Palmeiras massacra Petrolero e garante vaga antecipada às oitavas da Libertadores

A vaga ao mata-mata foi confirmada na noite desta terça-feira com mais uma goleada do time de Abel Ferreira, que não se incomodou com a altitude de Sucre, na Bolívia, e aplicou 5 a 0 no frágil Independiente Petrolero

© Getty

Esporte Libertadores 04/05/22 POR Estadao Conteudo

O Palmeiras conseguiu algo com o qual se acostumou nos últimos anos: classificar-se às oitavas da Libertadores com antecedência. A vaga ao mata-mata foi confirmada na noite desta terça-feira com mais uma goleada do time de Abel Ferreira, que não se incomodou com a altitude de Sucre, na Bolívia, e aplicou 5 a 0 no frágil Independiente Petrolero, rival que havia sido vítima da maior goleada palmeirense na história da competição, um impiedoso 8 a 1.

Raphael Veiga, em fase esplêndida, brilhou com três gols, o último deles um chute magistral que morreu no ângulo esquerdo. Rafael Navarro deixou o dele para retomar a artilharia do torneio, momentaneamente pertencente a Veiga, e o zagueiro Murilo selou de cabeça o massacre alviverde na Bolívia.

A campanha do Palmeiras, dono de uma série de recordes na Libertadores, se manteve perfeita. São 12 pontos, a liderança assegurada do Grupo A e a classificação garantida com duas rodadas de antecipação pelo sexto ano consecutivo, além de impressionantes 20 gols marcados do melhor ataque do campeonato. A equipe joga seus dois compromissos que restam, contra Emelec e Deportivo Táchira, ambos em casa, de olho em obter a melhor campanha da fase de grupos.

O Palmeiras marcou 13 gols em suas duas partidas contra o Petrolero. Nesta terça, fez o que dele se esperava ao se impor e massacrar um adversário muito inferior tecnicamente e conseguir sua maior goleada como visitante no torneio do qual é o atual campeão. Até mesmo na altitude o time alviverde não encontrou nenhuma dificuldade. Construiu o placar com naturalidade e com base no talento de seus principais jogadores.

Veiga fez dois na etapa inicial. O primeiro saiu de seus pés em pênalti convertido com categoria. O segundo ele marcou após passe de Dudu. O ex-palmeirense Cristaldo foi expulso no fim do primeiro tempo por acertar cotovelada em Murilo.

Na etapa final, Veiga reforçou os argumentos dos que o defendem na seleção brasileira ao anotar um golaço. Foi uma bomba de fora da área que morreu no ângulo direito. Este gol fez o meia superar Rony e se tornar o maior artilheiro do Palmeiras na história da Libertadores. São 14 bolas na rede do iluminado jogador.

Veiga havia também se igualado a Navarro e assumido a artilharia da equipe nesta edição da competição sul-americana. O centroavante, porém, deixou sua marca pouco tempo depois e passou o colega no ranking dos goleadores, chegando a sete gols. Murilo subiu sozinho para marcar o quinto e sacramentar o passeio alviverde em território boliviano.

FICHA TÉCNICA

INDEPENDIENTE PETROLERO 0 x 5 PALMEIRAS

INDEPENDIENTE PETROLERO: Ayala; Alaca, Chiatti, Silva e Velásquez; Florenciañez (Martínez), Joel Bejarano (Acuña), Luis Ali e Ramírez; Cristaldo e Correa (Reina). Técnico: Juan Robledo.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo (Gabriel Menino), Zé Rafael e Raphael Veiga (Gustavo Scarpa); Gabriel Veron, Dudu (Wesley) e Rony (Rafael Navarro). Técnico: Abel Ferreira.

GOLS: Raphael Veiga, aos 16 e aos 21 minutos do primeiro tempo; Raphael Veiga, aos 14, Rafael Navarro, aos 17, e Murilo, aos 28 do segundo.

CARTÕES AMARELOS - Marcos Rocha, Wesley e Mayke (Palmeiras) e Alaca (Independiente Petrolero).

CARTÕES VERMELHOS - Cristaldo e Juan Robledo.

ÁRBITRO: Nicolás Lamolina (ARG).

LOCAL: Estádio Olímpico Pátria.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 23 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 21 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Salma Hayek Há 23 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 14 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 18 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 15 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Emergência Médica Há 22 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave

economia Reforma Tributária Há 22 Horas

Texto da reforma tributária traz lista de profissões que terão imposto menor

mundo Vaticano Há 22 Horas

Hospital britânico desiste de tratar bebê e Itália intervém para ajudar

esporte La Liga Há 23 Horas

Ancelotti promove surpresa de última hora nos convocados do Real Madrid