Alexandre Kalil anuncia aliança com Lula em MG

Os termos do acordo ainda não foram divulgados.

© Prefeito de Belo Horizonte, Kalil se mantém atuante no Atlético-MG

Política ALEXANDRE-KALIL 20/05/22 POR Folhapress

(UOL/FOLHAPRESS) - Pré-candidato ao governo de Minas Gerais, Alexandre Kalil (PSD) anunciou nesta quinta-feira (19) a aliança com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Estado. Kalil está reunido em Belo Horizonte desde o início da tarde com o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), coordenador da campanha de Lula em Minas.

PUB

Os termos do acordo ainda não foram divulgados. O palanque ainda não havia sido oficializado por causa de entraves envolvendo a disputa pelo Senado no estado -Lopes e Alexandre Silveira (PSD) são os pré-candidatos de cada partido a uma vaga na Casa.

A princípio, conforme divulgado pelo UOL, nenhum dos lados queria ceder. O PSD de Minas considerava mais vantajoso investir na reeleição de Silveira ao Senado do que brigar pelo governo estadual.

Parte do eleitorado mineiro do PSD -principalmente no interior- é identificada com o bolsonarismo, assim como alguns de seus parlamentares eleitos. O próprio Silveira foi cotado para ser o líder do governo federal no Senado.

Além disso, a chapa do PSD inicialmente seria puro-sangue: o pré-candidato a vice era o deputado estadual Agostinho Patrus (PSD-MG). O PT argumentava que, para dividir o palanque, era necessário ter algum petista na chapa.

No entanto, Agostinho comunicou nesta quarta-feira (18) ao PSD que abriria mão da vice-candidatura ao governo estadual para que um petista entrasse na composição com Kalil.

A decisão foi tomada três dias após a presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), anunciar que Reginaldo assumiria a coordenação da campanha de Lula em Minas e que atuaria nos bastidores para selar a aliança com o PSD.

Oficialmente, Reginaldo disse que não estava abrindo mão da disputa pelo Senado, mas internamente ele já admitia a possibilidade de ceder para viabilizar a aliança.

A falta de um acordo formal teria provocado a ausência de Kalil no palanque de Lula em viagem a Minas na semana passada.

O ex-prefeito de BH pediu, durante sabatina do UOL e da Folha de S.Paulo, uma aliança formal com o Lula. Ele elogiou o ex-presidente, e o chamou de "grande líder": "Eu tenho uma visão humana, como o presidente Lula", disse.

"Pelo tamanho do presidente Lula, ninguém dá bolo nele. Quem dá bolo é malcriado, não cumpre o dever e não vai ao encontro que marcou. Como não houve nada marcado, então não houve bolo", e acrescentou: ''O que o candidato Alexandre Kalil quer é uma aliança formal com o presidente Lula".

Em mais de uma ocasião, Kalil afirmou que não votará no presidente Jair Bolsonaro (PL) e que Lula é o seu candidato à Presidência da República.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 13 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

mundo EUA Há 15 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Brasil Há 12 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

tech Espaço Há 14 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

tech WhatsApp Há 13 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

fama MADONNA-RIO Há 14 Horas

Madonna passa som em Copacabana com Pabllo Vittar; veja as fotos

fama Bastidores da TV Há 12 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil CHUVA-RS Há 14 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

fama Brad Pitt Há 11 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana