Diretor do BC faz críticas ao governo sobre o ajuste nas contas públicas

A declaração foi dada durante o evento "Brazil Macro and Political Conference", promovido pelo JP Morgan, segundo discurso divulgado no site do BC

© Reprodução

Economia Ajuste fiscal 22/02/16 POR Estadao Conteudo

O diretor de política econômica da autoridade monetária, Altamir Lopes, fez nesta segunda-feira, 22, uma dura cobrança ao governo sobre o ajuste nas contas públicas. Ele afirmou que é importante dissipar as incertezas sobre as trajetórias das variáveis fiscais para 2016. A declaração foi dada durante o evento "Brazil Macro and Political Conference", promovido pelo JP Morgan, segundo discurso divulgado no site do BC.

PUB

"Ressalto que uma eventual postergação dos ajustes adiaria o início da recuperação econômica, ampliando a incerteza, a perda de confiança, adiando investimentos, aprofundando a queda da atividade e tornando o próprio ajuste mais prolongado e custoso. No limite, os fundamentos da economia brasileira poderiam ser comprometidos", afirmou.

Segundo o diretor, o ajuste fiscal é de suma importância para recompor o colchão fiscal consumido pela implementação de políticas anticíclicas, concebidas para atenuar os efeitos contracionistas da crise. "Destaco a importância de que sejam dissipadas incertezas acerca das trajetórias das variáveis fiscais para o ano corrente, contribuindo para uma percepção mais positiva sobre a evolução e a consolidação da política fiscal no País".

Para Lopes, além de se ter clareza sobre os resultados de curto prazo, que são amplamente afetados pela contração das receitas tributárias, é importante perseverar na busca por soluções de médio e longo prazos para a questão fiscal. "O momento deve ser aproveitado para repensar as estruturas de tributos e de gastos obrigatórios do governo federal, bem como para promover reformas estruturais de forma a assegurar a consolidação fiscal em prazos mais longos".

Ele disse que o debate iniciado em torno da reforma da Previdência e as medidas recém-anunciadas no sentido de estabelecer limites para a expansão do gasto público constituem iniciativas importantes nesse processo. "É preciso, portanto, garantir uma trajetória de resultados primários que permita a estabilização e a posterior redução do endividamento público em relação ao PIB, medida crucial para reforçar a percepção positiva sobre o ambiente econômico, para melhorar a confiança dos agentes, e para contribuir para a ancoragem das expectativas de inflação", apontou, deixando claro que o BC não pode atuar sozinho na luta contra a inflação.

Inflação

Apesar da decisão do Banco Central de manter os juros estáveis na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), Lopes disse que existem incertezas sobre o balanço de riscos para a inflação e reconheceu que as expectativas inflacionárias do mercado têm se elevado desde agosto do ano passado.

"A piora nas expectativas fundamenta-se, em grande parte, na inflação corrente mais elevada que o esperado. Assim, à medida que o processo desinflacionário materializar-se - esperamos desinflação de 2 pontos porcentuais já neste primeiro semestre -, as expectativas deverão estabilizar-se ou mesmo apresentar retração", argumentou.

Ele afirmou que, em relação aos riscos decorrentes de mecanismos que favorecem a persistência da inflação, "deve-se ressaltar que os efeitos cumulativos e defasados das ações de política monetária têm atuado para mitigar os impactos de segunda ordem sobre o processo de formação de preços". Já no caso do repasse da depreciação cambial para os preços ao consumidor, o diretor apontou que esse impacto ocorre mais rapidamente do que o efeito decorrente da distensão das condições nos mercados de produto e de trabalho.

Lopes também ponderou que 2016 terá uma maior convergência entre a variação dos preços administrados e dos livres, ao mesmo tempo em que a inflação deverá passar a refletir melhor o estado da atividade econômica e das condições monetárias. "Sobre os preços administrados, importa considerar que o expressivo ajuste ocorrido em 2015, cuja variação alcançou 18%, deverá levar a significativa redução da inflação desses preços no ano corrente", explicou. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 15 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 14 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 6 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 14 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 16 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 15 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 15 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

esporte Óbito Há 7 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

justica Paraíba Há 13 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

mundo EUA Há 12 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma