Diretor de 'The Square' incendeia Cannes com sátira sobre super-ricos

Ambos tocam em temas latentes na porção mais rica da Europa -xenofobia, classe e privilégio- e são exibidos no quinto dia de evento.

© Stephane Mahe/Reuters

Cultura CANNES-FESTIVAL 22/05/22 POR Folhapress

LEONARDO SANCHEZCANNES, FRANÇA (FOLHAPRESS) - As estruturas da velha Europa prometem ser chacoalhadas no Festival de Cannes com a exibição de "R.M.N.", do romeno Cristian Mungiu, e "Triangle of Sadness", do sueco Ruben Ostlund. Ambos tocam em temas latentes na porção mais rica da Europa -xenofobia, classe e privilégio- e são exibidos no quinto dia de evento.

PUB

"R.M.N.", um acrônimo para Romênia, acompanha os eventos que se passam numa cidadezinha do país dias após a contratação de imigrantes do Sri Lanka pela fábrica de pães local. O anúncio de vagas decorava casas e o comércio há semanas, mas o salário mínimo não atraiu moradores locais, o que levou a dona da panificadora a trazer gente de fora.

É o suficiente para uma verdadeira insurreição tomar conta da cidade, com a maioria dos cidadãos inconformados porque "imigrantes estão roubando nossos empregos" ou por causa dos "hábitos de higiene" dos homens que agora manipulam o pão que eles comem diariamente. Um verdadeiro show de horrores xenófobo.

O curioso, no entanto, é que a aversão ao estrangeiro vem justamente de uma cidade que está sem mão de obra por tanto exportar seus jovens a países como Alemanha e Espanha, e que vive em harmonia com uma boa porção de húngaros que há décadas cruzam a fronteira. Eles também insistem em aprender alemão e são terrivelmente cristãos -mas até o padre compra a briga pela "proteção" daquela bolha de pele clara e tradições ultrapassadas.

"Eu também vejo romenos pedindo esmola nas ruas da França", diz um francês que está de passagem e fica inconformado ao ouvir que os três cingaleses vão levar miséria e violência à cidade, escancarando a hipocrisia do discurso.

É um filme que capta o mal-estar de uma Europa cada vez menos globalizada e cada vez mais fechada dentro de nacionalismos e agendas populistas próprias, como a guerra na Ucrânia tem mostrado. Mungiu, o diretor, já ganhou a Palma de Ouro, por "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias", e agora tenta repetir o feito tocando num assunto saturado, mas de forma original.

Opressões e disputas ideológicas também devem tornar "Triangle of Sadness" um dos filmes mais comentados desta edição do Festival de Cannes. São raros os aplausos em sessões para a imprensa no festival, mas, por enquanto, o longa de Ostlund foi o mais bem recebido pelos jornalistas.

As gargalhadas ao longo das duas horas e meia de exibição e um burburinho nos dias anteriores denunciavam que "Triangle of Sadness", ou triângulo da tristeza, se tornaria sensação na riviera francesa.

O filme é exagerado em todos os sentidos, mas não esperava-se menos do vencedor da Palma de Ouro por "The Square: A Arte da Discórdia", igualmente absurdo. Logo de cara, somos introduzidos a um casal de modelos influenciadores. Discussões sobre feminismo, relações tóxicas e a indústria da moda se seguem, até que o longa passa a ser dividido por capítulos.

O primeiro deles é num restaurante; o segundo, num cruzeiro, e o terceiro se passa numa ilha. "Todos são iguais" é uma frase que se repete entre eles, numa clara e pouco sutil ironia sobre a desigualdade latente do mundo.

Divisões motivadas por classe opõem os personagens em cena e, quando chegamos ao luxuoso cruzeiro, somos apresentados a coadjuvantes extremamente caricatos, ali para mostrar quão obsceno e desconcertante pode ser o acúmulo de riqueza por um ínfimo punhado de magnatas.

O capitão da embarcação, um americano vivido por Woody Harrelson, por outro lado, é um marxista convicto, que se esconde em sua suíte para ouvir o hino da Internacional Comunista e para ter o mínimo de contato possível com seus passageiros.

Numa cena colada a um literal "shitshow" -um show de absurdos escatológico que basicamente serve para fazer graça a partir daquela gente refinada- o capitão discute com um passageiro, russo e capitalista. Ele cita Mark Twain e Lênin, enquanto o segundo, Reagan e Thatcher.

Terceiro e último capítulo de sua trilogia sobre masculinidade tóxica, junto com "The Square" e "Força Maior", "Triangle of Sadness" tem discussões latentes sobre o feminino e o masculino, embora Ostlund não se restrinja a elas. Classe e privilégio estão no cerne da história, sob um verniz de humor que deve amplificar e levar a trama para um público considerável.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 19 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 20 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 21 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 22 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 21 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 21 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 16 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 15 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 19 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula