Fatos espantosos sobre o oceano que quase ninguém sabe

O fundo do mar é quase outro planeta

Fatos espantosos sobre o oceano que quase ninguém sabe

O mar é um dos maiores enigmas da Terra. Os oceanos dominam completamente nosso planeta, cobrindo muito mais área do que a terra encobre. Ainda assim, parecemos saber menos sobre o mar do que sobre Marte, um planeta que está a milhões de quilômetros de distância.

O que existe debaixo de tanta água? Os oceanos estão realmente em perigo? Eles representam uma ameaça? O mar é objeto de muita admiração, se tornou cenário de grandes aventuras e tem sido romantizado por inúmeros escritores há séculos, mas o quanto você realmente conhece sobre os oceanos? Sabia, por exemplo, que dentro do mar existem rios, lagos e até cachoeiras?

Clique e descubra alguns fatos que mudarão para sempre sua perspectiva do nosso planeta Terra!

©

Shutterstock

O oceano é lar de quase 95% de toda vida

Nós humanos temos a tendência de achar que somos o centro do mundo. Mesmo que nossa superpopulação se torne um problema real, o fato é que nossos oceanos cobrem 70% da superfície da Terra e, portanto, a maior parte da vida no planeta é aquática. Incríveis 94% das espécies vivas da Terra existem dentro dos oceanos.

©

Shutterstock

A maior cadeia de montanhas do mundo está debaixo d'água

A maior cadeia de montanhas da Terra, a cordilheira Mesoatlântica, está quase inteiramente abaixo do oceano, estendendo-se por uma distância de 65.000 km. Ela é 10 vezes maior que os Andes!

©

Shutterstock

Oceanos tem rios e lagos

Como isso é possível? Bem, esses lagos e rios se formam quando a água do mar se infiltra através de espessas camadas de sal sob o fundo do mar, fazendo com que o sal entre em colapso e forme depressões. O sal dissolvido torna a água mais densa que a água acima dela, por isso se instala nas depressões. Eles até têm margens e ondas próprias.

©

Shutterstock

Exploramos menos de 5% dos oceanos do planeta

De acordo com o Serviço Oceânico, os humanos exploraram menos de 5% dos oceanos da Terra, razão pela qual nossos mapas de Marte são mais detalhados do que os dos oceanos, apesar de estarmos notavelmente mais perto do mar.

©

Shutterstock

Mais de 90% das formas de vida do planeta ainda não foram descobertas

Uma vez que pouca parte dos oceanos foi explorada e a maioria das espécies são aquáticas, estima-se que 91% das espécies que existem sob o mar ainda não foram descobertas.

©

Shutterstock

Existe conexão de internet no mar

Sabia que o oceano tem toneladas de cabos? Nas últimas décadas, cabos submarinos enterrados nas profundezas dos oceanos carregam mais de 99% do tráfego de dados intercontinentais. De acordo com a CNN, há cerca de 380 cabos subaquáticos em operação em todo o mundo, abrangendo um comprimento de mais de 1,2 milhão de quilômetros.

©

Shutterstock

Estima-se que haja cerca de 3 milhões de navios afundados no oceano

Acredita que os oceanos abrigam cerca de três milhões de naufrágios? Dentre os que ficamos sabendo e os que nunca ouvimos falar, esse é o número de embarcações no fundo do mar de acordo com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura.

©

Shutterstock

O mar tem mais artefatos que todos os museus juntos

Graças a milhões de naufrágios, o oceano abriga inúmeros tesouros e artefatos. Alguns estimam que há mais tesouros desperdiçados no fundo do oceano do que em todos os museus do mundo reunidos.

©

Shutterstock

Mais de 70% do oxigênio do nosso planeta é produzido pelos oceanos

Apesar de nós, mamíferos terrestres, pensarmos em árvores quando imaginamos grandes produtores de oxigênio, a maior parte do oxigênio do planeta é realmente produzida por plantas marinhas. Quase todas são algas marinhas como o fitoplâncton, laminariales e plânctons. Os cientistas estimam que elas são responsáveis por cerca de 70% do oxigênio da atmosfera, segundo a National Geographic.

©

Shutterstock

A maior parte do nosso planeta é sombria

Como os oceanos têm uma profundidade média de 3,4 km, e as ondas de luz só conseguem penetrar 100 metros de água, tudo abaixo desse ponto é escuro. É estranho pensar que a maior parte do planeta exista perpetuamente na escuridão, né?

©

Shutterstock

Os cânions oceânicos fazem o Grand Canyon parecer pequeno

O Cânion Zhemchug, por exemplo, localizado no Mar de Bering, tem 2,60 km de profundidade — quase 700 metros mais profundo que o Grand Canyon.

©

Shutterstock

Grande parte da atividade vulcânica da Terra acontece nos oceanos

Muita gente não imagina que vulcões poderiam entrar em erupção debaixo d'água, mas na verdade 90% de toda atividade vulcânica no planeta acontece no mar. A maior concentração conhecida de vulcões ativos está no Pacífico Sul, que contém impressionantes 1.133 vulcões.

©

Shutterstock

As maiores ondas oceânicas estão sob a superfície

As maiores ondas oceânicas não são visíveis da costa, são chamadas de "ondas internas" e normalmente ocorrem entre dois fluidos com duas densidades diferentes. Elas podem supostamente viajar por milhares de quilômetros e atingir quase 200 metros de altura!

©

Shutterstock

Tsunamis se movem a mais de 800 km/h

Tsunamis são desencadeados por eventos sísmicos e podem se mover através do oceano a 805 quilômetros por hora quando a profundidade do oceano é de 6 km, como relata o Museu de História Natural de Utah. Quando as ondas gigantes estão em águas profundas, geralmente se mostram apenas alguns centímetros acima da superfície, mas à medida que se movem em direção à terra e a profundidades mais rasas, elas aumentam em tamanho acima da superfície e diminuem a velocidade.

©

Shutterstock

O Oceano Pacífico é maior que a Lua

Em seu ponto mais amplo - da Indonésia à Colômbia - o Oceano Pacífico é na verdade muito maior do que a Lua. Esta extensão do oceano tem 19.794 km de distância, o que é mais de cinco vezes o diâmetro da Lua!

©

Shutterstock

A maior cachoeira do mundo está debaixo d'água

A cachoeira mais alta em terra é Angel Falls, na Venezuela, que tem uma queda de mais de 975 metros. Mas isso não é nada comparado com a Catarata do Estreito da Dinamarca, uma cachoeira subaquática entre a Groenlândia e a Islândia. Ela foi formada pela diferença de temperatura na água em ambos os lados do estreito que resulta em uma queda de 3.505 metros. De acordo com o Serviço Nacional do Oceano, a vazão da cachoeira é de aproximadamente 3,5 milhões de metros cúbicos por segundo!

©

Shutterstock

A pressão no fundo do oceano poderia esmagar uma pessoa

Na Fossa das Marianas, cerca de 10 km abaixo da superfície, se encontra o ponto mais profundo do planeta, onde a pressão da água é de oito toneladas por polegada quadrada. Para se ter uma ideia, é como se uma pessoa tentasse segurar 50 jatos jumbo.

©

Shutterstock

Mais pessoas foram à Lua do que à Fossa das Marianas

Uma dúzia de pessoas pisaram na Lua, mas apenas três pessoas conseguiram chegar à Fossa das Marianas por causa das condições extremas que existem por lá.

©

Shutterstock

Corais produzem seu próprio filtro solar

A luz solar excessiva pode danificar as algas que vivem dentro dos corais, particularmente em águas rasas. Como uma forma de proteção natural, os corais ficam fluorescentes e criam proteínas que agem como uma espécie de protetor solar para que as algas possam continuar a se alimentar neles.

©

Shutterstock

A água no fundo do oceano pode ser incrivelmente quente

Muitas das partes mais profundas do oceano pairam em torno de 2 a 4ºC, mas há lugares onde a água que sai das aberturas hidrotermais no fundo do mar pode chegar a até 400ºC. A única coisa que impede a água de ferver é, supostamente, a intensa pressão nessas profundezas.

©

Shutterstock

Existe um tesouro debaixo de nós

Embora seja extremamente diluído, há cerca de 20 milhões de toneladas de ouro espalhadas pelos oceanos e enterradas no fundo do mar. Não é rentável para se fazer uma mina, mas a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) estima que se todo o ouro fosse extraído dos oceanos do mundo, cada pessoa na Terra poderia ter 4 kg.

©

Shutterstock

A maior estrutura de vida do mundo está no mar

A maior estrutura viva é a Grande Barreira de Corais na costa da Austrália. Ela cobre uma área de 344.468 km² e é tão grande que pode realmente ser vista do espaço sideral.

©

Shutterstock

O oceano é um ímã para o calor

"O oceano é o maior coletor de energia solar da Terra", relata a NOAA. Uma vez que os gases de efeito estufa impedem o calor de escapar da atmosfera do nosso planeta, toda essa energia deve ir para algum lugar - e é sempre para o mar. O aumento da temperatura dos oceanos tornou-se uma grande ameaça ao nosso planeta.

©

Shutterstock

Se todo o gelo derretesse, o nível do mar subiria 26 andares

Segundo informações do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, se todas as geleiras e folhas de gelo do mar ártico derretessem ao mesmo tempo, o nível do mar subiria cerca de 80 metros, o que equivale à altura de um edifício de 26 andares. Só para ter uma ideia, a estátua do Cristo Redentor tem 38 m.

©

Shutterstock

Em 2050, o plástico vai superar a quantidade de peixes nos oceanos

Além das mudanças climáticas, a poluição também está afetando negativamente nossos oceanos. De acordo com a Conservação Internacional, a humanidade despeja oito milhões de toneladas de plástico no oceano ao ano. Para colocar isso em referência, estima-se que em pouco menos de 30 anos haverá mais plástico no oceano do que peixes.

©

Shutterstock

A luz é o que dá cor ao oceano

A amada tonalidade do oceano é resultado da água absorvendo cores na parte vermelha do espectro de luz e deixando para trás a parte azul do espectro. No entanto, o oceano pode assumir outras cores quando a luz salta de vários sedimentos e partículas. Dito isso, quanto mais fundo você for, mais azul o mar vai ficar porque comprimentos de onda azuis penetram muito mais fundo do que alguns outros comprimentos de onda.

©

Shutterstock

O mar produziu um dos mais altos sons já gravados

"The Bloop" é o som subaquático mais famoso, capturado em 1997 por hidrofones instalados pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica. É um dos sons mais altos já registrados, captado por sensores a mais de 4.828 km de distância. Após 15 anos, o instituto concluiu que o barulho veio do gelo, quando atividades sísmicas causaram uma ruptura em solo congelado.

©

Shutterstock

Tubarões têm seu próprio "ponto de encontro" submarino

Em 2002, cientistas teriam descoberto um lugar numa parte remota do Oceano Pacífico, entre a Baja Califórnia e o Havaí, para onde grandes tubarões brancos migram no inverno. Os cientistas nomearam o local de White Shark Café, já que os tubarões tendem a ficar lá por um tempo razoável antes de voltar para a costa. 

Fontes: (Ocean Today) (Best Life) (Trafalgar) (CNN) (Live Science)

Veja também:

©

Shutterstock

Mundo Oceanos 13/05/22 POR Notícias Ao Minuto Brasil


O mar é um dos maiores enigmas da Terra. Os oceanos dominam completamente nosso planeta, cobrindo muito mais área do que a terra encobre. Ainda assim, parecemos saber menos sobre o mar do que sobre Marte, um planeta que está a milhões de quilômetros de distância.

PUB

O que existe debaixo de tanta água? Os oceanos estão realmente em perigo? Eles representam uma ameaça? O mar é objeto de muita admiração, se tornou cenário de grandes aventuras e tem sido romantizado por inúmeros escritores há séculos, mas o quanto você realmente conhece sobre os oceanos? Sabia, por exemplo, que dentro do mar existem rios, lagos e até cachoeiras?

Clique e descubra alguns fatos que mudarão para sempre sua perspectiva do nosso planeta Terra!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 19 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 20 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 21 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 21 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 21 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 16 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 15 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 19 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula