foram mais que merecidas.

Clique na galeria e descubra os bandidos, vilões, fugitivos, pistoleiros e marginais mais procurados do Velho Oeste!

© Public Domain

Billy the Kid (1859–1881)

"Billy the Kid", cujo nome verdadeiro era Henry McCarty, também era conhecido pelo pseudônimo William H. Bonney. Uma das figuras mais notórias do Velho Oeste Americano, McCarty matou oito homens antes de ser baleado e morto aos 21 anos. A vida de Billy the Kid (e personagens parecidos com ele) tem sido frequentemente dramatizada na cultura popular ocidental. Na foto, uma imagem original não retocada de Bonney, c. 1880.

©

Public Domain 

Jesse James (1847–1882)

Uma das figuras mais icônicas da época, Jesse Woodson James era o líder da Gangue James-Younger, um dos grupos de bandidos mais temidos, que agiam no estado de Missouri. Os integrantes desse bando estavam entre os mais procurados do Velho-Oeste. A carreira criminosa de Jesse James terminou quando ele foi baleado e morto em 1882.

©

Public Domain 

Frank James (1843–1915)

O irmão mais velho de Jesse, Alexander Franklin James também era um membro da gangue James-Younger. Como bandido, Frank James esteve envolvido em pelo menos quatro assaltos que resultaram na morte de funcionários de banco ou cidadãos. Ele viveu bastante, morrendo aos 72 anos com uma aposentadoria pacífica. Os James brothers continuam a ser duas das figuras mais reconhecidas do Velho Oeste.

©

Public Domain 

Bob Younger (1853–1889)

Junto com seus irmãos Cole, Jim e John, Bob Younger também era um membro da gangue James-Younger. Por quase uma década, o bando roubou bancos, trens e diligências no Kansas e Missouri. Durante uma tentativa de assalto a banco em Northfield, Minnesota, em 7 de setembro de 1876, Bob, Jim e Cole foram capturados (John Younger não participou). Condenado e sentenciado à prisão perpétua, Bob Younger morreu atrás das grades de tuberculose.

©

Public Domain 

Cole Younger ( 1844–1916)

Esse é um dos poucos fora-da-lei do Velho Oeste a chegar na velhice. Thomas Coleman Younger foi um dos líderes da temida gangue James-Younger. Irmão mais velho de Jim, John e Bob Younger, Cole participou do infame ataque ao banco de Northfield, Minnesota. Cole e Jim foram libertados em 1901, depois de 25 anos de prisão. Jim morreu em 1902. Cole tornou-se cristão e se arrependeu de seu passado criminoso. Morreu em 1916, aos 72 anos.

©

Public Domain 

Richard Liddil (1852–1901)

Liddil já roubava cavalos quando conheceu Jesse James e juntou-se ao seu bando criminoso em 1879. Ele participou de uma série de assaltos a bancos, mas depois se desentendeu com os irmãos James. Em 1882, ele se entregou à justiça junto com Robert Ford (que mais tarde assassinaria Jesse James). Liddil testemunhou contra Frank James em troca de perdão. Como um homem livre, ele se tornou um rico dono de cavalos e morreu no hipódromo em 1901 de ataque cardíaco.

©

Public Domain 

Robert Newton Ford (1862-1892)

Infame por matar o líder de sua gangue, Jesse James, em 1882, Robert Ford esperava receber uma recompensa e a anistia por seus crimes passados que havia sido prometida após assassinar o famoso fora-da-lei. Em vez disso, ele foi acusado junto com seu irmão, Charles, de assassinato em primeiro grau. Ambos os homens, no entanto, receberam quase que imediatamente o perdão total. Robert Ford foi morto a tiros no Kansas em 8 de junho de 1892.

©

Getty Images

Belle Starr (1848–1889)

Myra Maybelle Shirley Reed Starr começou a se associar com os fora-da-lei no final da adolescência, inclusive com Jesse James. Ela ganhou reputação como ladra de cavalos e exímia atiradora. Ela também tinha um forte senso de moda e era frequentemente vista montando de lado enquanto estava elegantemente vestida com veludo preto. Starr foi morta a tiros quando voltava para casa em seu cavalo. Ela tinha acabado de sair da casa de um vizinho. O caso ainda não foi resolvido.

©

Public Domain 

Butch Cassidy (1866–1908)

Robert LeRoy Parker, mais conhecido como Butch Cassidy, ganhava a vida roubando bancos e assaltando trens como membro do Wild Bunch, um bando de criminosos que incluía Ben Kilpatrick, Will Carver, Harvey Logan e Harry A. Longabaugh (o "Sundance Kid"). As façanhas da gangue foram levadas para o cinema em 'Butch Cassidy' (1969).

©

Public Domain 

Sundance Kid (1867–1908)

Harry A. Longabaugh adotou o apelido de "Sundance Kid" na cadeia depois de roubar um cavalo de um rancho em Sundance, Wyoming. Ele conheceu Butch Cassidy em 1896. A dupla mais tarde realizaria uma série bem sucedida de assaltos a bancos e trens enquanto cavalgavam com o "Wild Bunch" ("Bando Selvagem", em português). Com os homens da lei em seu rastro, eles fugiram juntos para a América do Sul, onde foram supostamente mortos em um tiroteio na Bolívia. Na foto está o Wild Bunch. Primeira fila, da esquerda para a direita: Harry A. Longabaugh, Ben Kilpatrick, Robert Leroy Parker. De pé: Will Carver e Harvey Logan.

©

Getty Images 

Black Jack (1863–1901)

Um cowboy que virou criminoso, Tom Edward Ketchum ficou conhecido como "Black Jack" depois de ajudar a roubar um trem no Território do Novo México em 1892. Associado em certo ponto com a gangue Wild Bunch de Butch Cassidy e mais tarde com a Gangue Hole-in-the-Wall, Black Jack continuou roubando trens até sua captura em 1899. Ketchum foi executado por enforcamento.

©

Public Domain 

Laura Bullion (1876–1961)

Quando tinha apenas 13 anos, Laura Bullion já havia conhecido dois membros do Wild Bunch. No início da década de 1890, ela já estava cavalgando com a gangue de Butch Cassidy. Na verdade, Laura se envolveu romanticamente com um deles - Ben Kilpatrick. Presa por sua participação num assalto a trem, Laura foi solta em 1905 e mais tarde mudou-se para Memphis, Tennessee. Ela morreu lá em 1961. Foi a última integrante sobrevivente da gangue Wild Bunch.

©

Public Domain 

Tom Horn (1860–1903)

Assassino de aluguel, Tom Horn trabalhou como patrulheiro, detetive e agente da Pinkerton (agência de investigação e segurança particular) antes de encontrar emprego regular como um pistoleiro contratado para cuidar do gado. Acredita-se que ele tenha matado 17 homens antes de ser acusado de assassinar um garoto de 14 anos, uma acusação que acabaria levando ao seu enforcamento em 1902. Historiadores até hoje ainda debatem se ele foi responsável pelo crime. Horn tornou-se desde então um herói popular improvável do Velho Oeste.

©

Getty Images 

Sam Bass (1851‒1878)

Em 1877, Sam Bass fazia parte de uma gangue que roubou o trem de ouro da Union Pacific Railroad em Big Springs, Nebraska. Os foragidos colocararam as mãos em US$ 60 mil (equivalente a US$ 1,4 milhão em 2019), um valor impressionante na época. Com detetives do Texas Rangers e da Pinkerton atrás dele, o destino alcançou o fora-da-lei em Round Rock em julho de 1878, onde ele foi baleado e morto.

©

Public Domain 

Billy Clanton (1862–1881)

William Harrison Clanton, juntamente com os irmãos Tom e Frank McLaury, foi morto em 26 de outubro de 1881, num tiroteio na cidade de Tombstone no território do Arizona, após um conflito contínuo com os homens da lei Wyatt, Virgil e Morgan Earp. O tiroteio é considerado o mais famoso do Velho Oeste Americano. Na foto está Tombstone em 1881.

©

Public Domain 

Johnny Ringo (1850–1882)

O fora-da-lei John Peters Ringo cometeu seu primeiro assassinato durante uma onda de roubos de gado, que ficou conhecida como a Guerra do Condado de Mason. Mas foi sua implicação na tentativa de assassinato de Virgil Earp e na emboscada e morte de Morgan Earp, em 1882, que chamou a atenção dos policiais. Pouco depois, Ringo foi encontrado morto com um tiro na cabeça.

©

Public Domain 

Bob Dalton (1869–1892)

A gangue Dalton entrou em Coffeyville, Kansas, em 5 de outubro de 1892, para roubar não um, mas dois bancos — simultaneamente! O grupo de fora-da-lei era formado pelo líder Robert Rennick Dalton, seus irmãos Emmet e Gratton e os criminosos Bill Powers e Richard Broadwell. Só que os moradores da cidade reconheceram os bandoleiro e alertaram as autoridades. Um tiroteio se seguiu. Bob e Gratton foram mortos ao lado de Powers e Broadwell. Emmet sobreviveu, apesar de ter sofrido 23 ferimentos de bala.

©

Public Domain 

Bill Doolin (1858–1896)

Bill Doolin pertenceu por um tempo a Gangue Dalton. Suspeita-se até que ele tenha participado do malfadado assalto ao banco de Coffeyville. Mais tarde, porém, ele formou sua própria gangue, às vezes chamada de "Oklahombres". A gangue fez uma série de assaltos bem sucedidos a bancos e trens. Perseguidos por homens da lei e caçadores de recompensas, seus membros foram eliminados um a um. Doolin finalmente foi encontrado por um US Marshal em Lawson, no território de Oklahoma, e foi morto a tiros.

©

Public Domain 

John Wesley Hardin (1853–1895)

John Wesley Hardin matou seu primeiro homem aos 15 anos de idade. Em 1877, quando foi condenado a 24 anos de prisão por homicídio, ele alegou ter assassinado 42 homens. Solto em 1894, o próprio Hardin foi morto a tiros num saloon em El Paso. Desde então, tornou-se um ícone popular polêmico. Bob Dylan nomeou seu álbum de 1967 'John Wesley Harding' em homenagem ao fora-da-lei, embora o nome tenha sido escrito de forma diferente.

©

Public Domain 

Dan Bogan (1860–after 1889)

Bogan, nascido no Alabama, trabalhou como cowboy, mas foi colocado numa lista proibida em 1884, após participar de uma greve. Ele começou a roubar gado para se sustentar e rapidamente ganhou a reputação de pistoleiro mortal. Preso por assassinato em 1887, Bogan foi condenado à morte, mas escapou da prisão, provocando uma enorme caçada humana. Ele nunca foi pego e seu desaparecimento permanece um grande mistério.

©

Public Domain 

Black Bart (1829–1888)

Charles Earl Boles, mais conhecido como "Black Bart", era um notório ladrão de diligências, responsável por pelo menos 28 assaltos no norte da Califórnia entre 1875 e 1883. Em duas ocasiões, ele deixou poemas nos locais de roubo. Essas ações lhe renderam a reputação de bandido cavalheiro com talento para o estilo e a sofisticação. Eventualmente preso, Boles cumpriu seis anos de prisão antes de desaparecer na obscuridade.

©

Public Domain 

Gangue Rufus Buck

Uma gangue multi-racial de bandidos cujos membros eram parte afro-americanos e parte Muscogee (povo nativo estadunidense), o bando Rufus Buck foi responsável por uma onda de assassinatos e roubos cometidos de 1895 a 1896 no território de Arkansas-Oklahoma. Excepcionalmente brutal e indiscriminada em seus ataques, a gangue acabou sendo capturada e todos os membros enforcados por seus crimes. Na foto, da esquerda para a direita, está: Maoma July, Sam Samson, Rufus Buck, Lucky Davis e Lewis Davis.

©

Public Domain 

Pearl Hart (c. 1871– 1955)

Nascida Pearl Taylor em Lindsay, Ontário, Canadá, Pearl Hart ganhou notoriedade depois de cometer um dos últimos assaltos a diligências nos Estados Unidos, em 30 de maio de 1899, no Arizona. Para o assalto, Hart cortou o cabelo curto e se vestiu com roupas masculinas. Ela foi considerada inocente do crime depois de alegar pobreza, mas ainda assim acabou na prisão por fraude postal. Após sua libertação, Hart viveu uma vida tranquila com o marido e morreu em 1955, aos 79 anos.

©

Public Domain 

Marion Hedgepeth (1856–1909)

Apesar de ter uma aparência sofisticada, Marlon Columbus Hedgepeth (nome verdadeiro de Marion Hedgepeth) era, de acordo com Allan Pinkerton, da Agência Nacional de Detetives, "um assassino mortal e um dos atiradores mais rápidos do Oeste". Ele matou pelo menos duas pessoas e também era procurado por roubo a trem e furto. Hedgepeth cumpriu 14 anos de prisão antes de ser baleado e morto num assalto a um saloon de Chicago.

©

Public Domain 

Jim Miller (1861–1909)

Conhecido como "Killer Miller" por sua crueldade, Jim Miller era um matador do Velho Oeste, um assassino profissional que disse ter despachado 12 pessoas durante trocas de tiros — talvez os homicídios mais famosos feitos por um único homem durante a época! Alguns dizem que ele encontrou um fim merecido. Ele foi linchado, junto com outros três homens, por uma multidão furiosa depois de matar um ex-delegado federal dos EUA.

©

Public Domain 

Tiburcio Vásquez (1835–1875)

Nascido em Monterey, Alta Califórnia, México (atual estado da Califórnia), Vásquez organizou uma gangue de bandidos, que contava com Juan Soto e Procopio Bustamante entre seus membros mais notórios. A preferência deles era: assalto a lojas, furto a residências e roubos em rodovias. Vásquez acabou sendo traído por um membro da família e foi executado na prisão de San José. O lugar da Califórnia onde ele muitas vezes se escondia para escapar de ser preso tem seu nome: Vásquez Rocks.

©

Public Domain 

Big Nose George (1834–1881)

O francês George Parrott não era muito mais do que um ladrão comum, com preferência por viajantes. Mas, quando "Big Nose" (Narigão) e sua gangue assassinaram dois policiais durante um assalto a um trem, um preço foi colocado pela cabeça do imigrante. Parrott teve um fim horrível. Ele foi linchado por uma multidão. Depois, sua pele foi transformada num par de sapatos e parte de seu crânio foi usado como cinzeiro.

©

Public Domain 

Soapy Smith (1860–1898)

Jefferson Randolph "Soapy" Smith foi o vigarista mais célebre do Velho Oeste. Smith criou uma "extorsão de sabão premiado", na qual vendia barras de sabão com notas de dólar escondidas em algumas das embalagens para aumentar as vendas. No entanto, ele garantia que apenas membros de sua gangue comprassem o sortudo sabonete "premiado". O golpe, porém, não funcionou por muito tempo e "Soapy" se mudou para Skagway, Alasca. Lá, ele tentou a sorte na Corrida do Ouro Klondike, mas acabou sendo morto num tiroteio. Na imagem, ele foi fotografado num saloon em Skagway, em 1898.

©

Public Domain 

Clay Allison (1841–1887)

Um pistoleiro com reputação de violência, Robert Clay Allison foi implicado em vários arrombamentos de prisões e linchamentos. Ele não era só perigoso para os outros, sua natureza perturbada ocasionalmente o tornava um perigo para si mesmo - ele uma vez acidentalmente atirou no próprio pé durante uma fúria violenta! Responsável pessoalmente por vários assassinatos, Allison morreu em decorrência de um pescoço quebrado após uma roda de carroça rolar sobre ele.

©

Public Domain 

Frank Reno (1837–1868)

Frank Reno e seu irmão John fundaram a gangue Reno em 1864. O grupo se expandiu quando os irmãos Simeon, William e Clint Reno se juntaram ao bando. Conhecida como a primeira "Irmandade Fora-da-Lei", a gangue Reno aterrorizou o Centro-Oeste por vários anos, roubando e assassinando viajantes e invadindo bancos. Frank, Simeon, William e outros membros da gangue foram linchados por uma multidão em 11 de dezembro de 1868. Os Irmãos Reno fazem parte do primeiro filme de Elvis Presley, 'Ama-Me com Ternura' (1956), onde o astro interpreta o irmão Clint.

Veja também: Filmes que o vilão vence no final!

©

Public Domain 

Mundo Criminosos 25/04/22 POR Notícias ao Minuto Brasil


A segunda metade do século XIX e início do século XX na Costa Oeste dos Estados Unidos é um período às vezes referido como o Velho Oeste ou Faroeste. Uma era caracterizada tanto pela violência quanto pelo romance e folclore que foram criados em torno dela. Também chamado de Oeste Selvagem, essa região foi invadida por numerosos fora-da-lei que invadiam bancos, roubavam trens e sequestravam diligências em cima de seus cavalos. Alguns desses pistoleiros alcançaram um status icônico e, praticamente, viraram lendas. Quase todos, no entanto, eram implacáveis e brutais. Suas reputações de perigosos pistoleiros foram mais que merecidas.

PUB

Clique na galeria e descubra os bandidos, vilões, fugitivos, pistoleiros e marginais mais procurados do Velho Oeste!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 19 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 23 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 22 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama BERNARD-HILL Há 20 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul 05/05/24

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 19 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

brasil CHUVA-RS Há 21 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

fama MADONNA-RIO Há 20 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show

politica Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Lula chega a centro de operações do Exército em Porto Alegre para se reunir com Eduardo Leite