Duas novas espécies de golfinhos são descobertas na Suíça

Os responsáveis pela descoberta dos novos golfinhos foram os fragmentos dos ossos de seus ouvidos internos

© All Rights Reserved/pxhere/Grant Nockolds via ViralHog

Mundo Mundo Animal 18/05/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Há cerca de 20 milhões de anos, as águas da Suíça eram povoadas pelas mais distintas espécies aquáticas, muitas conhecidas até hoje pela ciência. Pesquisadores do Instituto Paleontológico da Universidade de Zurique, no entanto, anunciaram a recente descoberta de duas famílias de golfinhos completamente inéditas.

PUB

De acordo com o site especializado em notícias arqueológicas Heritage Daily, o achado só foi possível graças a restos mortais encontrados na região do Planalto Suíço, também conhecido como "Mittelland". No total, os paleontólogos investigaram cerca de 300 fósseis de baleias e golfinhos datados de 20 milhões de anos atrás.

Twenty million years ago, the Swiss Plateau region, was an ocean in which dolphins swam. Researchers at UZH have now discovered two previously unknown species related to modern sperm whales and oceanic dolphins, which they identified based on ear bones. https://t.co/gTY1FXrPaJ pic.twitter.com/mq53n08bck

— University of Zurich (@UZH_en) May 17, 2022

Comumente arrastados pelas fortes correntes marítimas da região, os fósseis foram descobertos no Alto Melaço Marinho e, entre as centenas de exemplares, estão fragmentos de dentes, vértebras e até ossos de orelhas.

Os responsáveis pela descoberta dos novos golfinhos foram justamente os fragmentos dos ossos de seus ouvidos internos. Acontece que, segundo os pesquisadores da Universidade de Zurique, tais tecidos permitem classificar as espécies dos indivíduos aos quais pertenciam.

Dessa forma, ainda que seja bastante difícil encontrar fósseis desse tipo, os estudiosos foram capazes de reconstruir os tecidos e, com isso, "identificar espécies de duas famílias de golfinhos até então desconhecidas na Suíça", conforme explicou o paleontólogo Gabriel Aguirre.

Através de uma microtomografia computadorizada, então, os estudiosos conseguiram criar modelos em 3D dos órgãos macios que existem ao redor dos ossos do ouvido. "Isso nos ajudou a analisar melhor a capacidade auditiva dos golfinhos", narrou Aguirre.

Por fim, ainda de acordo com os dados da pesquisa, descobriu-se que os animais recém-descobertos estão relacionados com os cachalotes e os golfinhos oceânicos que habitam nossas águas até hoje. As duas antigas famílias, contudo, já estão extintas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 21 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 19 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 12 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 19 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 21 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

esporte Óbito Há 12 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

mundo EUA Há 20 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 21 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

mundo EUA Há 17 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

justica Paraíba Há 19 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada