Oposição vence na Austrália, e conservadores deixarão poder após 9 anos

Horas antes, projeções da mídia local já indicavam que Anthony Albanese, 59, deverá se tornar o próximo premiê.

© REUTERS (Foto de arquivo)

Mundo AUSTRÁLIA-ELEIÇÕES 21/05/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, reconheceu neste sábado (21) a vitória do Partido Trabalhista, de oposição, nas eleições gerais do país. Horas antes, projeções da mídia local já indicavam que Anthony Albanese, 59, deverá se tornar o próximo premiê.

PUB

Morrison, assim, fracassa em sua tentativa de conquistar um quarto mandato consecutivo para a Coalizão Liberal, de centro-direita, e encerra nove anos de período dos conservadores no poder. Os governistas tiveram um resultado ruim principalmente na região oeste do país e em regiões urbanas mais ricas.

Até a publicação deste texto não estava claro se os trabalhistas, de centro-esquerda, obterão a maioria absoluta das 151 cadeiras no Parlamento ou se precisarão formar uma aliança com partidos menores. Com 60% dos votos apurados, a coalizão de Albanese tinha 72 assentos, contra 55 da de Morrison e 11 dos Verdes, segundo a emissora ABC. Outros 13 postos estavam indefinidos, e a apuração pode demorar por causa de votos enviados pelo correio, que atingiram um volume recorde neste pleito.

"[O Partido] Trabalhista precisa de 76 assentos para governar. Há 11 membros independentes, cuja maioria apoia ação contra as mudanças climáticas", disse o analista Antony Green. "Se os trabalhistas não conseguirem maioria, podem conversar com os Verdes ou com os independentes".

Mesmo com a indefinição, Morrison, 54, disse a apoiadores em Sydney que telefonou ao rival trabalhista e o parabenizou pela vitória. "Nosso governo entrega esse país em uma posição mais forte do que quando o recebemos", disse o atual premiê, no poder desde 2018.

Albanese, por sua vez, afirmou que pretende unir o país e, a jornalistas, destacou o compromisso ambiental ao falar em "encerrar as guerras climáticas".

"Estou pronto para servir. Acho que as pessoas querem estar juntas, procurar por interesses comuns. Elas estão cansadas da divisão, o que elas querem é se unir enquanto nação e eu pretendo liderar esse processo", afirmou.

A apoiadores o político de ascendência italiana destacou ainda que se sentia honrado em representar um voto por mudança. "Podemos tirar vantagem dessa oportunidade para que a Austrália se converta em uma superpotência da energia renovável."

O líder dos Verdes, que devem ser a terceira maior força no Parlamento, indicou a disposição de formar uma aliança. "Queremos trabalhar com o [Partido] Trabalhista para enfrentar a grande crise que estamos vivendo. Nossa prioridade é um governo progressista, eficaz e estável", afirmou Adam Bandt.

O premiê britânico, Boris Johnson, também parabenizou Albanese. Além dos 151 deputados, a eleição deve renovar 40 dos 76 senadores. O voto na Austrália é obrigatório.

O virtual futuro premiê disse ainda que espera assumir logo, para que possa comparecer a uma reunião do chamado Quad -grupo que reúne Austrália, EUA, Japão e Índia e tem como objetivo principal conter a presença chinesa na região do Indo-Pacífico- programada para a terça-feira (24) em Tóquio. Ele ainda prometeu criar uma comissão anticorrupção e garantir reconhecimento constitucional e representação parlamentar para os povos aborígenes.

O resultado deste sábado repetiu 2019 no descompasso em relação ao que mostravam as pesquisas eleitorais. No último pleito no país, os levantamentos indicavam uma vitória trabalhista, mas quem acabou levando a disputa foi o conservador Morrison.

Desta vez, as sondagens feitas a poucos dias da votação indicavam uma disputa apertada e um avanço gradual dos liberais, ainda que os trabalhistas mantivessem uma ligeira vantagem.

As primeiras declarações de Albanese, destacando questões ambientais e o encontro do Quad, realçam os temas centrais da campanha. De forma inédita, a política externa chinesa e seu líder, Xi Jinping, deram o tom, evidenciando a relação estremecida entre os dois países.

No mês passado, na mais recente crise diplomática, o regime de Pequim formalizou acordo de segurança com as Ilhas Salomão, país na região do Pacífico Sul a apenas 1.600 quilômetros da costa nordeste da Austrália. O tratado coloca as forças militares chinesas à disposição do governo salomônico e eleva a tensão em torno de ambições de Pequim no quintal australiano, preocupação crescente nos últimos anos com avanços de Xi sobre o mar do Sul da China.

Antes mesmo de a campanha começar, correligionários do Partido Liberal já diziam, sem provas, que a China atuava pelo êxito de Albanese e que os trabalhistas, no poder, serão subservientes ao regime comunista.

Correligionários do virtual futuro premiê, por sua vez, acusaram o governo Morrison de falhas na segurança nacional devido aos impasses com a China. O distanciamento entre o político conservador e Pequim, porém, foi sacramentado no ano passado com a assinatura de um pacto com EUA e Reino Unido para armar a Austrália com submarinos de propulsão nuclear.

Enchentes e incêndios florestais que assolaram a Austrália nos últimos anos também são motivos de críticas a Morrison. O premiê sofre pressão por mais investimentos na área de energia limpa, mas tem prometido apoio à indústria de mineração de carvão.

O voto do eleitorado feminino parece ter sido outro fator decisivo na eleição deste sábado. Nos últimos meses, o país registrou uma onda de protestos que reuniram milhares de pessoas após denúncias de abusos e assédios que teriam sido cometidos por membros do governo.

Morrison chegou a pedir desculpas públicas à ex-funcionária do governo Brittany Higgins, que denunciou ter sido estuprada por um colega de trabalho em um gabinete ministerial em 2019. Não à toa, a campanha de Albanese reforçou promessa pela igualdade salarial entre homens e mulheres para atrair votos de eleitoras da classe média, grupo considerado fundamental para uma eventual vitória dos trabalhistas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 18 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 17 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 21 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 16 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 17 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 20 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 13 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 17 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 19 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes