As maneiras fascinantes que os animais usam para se comunicar

Descubra a linguagem dessas criaturas fascinantes

Fascinating ways animals communicate

Todos nós sabemos que gatos miam e cachorros latem, mas você já se perguntou como outros animais realmente se comunicam? Se mergulharmos fundo, podemos descobrir que a comunicação animal é muito mais complexa do que se imagina. Algumas criaturas falam umas com as outras, enquanto outras se comunicam através da eletricidade ou da forma como pisam no chão.

Quer descobrir mais? Então mergulhe nas formas de comunicação da vida selvagem na galeria a seguir!

©

Shutterstock

Cervos

Cervos usam seus cheiros para se comunicarem uns com os outros. Eles também balançam as caudas para alertar outros cervos que os seguem de possíveis perigos à frente.

©

Shutterstock

Gorilas

Pesquisadores descobriram que os gorilas murmuram e cantam enquanto comem sua vegetação favorita. É uma maneira de transmitir que eles preferem não ser incomodados quando estão se alimentando.

©

Shutterstock

Peixe-elétrico

Peixes elétricos produzem uma leve descarga elétrica para enviar informações um aos outros, como, por exemplo, um macho declarando sua atração por uma fêmea. Quando dois deles se encontram, eles ajustam seus comprimentos de onda como forma de permitir que ambos produzam níveis semelhantes de tensão.

©

Shutterstock

Morcegos de fruta egípcios

Morcegos usam gritos agudos para se conectar e se comunicar entre si. Eles fazem isso por coisas específicas como comida, posições de sono, invasão do espaço pessoal ou avanços indesejados.

©

Shutterstock

Lagarta (borboleta azul)

A lagarta da borboleta azul arranha seu abdômen para criar canções. A música imita o som da rainha das formigas vermelhas, por isso as formigas soldados que a ouvem protegem a lagarta de predadores. 

©

Shutterstock

Elefantes africanos

Elefantes usam sons baixos para se comunicarem uns com os outros. É mais como uma vibração que os humanos não conseguem ouvir. Conhecido como infrassom, os pesquisadores estimam que um elefante pode ser ouvido por outro a mais de 1.609 km de distância. 

©

Shutterstock

Cães-da-pradaria

Conhecidos por seus complexos sistemas de túneis subterrâneos, eles também têm formas complexas de chamar um ao outro, usando entonações ligeiramente diferentes dependendo do tipo de predador.

©

Shutterstock

Lacraias-do-mar

As lacraias-do-mar têm visão extraordinária, com 16 receptores de cor. Para você ter uma ideia, nós humanos temos apenas três. Eles se comunicam usando a luz polarizada de seus corpos que outros animais não conseguem detectar.

©

Shutterstock

Rinocerontes brancos

Rinocerontes têm uma visão horrível, por causa disso, eles usam montes de cocô como uma maneira de deixar mensagens uns para os outros. Esta é uma maneira de avisar se alguém está doente ou se um macho está pronto para acasalar.  

©

Shutterstock

Lobos

Apesar da crença popular, lobos não uivam para a lua. Na realidade, eles uivam para unir o bando, geralmente antes e depois das caçadas.  

©

Shutterstock

Tarsiers

Nativas do sudeste da Ásia, essas criaturas de olhos grandes se comunicam usando frequências de ultrassom acima de 20.000 Hertz. Acredita-se que isso os ajuda a ultrapassar o barulho da selva.

©

Shutterstock

Abelhas

Quando uma abelha fica zumbindo, muitas vezes nos preocupamos com a possibilidade dela nos atacar. Mas, na maioria das vezes, a abelha só está dizendo a outras abelhas que encontrou néctar, "dançando" quando volta para a colmeia.

©

Shutterstock

Chimpanzés

Chimpanzés adoram se arrumar e arrumar os outros, então ver esses animais arranhando uns aos outros é super comum. Eles podem ser muito específicos sobre onde querem ser tocados e comunicar isso diretamente para os outros chimpanzés através de gestos, postura corporal, expressões faciais e vários ruídos. 

©

Shutterstock

Corvos

Corvos usam seus bicos e asas para mostrar ou oferecer itens como musgos, pedras ou galhos para membros do  s e x o  oposto. Isso permite uma possível ligação. 

©

Shutterstock

Rato demon mole

Por passarem suas vidas no subsolo, essas pequenas criaturas se comunicam entre si batendo suas cabeças contra os topos dos túneis, enviando vibrações através da Terra.

©

Shutterstock

Cães-selvagens-asiáticos

Esses animais alertam uns aos outros sobre a localização das presas através de sons de apito. Isso permite que eles façam ataques coordenados a outros animais. 

©

Shutterstock

Pavões

Esses pássaros majestosos balançam suas penas numa impressionante exibição visual destinada a comunicar um aviso territorial. No entanto, são apenas os machos que fazem isso. 

©

Shutterstock

Guigó ou Sauá Inglês

Quando esses animais dão gritos agudos, estão deixando os outros saberem quais tipos de predadores podem estar próximos, bem como sua localização geral.

©

Shutterstock

Baleias cachalotes

Cachalotes usam um som de clique para transmitir informações uns aos outros. Os indivíduos em diferentes áreas do mar usam diferentes padrões de cliques, como um sotaque regional diferente. 

©

Shutterstock

Gralha-de-nuca-cinzenta

Primas dos corvos, esssas gralhas usam seu olhar intenso para avisar aos concorrentes em potencial que se afastem de seu ninho ou comida.

©

Shutterstock

Orangotangos

Orangotangos se comunicam de muitas maneiras. Os pesquisadores descobriram cerca de 80 tipos diferentes de gestos que se assemelham significativamente com os de crianças humanas.

©

Shutterstock

Bisões

Estas criaturas impressionantes vivem em rebanhos. Quando decidem se mover, eles seguem a orientação de um dos membros do rebanho. Um único bisão começará a andar em determinada direção sem parar. Se os outros confiam na decisão, eles seguem adiante. 

©

Shutterstock

Garoupas estreladas

Quando garoupas estreladas se sentem ameaçadas por um predador, elas mergulham profundamente nas rachaduras dos recifes de coral e conseguem ajuda de um peixe-napoleão ou de uma moreia. O animal aponta seu nariz na direção do predador, sacudindo o corpo. O grande peixe-napoleão então esmaga o coral para abri-lo ou a enguia vai rastejar para dentro das rachaduras. 

©

Shutterstock

Lagartixas Geckos

Nativa de Madagascar, a lagartixa gecko simplesmente acena com a cabeça para um inseto chamado soldadinho ou viuvinha (similares a cigarras) quando quer comida. E então, este inseto digere um líquido açucarado conhecido como melada, que transfere para a lagartixa. 

©

Shutterstock

Papas-formigas-cantadores

Uma papa-formiga-cantador fêmea não tolera outras fêmeas fazendo movimentos para seu companheiro macho. Então, a fim de transmitir uma mensagem, ela interrompe o acasalamento cantando com um tom desagradável que soa pouco atraente para a outra fêmea. 

©

Shutterstock

Golfinhos

Golfinhos tendem a bater a cauda na água para chamar a atenção de outros indivíduos na área. Eles também emitem sons de apitos quando interagem socialmente, especificamente se forem separados dos membros do grupo.

©

Shutterstock

Azulinhos-de-cabeça-azul

Este pássaro impressionante faz uma espécie de sapateado alado para atrair companheiros. Tanto aves machos quanto fêmeas desta espécie cortejam-se umas às outras segurando um pedaço de material de ninho em seu bico enquanto se movimentam. 

©

Shutterstock

Lulas-de-recifes-do-caribe

A lula-de-recifes-do-caribe pode mudar a cor de sua pele para transmitir uma variedade de mensagens. Isso é possível graças a células que contêm pigmentos e moléculas que refletem a luz. Algumas dessas mensagens servem para alertar outros indivíduos da espécie sobre perigos ou para atrair um companheiro. 

©

Shutterstock

Cobras

Muitas cobras têm a capacidade de sentir radiação térmica infravermelha, o que lhes permite obter imagens térmicas do calor radiante emitido por predadores ou presas.

Fontes: (Wonderpolis) (The Nature Education) (Khan Academy)

Veja também: Os animais mais mortais do planeta

©

Shutterstock

Lifestyle Vida selvagem 20/05/22 POR Notícias Ao Minuto


Todos nós sabemos que gatos miam e cachorros latem, mas você já se perguntou como outros animais realmente se comunicam? Se mergulharmos fundo, podemos descobrir que a comunicação animal é muito mais complexa do que se imagina. Algumas criaturas falam umas com as outras, enquanto outras se comunicam através da eletricidade ou da forma como pisam no chão.

PUB

Quer descobrir mais? Então mergulhe nas formas de comunicação da vida selvagem na galeria a seguir!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 9 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 16 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 16 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 16 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 9 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 17 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 16 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama MADONNA-RIO Há 10 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda