Liga Francesa rebate ataques da La Liga após renovação de Mbappé: 'Inaceitável'

A Liga Francesa de Futebol classificou como "inaceitável" a postura do dirigente espanhol, que prometeu denunciar o PSG à Uefa

© Getty Images

Esporte Europa 26/05/22 POR Estadao Conteudo

As duras críticas feitas ao Paris Saint-German por Javier Tebas, presidente da La Liga, após o Real Madrid não concretizar a contratação de Mbappé, foram respondidas pela Liga Francesa de Futebol. Em carta divulgada nesta quinta-feira pela agência de notícias Associated Press, a entidade classificou como "inaceitável" a postura do dirigente espanhol, que prometeu denunciar o PSG à Uefa, à União Europeia e às autoridades fiscais da França.

Depois que o clube francês garantiu a permanência de Mbappé por mais três anos, graças a um novo contrato de valores astronômicos, Tebas apontou falta de fair-play financeiro e se aprofundou nas críticas. Um dos principais alvos foi o presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi, que também preside a Associação de Clubes Europeus e a beIN Sports, empresa de TV detentora de direitos para transmitir futebol.

Tais relações são vistas como "conflito de interesses" pelo dirigente espanhol, acusação que incomodou a Liga Francesa. Presidente da organização, Vincent Labrune assinou a carta de resposta a Tebas e criticou veementemente a postura adotada por seu par. "O fato de você assumir publicamente e repetidamente essa posição contra a Ligue 1 e difamar a nossa liga e os nossos clubes é inaceitável, além de manifestamente falso", escreveu

"Nós queremos expressar nos termos mais fortes possíveis nossa desaprovação, e também nossa incompreensão, sobre seu último ataque contra a Ligue 1, um de nossos clubes e um de nosso jogadores, Kylian Mbappé. Seus ataques são baseados em sua própria interpretação sobre insustentabilidade financeira e desequilíbrio competitivo, práticas que você atribui repetidamente à Liga Francesa e um de nossos clubes", completou.

No texto, o mandatário francês retruca Tebas lembrando que a Corte Europeia de Justiça já apontou que Real Madrid e Barcelona foram beneficiados por apoio estatal ilegal durante a década de 1990. Além disso, afirmou que clubes espanhóis gastaram três vezes mais comprando jogadores do que times franceses nos últimos dez anos.

O incômodo com atuação financeira do PSG vem sendo grande na Espanha. Até Joan Laporta presidente do Barcelona, atacou o clube de Paris após o anúncio da permanência de Mbappé. Em entrevista ao jornal catalão L'Esportiu, Laporta afirmou que o PSG faz movimentações "que distorcem o mercado".

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 20 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 18 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Harry Há 21 Horas

Príncipe Harry deixou residência real ‘ aos prantos’ após ser despejado

fama Argentina Há 20 Horas

Miss Universo Buenos Aires elege modelo de 60 anos; conheça

fama Salma Hayek Há 19 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 11 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 14 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 11 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

lifestyle Peso Há 20 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Emergência Médica Há 19 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave