Acidentes de trabalho cresceu 30% em 2021

O estado de São Paulo contribuiu com quase 1/3 das notificações no país, 30%

© Shutterstock

Economia Levantamento 26/04/22 POR Agência Brasil

O número de acidentes de trabalho cresceu 30% em 2021 comparado com o ano anterior de acordo com levantamento feito pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério Público do Trabalho. Foram mais de 561 mil comunicações de acidentes de trabalho somente em 2021 contra 446 mil no ano anterior. O estado de São Paulo contribuiu com quase 1/3 das notificações no país, 30%.

Parte desse crescimento pode ser explicado pela pandemia, pois o número de comunicações de acidentes no setor hospitalar aumentou 11% comparando os biênios 2018-2019 com 2020-2021.

Mas uma grande preocupação do Ministério Público do Trabalho nesse período é a subnotificação, fato que de acordo com Luciano Leivas, coordenador nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho do MPT, tem sido cada vez mais comum com o crescimento da precarização das relações trabalhistas a partir de 2017.

De acordo com Leivas, a subnotificação impede o diagnóstico e a adoção de medidas públicas corretas para prevenir e diminuir que casos ocorram.

O custo econômico dos afastamentos e acidentes de trabalho são enormes. A OIT estima que os gastos no sistema de saúde, além dos custos sociais e previdenciários causam perda aproximada de 4% do PIB ao ano. No Brasil, isso representaria um prejuízo de R$ 350 bilhões anualmente.

Mas Luciano Leivas lembra que, muitas vezes para economizar, o empregador não adota todas as medidas necessárias de prevenção de acidentes do trabalho, fazendo uma conta equivocada que pode gerar custos sociais e humanos mais para a frente.

No próximo dia 28 de Abril se celebra o Dia Mundial da Segurança e da Saúde do Trabalho. E o Ministério Público do Trabalho vai iniciar uma campanha para diminuir a subnotificação de acidentes, incentivando os trabalhadores, principalmente os informais, a notificarem acidentes de trabalho junto ao SUS.

Além disso, na próxima conferencia da OIT, prevista para junho, o Ministério Público do Trabalho irá defender que o trabalho seguro e saudável seja incluído como um princípio no direito internacional do trabalho.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

tech ESA Há 23 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 21 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

brasil Paraíba Há 21 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 22 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Iraque Há 17 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 22 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

brasil Rio de Janeiro Há 23 Horas

Mãe e filha passam os dias em McDonald's no Leblon, no Rio de Janeiro

mundo Chile Há 23 Horas

Acidente com ônibus de turismo no Chile deixa duas brasileiras mortas e 33 feridos

fama Casais famosos Há 17 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Redes Sociais Há 23 Horas

Adriano Imperador nega caso com Gracyanne e Belo