PSOL descarta Marina vice de Haddad e vê aliança com PT em SP abalada

O estopim da tensão foi a declaração à coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, de Luiz Marinho, presidente do diretório estadual do PT, de que o vice de Haddad na pré-candidatura ao Governo de São Paulo não pode ser do PSOL, pois restringiria o alcance da chapa que precisa acenar ao centro.

© Shutterstock

Política PSOL 08/06/22 POR Folhapress

FÁBIO ZANINI (FOLHAPRESS) - Azedou o clima entre PT e PSOL em São Paulo. Incomodados com o que veem como falta de respeito e "plantação" de nomes para a vice de Fernando Haddad por parte do PT de São Paulo, dirigentes do PSOL dizem que, caso a relação com a sigla não melhore, o apoio ao ex-prefeito pode se inviabilizar.

PUB

O estopim da tensão foi a declaração à coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, de Luiz Marinho, presidente do diretório estadual do PT, de que o vice de Haddad na pré-candidatura ao Governo de São Paulo não pode ser do PSOL, pois restringiria o alcance da chapa que precisa acenar ao centro.

"Esse eleitor pensa: 'já estou engolindo o PT e agora vem o PSOL junto?' Precisa achar alguém deglutível para o eleitor", afirmou Marinho. A posição de Marinho não é isolada e é repetida por outras lideranças petistas em caráter reservado.A especulação em torno de Marina Silva (Rede) como vice de Haddad também irritou o PSOL.

Os líderes da legenda dizem que não há chance de que Marina seja vice de Haddad, pois a indicação seria barrada pela federação partidária. PSOL e Rede formaram uma federação e o primeiro, por ser majoritário, concentra mais poder de decisão.

Membros da Rede próximos a Marina dizem que a própria ex-ministra não tem demonstrado interesse na posição e que tende à candidatura a deputada federal. No PT de SP, o nome também não gera empolgação -figuras como Jonas Donizette (PSB), ex-prefeito de Campinas, e Rodrigo Agostinho (PSB), ex-prefeito de Bauru, têm sido colocados como possibilidades.

A animação em torno de Marina, portanto, está concentrada em Haddad e seu núcleo mais próximo. No sábado (11), ela estará presente em ato da Rede de apoio ao ex-ministro da Educação, diferente do evento com Lula, do qual se ausentou.

A 'plantação' de nomes, dizem os psolistas, tem gerado fissuras internas no PSOL, o que favorece o grupo que não quer compor com Haddad e defende uma candidatura própria do partido. A porção majoritária segue defendendo a união em torno do petista, mas percebe incômodo crescente entre seus próprios membros.

Os psolistas dizem que não podem ser tratados como se estivessem recebendo um favor por compor a chapa de Haddad e que têm direito a uma posição de destaque, pois abriram mão da candidatura de Guilherme Boulos ao Governo de SP para favorecer Haddad. O líder do MTST tentará uma vaga de deputado federal.

As posições de protagonismo atualmente à disposição na chapa são a vice e o Senado, e o nome que o PSOL tem colocado como preferencial para um dos dois postos é o de Juliano Medeiros, seu presidente.

Os petistas de SP dizem que, ainda que a vaga no Legislativo fique com o PSOL, seria melhor que uma mulher negra fosse escolhida, ainda que ressaltem as qualidades de Medeiros como dirigente partidário.

Os psolistas enfatizam que a tensão não tem repercussão na aliança nacional em torno de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que será mantida independentemente do desfecho em São Paulo.

Para estancar a crise, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, precisou entrar em campo. "Entendo que a gente tem espaço para o PSOL, é importante estarmos juntos", afirmou à reportagem.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 23 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 20 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 21 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Luto Há 5 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech Ataque Há 2 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

tech ESA Há 3 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 5 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Challenger deep Há 23 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

fama Casais famosos Há 15 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)