Guardiola elogia Nadal e vê tenista como 'maior atleta da Espanha, sem discussão'

Pep Guardiola não teve dúvidas em declarar, nesta segunda-feira, que o tenista é o maior atleta da história da Espanha

© Getty Images

Esporte Espanha 06/06/22 POR Estadao Conteudo

Estrelas do mundo esportivo se renderam ao talento de Rafael Nadal após o 14° título do jogador em Roland Garros. Acostumado a conquistas, o compatriota Pep Guardiola não teve dúvidas em declarar, nesta segunda-feira, que o tenista é o maior atleta da história da Espanha.

Convidado para prévia de um torneio de golfe com grandes jogadores em Mallorca, Guardiola falou sobre diversos assuntos, avaliou o futuro do Barcelona, comentou sobre a possível ida de Lewandowski para a Espanha e não podia deixar de endeusar Nadal, que erguer seu 22° título de Grand Slam jogando com dores no pé.

"Parece impossível o que ele faz. E, segundo, ele em condições de muitas dificuldades físicas devido aos problemas que teve. Não há mais adjetivos para qualificar a carreira e os sucessos de Rafa. Parecia que depois de ganhar a nona ou décima estava tudo acabado", lembrou Guardiola. "Ele está ficando mais velho. Mas não para. E tenho a impressão de que, se o corpo dele aguentar os problemas nos pés, ele continuará vencendo", avaliou o treinador, impressionado com a garra e força de vontade do tenista.

Guardiola já tinha no ponta da língua a resposta para a tão aguardada pergunta: É o melhor atleta espanhol da história? "Sem dúvida. E eu diria: sem discussão. É difícil comparar esportes individuais com esportes coletivos. A Espanha teve atletas muito bons, mas a consistência e longevidade de Rafa não foram vistas por ninguém", enfatizou o treinador. O Rei de Espanha, Filipe VI, já havia elogiado bastante a conquista de Nadal no domingo, ao fazer 3 a 0 na decisão contra o norueguês Cásper Ruud.

Além dos elogios para Nadal, o técnico do Manchester City ainda falou sobre o Barcelona, seu ex-clube, que não passa por situação fácil após mudanças de jogadores e queda de rendimento drástica.

"É difícil, mas quando você não pode fazer grandes coisas tem que ter calma. Há momentos na história em que você tem que aceitar que a situação é o que é. Às vezes, ter um perfil mais baixo ajuda você a crescer mais rápido. A situação econômica é o que é. Não estou falando da qualidade dos treinadores, dirigentes ou jogadores. A percepção que eu tenho lá é boa, mas às vezes é preciso ter calma", falou. "Suponho que levará um ano ou dois e não será fácil sem poder fazer grandes contratações. Agora, temos que aceitar que somos quem somos. E com isso tentar ganhar o próximo jogo e o próximo. Mas para isso você tem que aceitar a situação. Não é o desejado e vai custar, mas os sucessos vão acabar chegando", previu.

Ainda comentou sobre a chance de Lewandowski parar no clube catalão. "Eu realmente não faço ideia (se vai acontecer a negociação). Se encaixará bem? Estamos falando de Lewandowski. Caberia perfeitamente em qualquer lugar. Mas não sei se o Barça pode contratá-lo por causa de sua situação financeira ou se o Bayern o deixará sair."

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 12 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

economia Profissões Há 21 Horas

Top 10 profissões que pagam mais de R$ 15 mil por mês; veja

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 20 Horas

Luciana Gimenez é internada em hospital em São Paulo

fama Nicole Kidman Há 20 Horas

Nicole Kidman e Keith Urban em rara aparição com as filhas em evento

fama VIVIANE-ARAÚJO Há 18 Horas

Ex de Viviane Araújo diz que ela traiu Belo com ele enquanto era casada

mundo Utah Há 21 Horas

Gata é enviada por correio acidentalmente e fica 7 dias sem água e comida

mundo Reino Unido Há 16 Horas

Menino de 13 anos morre após ataque com espada em Londres

mundo Ucrânia Há 18 Horas

Ataque russo em Odessa deixa quatro mortos e 27 feridos

mundo Espanha Há 20 Horas

Homem é detido por matar irmão e confessa que também matou mãe

mundo Aliia Nasyrova Há 21 Horas

Rapunzel: Ucraniana entra para o Guinness com cabelo de 2,57 metros