No RJ, Castro tem 25%; Freixo, 18% e Neves, 8%, aponta pesquisa Genial/Quaest

Castro obteve quatro pontos porcentuais acima do levantamento anterior

© Agência Brasil 

Política Pesquisa 17/05/22 POR Estadao Conteudo

Pré-candidato à reeleição no Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro (PL) lidera a disputa ao Palácio Guanabara, com 25% das intenções de voto, mostra pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira, 17. No levantamento estimulado, o representante do PSB, deputado Marcelo Freixo, aparece em segundo lugar, com 18%, seguido pelo ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), com 8%.

Neste cenário, Castro obteve quatro pontos porcentuais acima do levantamento anterior, em março. Freixo oscilou apenas um ponto, dentro da margem de erro. A soma de eleitores dispostos a votar em branco ou anular é de 33% dos entrevistados.

Ainda na pesquisa estimulada, na qual é oferecida uma lista de nomes ao entrevistado, o deputado estadual André Ceciliano (PT) aparece com 2% das intenções de voto, assim como o deputado federal Paulo Ganime (Novo). O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Felipe Santa Cruz (PSD) está na sexta colocação, com 1%.

Na pesquisa espontânea, na qual o eleitor não recebe uma lista de candidatos para escolher, Castro tem 6% das intenções de voto, seguido por Freixo, com 2%. Ao menos 85% dos eleitores se dizem ainda indecisos sobre em quem votar.

Se considerados os apoios do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Jair Bolsonaro (PL) na disputa, o cenário muda. Quando Freixo é associado ao petista, e Castro ao presidente, do mesmo partido, a vitória do governador se transforma em um empate técnico, ele com 37% e Freixo com 40%.

Senado

A pesquisa Genial/Quaest mostra um cenário equilibrado na preferência do eleitor para o Senado no Rio de Janeiro. Pré-candidato à reeleição, Romário (PL) tem 19% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito do Rio Marcelo Crivella (Republicanos), com 11%; pelo deputado federal Alessandro Molon (PSB), com 10% e pela deputada federal Clarissa Garotinho (União Brasil), com 6%.

Deputado federal que recebeu perdão de Bolsonaro, Daniel Silveira (PTB) tem 4%, o ex-prefeito de Duque de Caxias Washington Reis (MDB) e o deputado federal Otoni de Paula (MDB) têm 3%. André Ceciliano aparece com 2% das intenções de voto.

As entrevistas foram realizadas de forma presencial entre os dias 12 e 15 de maio e foram coletadas 1.200 respostas, com margem de erro de 2,8 pontos. A pesquisa foi protocolada na Justiça Eleitoral sob o número RJ-09916/2022 e BR-01548/2022.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 11 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 13 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

mundo EUA Há 10 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 11 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 12 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 11 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 13 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 10 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

esporte Arábia Saudita Há 12 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens