Péssimos hábitos de higiene que muita gente tem e nem sabe

Esses erros comuns podem estar causando danos

Péssimos hábitos de higiene que muita gente tem e nem sabe

Quem toma banho todos os dias e escova os dentes sempre após as refeições, provavelmente acredita que é uma pessoa limpa e higiênica. Mas isso nem sempre é verdade. Há grandes chance de algumas outras áreas terem sido esquecidas e isso pode ter um impacto significativo na saúde de uma pessoa a longo prazo.

Clique na galeria a seguir e descubra alguns maus hábitos de higiene comuns que muita gente não percebe que tem.

©

Shutterstock

Usar o celular no banheiro

É bastante tentador levar o telefone para o banheiro e checar as redes sociais por lá, mas os celulares podem captar muitos germes, que mais tarde serão levados para outras áreas (inclusive para o rosto).

©

Shutterstock

Cotonetes

Limpar o excesso de cera de ouvido pode parecer uma boa ideia, mas muitas vezes faz mais mal do que bem. Usar cotonetes cria muitos problemas quando a cera é empurrada para baixo do canal auditivo. Isso pode causar danos ao tímpano e ao canal do ouvido, com potencial de prejuízos permanentes.

©

Shutterstock

Lavar o cabelo todos os dias

O couro cabeludo produz óleos naturais que são importantes para manter os cabelos saudáveis e brilhantes. Quando passamos o xampu, ele se livra da sujeira e do excesso de óleo. Mas se a gente fizer isso com muita frequência, a lavagem vai, em última análise, fazer o cabelo ficar seco e menos brilhante.

©

Shutterstock

Não lavar o cabelo

Deixar de lavar o cabelo também é muito ruim. O couro cabeludo vai começar a cheirar e as bactérias acabarão entupindo os folículos capilares, o que pode levar a uma infecção. O ideal é lavar o cabelo a cada dois ou três dias.

©

Shutterstock

Não cuidar apropriadamente das extensões de cílios

Cílios postiços podem trazer muitos problemas se não tomarmos os devidos cuidados. Há diferentes graus de toxicidade quando as colas entram no olho, o que pode levar a comprometimento visual ou inflamação da córnea.

©

Shutterstock

Não lavar as mãos com frequência

Lavar as mãos é importante para nos manter saudáveis e reduzir a propagação de doenças. Lembre-se de lavar as mãos com frequência, especialmente quando estiver em contato com superfícies potencialmente insalubres.

©

Shutterstock

Compartilhar lâmina de barbear

Compartilhar lâminas é uma péssima ideia, pois pode espalhar infecções de pele como o estafilococos e, na pior das hipóteses, pode transmitir vírus como hepatite e HIV.

©

Shutterstock

Escovar os dentes inadequadamente

É fácil não ser tão cuidadoso quando se trata de escovar os dentes, especialmente no início da manhã, quando ainda estamos sonolentos. Mas, no mínimo, precisamos escovar por dois minutos inteiros, duas vezes por dia.

©

Shutterstock

Não tirar as lentes de contato para dormir

Dormir com as lentes de contato pode causar irritação nos olhos. E, na pior das hipóteses, pode levar a uma abrasão da córnea ou infecção. Então, certifique-se de dar um descanso aos seus olhos na hora de dormir.

©

Shutterstock

Deixar a escova próxima ao vaso sanitário

Se sua escova de dentes está localizada perto do vaso, então você está se colocando em risco de pegar alguma contaminação cruzada. Isso é causado por uma nuvem invisível de partículas microscópicas que é criada quando damos descarga.

©

Shutterstock

Usar toalhas sujas por muitos dias

Uma toalha de banho pode abrigar bactérias, mofo e bolor depois de apenas alguns dias de uso. E isso é causado por toda a umidade que deixamos para trás quando nos secamos. O melhor é mudar de toalha a cada três ou quatro dias.

©

Shutterstock

Não lavar os produtos

Ingerir as bactérias em frutas e vegetais não lavados pode dar intoxicação alimentar, e consumir os pesticidas pode aumentar o risco de condições graves. Por isso, certifique-se de sempre lavar seus produtos antes de consumi-los.

©

Shutterstock

Banhos longos e quentes

Banhos quentes podem trazer uma série de efeitos colaterais negativos, incluindo deixar a pele seca e retirar óleos naturais importantes para a pele. O calor intenso pode até causar uma redução da pressão arterial, pois dilata os vasos sanguíneos periféricos. Então, mantenha os banhos curtos.

©

Shutterstock

Usar esponja na cozinha por muito tempo

Esponjas são grandes ímãs de germes, o que pode levar à propagação de doenças como salmonela. Mesmo que a gente perca a noção de quanto tempo estamos usando uma esponja, é bom substituí-la com frequência.

©

Shutterstock

Usar absorvente interno por muito tempo

Mesmo que seja muito raro, uma das consequências mais notórias de não mudar o absorvente interno com frequência é a síndrome de choque tóxico, uma infecção potencialmente fatal.

©

Shutterstock

Hidratar demais

Embora a hidratação seja importante, exagerar só fará com que a pele fique mais seca. Hidratação excessiva pode causar poros entupidos e cravos. A melhor aposta é hidratar o corpo dia sim, dia não, para que ele possa aproveitar os óleos naturais também.

©

Shutterstock

Não lavar as roupas de cama com frequência

Quando você não lava seus lençóis, grandes quantidades de partículas se acumulam, incluindo células de pele humana. Então, certifique-se de mudar sua roupa de cama pelo menos a cada duas semanas.

©

Shutterstock

Usar enxaguante bucal em excesso

Enxaguantes bucais à base de álcool tendem a desidratar a boca. É melhor usar antisséptico bucal com moderação ao longo da semana.

©

Shutterstock

Andar descalço em chuveiros públicos

Ao frequentar piscinas públicas ou ao tomar banho na academia, use chinelos. Afinal, ninguém quer pisar em bactérias, fungos e mofo criados pelo suor, cabelo e xixi de outras pessoas que se acumulam no chão do chuveiro.

©

Shutterstock

Negligenciar tesouras e cortadores de unhas

Unhas sujas podem espalhar uma série de infecções, por isso certifique-se de cortar as unhas com frequência, pois elas são mais propensas a abrigar sujeira e bactérias. Cortadores de unhas também são um refúgio para bactérias e esporos fúngicos. A melhor maneira de limpá-los é passando álcool.

©

Shutterstock

Dormir de maquiagem

Dormir de maquiagem é provavelmente um dos maiores erros de skincare que alguém pode cometer. Não lavar o rosto diariamente pode criar poros entupidos, o que pode levar a cravos e espinhas. Maquiagem antiga também pode migrar para os olhos e causar folículos inflamados na linha dos cílios e infecções graves de pele.

©

Shutterstock

Tomar pouco banho

A higiene pessoal é extremamente importante e um banho rápido por dia é tudo que precisamos. Em geral, água e sabão podem prevenir acne, erupções cutâneas e infecções graves.

©

Shutterstock

Não limpar o controle remoto da TV

A maioria dos controles remotos de TV são muitas vezes esquecidos quando se trata de limpeza. Por isso eles ficam cobertos de germes e vírus. Seja sábio e comece a limpar esse item também.

©

Shutterstock

Não lavar sutiãs regularmente

Certifique-se de trocar a roupa de baixo todos os dias. Quando se trata de sutiãs, eles podem guardar óleos e bactérias, o que eventualmente causará acne e erupções cutâneas.

©

Shutterstock

Reutilizar a garrafa de água sem lavar

Encher a garrafa de água de plástico descartável com muita frequência ou reabastecer a garrafa de água reutilizável sem lavá-la completamente é muito anti-higiênico. Se não forem lavadas, grandes quantidades de bactérias se acumulam, o que pode até levar a intoxicação alimentar.

©

Shutterstock

Passar a mão no rosto

Você provavelmente descansa o rosto nas mãos várias vezes por dia. Mas quando fizer isso, lembre-se de que está adicionando sujeira ao rosto e entupindo seus poros. Concentre-se em encontrar diferentes maneiras de sentar.

©

Shutterstock

Não trocar a esponja de banho

Esponjas e buchas podem abrigar bactérias, mofo e bolor. Certifique-se de que o item está seco completamente cada vez que for usado e substitua com frequência.

©

Shutterstock

Não passar o papel corretamente depois de ir ao banheiro

Se limpar corretamente depois de ir ao banheiro manterá as roupas íntimas limpas e os odores desagradáveis bem distantes. Limpe sempre da frente para trás para manter as bactérias longe.

©

Shutterstock

Compartilhar escova de cabelo

Às vezes é bom ser egoísta. E isso inclui sua escova de cabelo! Compartilhar esse item pode te colocar em risco quando o assunto são piolhos e erupções cutâneas. Então é melhor evitar e se manter seguro.

Fontes: (Eat This, Not That! 1 and 2) (The Healthy) (Healthline)

Veja também: Os incríveis benefícios de ficar sem roupa

©

Shutterstock

Lifestyle Higiene pessoal 06/05/22 POR Notícias Ao Minuto Brasil


Quem toma banho todos os dias e escova os dentes sempre após as refeições, provavelmente acredita que é uma pessoa limpa e higiênica. Mas isso nem sempre é verdade. Há grandes chance de algumas outras áreas terem sido esquecidas e isso pode ter um impacto significativo na saúde de uma pessoa a longo prazo.

PUB

Clique na galeria a seguir e descubra alguns maus hábitos de higiene comuns que muita gente não percebe que tem.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 13 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 14 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 15 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 16 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 16 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 16 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 13 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 11 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 10 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 14 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula