Mercedes tem GP decisivo na Espanha e pode desistir de conceito diferentão

A participação da Mercedes no Bahrein acabou chamando atenção

© Getty Images

Esporte F1 17/05/22 POR Folhapress

LONDRES, REINO UNIDO (UOL-FOLHAPRESS) - Quando a Mercedes apareceu no segundo teste da pré-temporada, no Bahrein, todos os olhos se voltaram para um conceito diferente, que quase acabava com as laterais do carro. A equipe falava sobre como usou tecnologia da indústria espacial para garantir que o motor seguisse sendo bem resfriado, e de fato eles não tiveram problemas nesta área até aqui. Mas agora o time desconfia que é justamente por conta dessa traseira enxuta que o carro tem sofrido muito mais com os quiques do que os rivais.

PUB

É por isso que este final de semana, em que será realizado o GP da Espanha, será tão importante para a Mercedes: eles vão estrear seu primeiro, e talvez único, grande pacote de mudanças. Se elas não surtirem o efeito desejado e sabendo que as regras que estrearam neste ano vão continuar as mesmas até o final de 2025, vale mais a pena para a Mercedes já focar na próxima temporada. Até porque eles têm de ficar dentro do teto de gastos de 140 milhões de dólares e dividir seu investimento entre o projeto deste ano e do ano que vem.

Uma outra saída para a equipe, como admitiu o chefe Toto Wolff depois do GP de Miami, seria desistir do conceito diferente das laterais. Ele explicou que uma das teorias da equipe é de que esta é a fonte dos problemas do sobe e desce do carro. "Se você observar os carros no grid, dá para ver que nosso assoalho é muito mais exposto que os demais. Isso gera, de certa forma, uma possibilidade maior de instabilidade", disse.

"Ainda estamos comprometidos com o nosso conceito, não estamos olhando para os lados. Na verdade, precisamos entender, antes de mudar, o que deu errado. O lado bom e o lado ruim do conceito. Acho que é uma questão para ser perguntada após Barcelona, porque teremos uma boa correlação. E então olharemos no espelho e diremos 'nós erramos ou não?'", completou Wolff, referindo-se ao fato de os primeiros testes da pré-temporada terem sido disputados no mesmo palco do GP da Espanha.

POR QUE A MERCEDES SOFRE MAIS COM OS PULOS QUE A FERRARI?

Não é só a Mercedes que observa esse fenômeno de instabilidade, chamado 'porposing' ou 'bouncing'. Mas, no W13, ele acontece em velocidades mais baixas e apresenta frequências diferentes. Isso significa que os pilotos sentem os quiques nas curvas, o que torna o carro imprevisível e faz os pneus escorregarem, gerando superaquecimento e maior desgaste. O carro da Ferrari, por exemplo, também pula bastante, mas só em alta velocidade, nas retas. Assim, a equipe não precisa comprometer o acerto do carro para diminuir esses pulos. No caso da Mercedes, eles têm de usar o carro mais alto, e isso tira muito da eficiência aerodinâmica dele.

Até aqui, a Mercedes segue acreditando em seu conceito porque sabe que, se colocar as laterais de volta, como no primeiro teste, o carro será mais lento. Mas ao mesmo tempo os engenheiros estão tendo muita dificuldade em entender por que o carro pula tanto e o que fazer para parar isso.

A sexta-feira de treinos livres em Miami foi um bom exemplo disso. Com as temperaturas altas e sem vento, o carro ganhou vida, e eles até puderam usar um acerto mais próximo do ideal. O resultado? Lideraram o dia. Mas quando começou a ventar no dia seguinte, a vantagem tinha desaparecido. Uma teoria é que, como o ar quente se comporta de maneira diferente, isso ajuda o carro a não pular tanto e, por isso, o carro da Mercedes funcionou tão bem por uma tarde e depois voltou ao 'normal'.

Isso só adicionou, nas palavras de Wolff, mais "neblina" nessa jornada dos engenheiros da Mercedes para entender algo que só aparece na pista, e não nas simulações. "Está claro que há potencial no carro, mas não conseguimos entender como extrair esse potencial. E dissecar os dados é um processo doloroso porque leva muito tempo. Os dados às vezes não mostram o que os pilotos dizem para nós. Certamente eles estão tendo trabalho com um carro que não é confortável de se pilotar ou previsível. Mas os dados não mostram essas grandes mudanças de comportamento. Nunca tivemos esse tipo de situação, e isso está tornando as coisas ainda mais difíceis."

Uma boa notícia para a Mercedes é que as asas que estrearam em Miami e serão usadas para circuitos com longas retas (os próximos são Baku e Montreal, em junho) funcionaram bem e deixaram o carro mais competitivo nas retas.

Resta ver o que vai acontecer com as atualizações da Espanha, que incluem um novo assoalho. Os treinos livres para a sexta corrida do campeonato começam às 9h da manhã desta sexta-feira, pelo horário de Brasília.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

tech ESA Há 23 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

brasil Paraíba Há 21 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama DEBORAH-EVELYN Há 22 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

lifestyle Signos Há 23 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 23 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Chile 27/04/24

Acidente com ônibus de turismo no Chile deixa duas brasileiras mortas e 33 feridos

fama Casais famosos Há 18 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama LUTO Há 23 Horas

Famosos lamentam morte de Anderson Leonardo, cantor do Molejo

economia turismo interno Há 23 Horas

Lula defende ampliação de voos regionais pelo Brasil e pede renovação de frota de aviões