Dark web: as profundezas sombrias da internet

Já ouviu falar do lado da internet usado por criminosos?

The dark web: the shadiest depths of the internet

Hoje em dia, a gente usa a internet e nem pensa muito sobre isso. Virou algo do cotidiano. E por esse motivo, às vezes, é fácil achar que sabemos o tamanho certo da internet. Em 1995, muita gente achava que a internet era apenas uma moda passageira, mas ela, sem dúvida, se tornou a peça de infraestrutura mais importante do mundo. Existe de tudo na internet, desde arte e entretenimento, até registros pessoais e médicos, sem mencionar a grande maioria da comunicação entre pessoas ao redor do mundo. No entanto, o que pouca gente se pergunta é o que está por baixo dela. 

Abaixo da superfície rasa, com a qual interagimos diariamente, está um enorme oceano de fóruns de discussão, informações e mercados que ninguém tropeça por acidente. Essas partes da internet têm seus propósitos, mas também são o lar de alguns dos acontecimentos mais sinistros do nosso mundo - e de crimes.

Clique na galeria para saber mais sobre a dark web e quais segredos estão escondidos abaixo da superfície do nosso mundo digital.

©

Shutterstock

Camadas da internet

A internet é muito maior do que a gente pensa. Existem entre três a sete camadas da internet, dependendo da fonte de pesquisa usada. Entre elas está a surface web (web de superfície - a que estamos acostumados a usar todo dia), a deep web e a dark web.

©

Shutterstock

Surface web

O nível da internet que a maioria das pessoas usa e está mais familiarizada é conhecido como surface web. A surface web inclui todos os sites que são indexados, que podem ser encontrados usando um mecanismo de busca como o Google e que são acessíveis a qualquer pessoa.

©

Shutterstock

O que é deep web?

A deep web é o segundo nível principal da internet e, apesar de seu nome sinistro, consiste principalmente de páginas web protegidas por senha, paywalled (sites pagos) ou páginas que fazem parte de redes privadas.

©

Shutterstock

O que é deep web?

Isso significa que a deep web cobre tudo, desde links de streaming no Netflix, back offices virtuais corporativos, serviços em nuvem e Google drives, ou a rede de informações internas de um hospital, por exemplo.

©

Shutterstock

Qual o tamanho da deep web?

Como a internet se tornou parte integrante da vida cotidiana e inúmeros serviços pagos e métodos de armazenamento se moveram online, a deep web cresceu exponencialmente e agora representa mais de 90% da internet.

©

Getty Images

Quanta informação existe na deep web?

Desde 2020, estima-se que a internet como um todo contenha cerca de 40 zettabytes de dados. Cada zettabyte consiste em um trilhão de gigabytes para se ter uma ideia. Assim, se 90% dos dados na internet são usados na deep web, a deep web teria 36 zettabytes ou 36 trilhões de gigabytes. Certamente, esse número só deve crescer.

©

Getty Images

O que é dark web?

Abaixo da Netflix, do e-mail e de todo o resto, nos cantos mais profundos da internet, está a dark net. Embora tecnicamente ainda seja uma parte da deep web, a dark net tem se mantido escondida, intencionalmente, de olhos curiosos e só pode ser acessada com as ferramentas certas.

©

Shutterstock

O que é dark web?

Apesar de alguns afirmarem que a dark web é um espaço seguro para os indivíduos praticarem seu direito à privacidade longe dos olhos do governo, ela é vista principalmente como um descanso sombrio para o submundo criminoso online.

©

Shutterstock

As limitações dos mecanismos de busca

A dark web não pode ser acessada usando um navegador normal da Web e, por isso, os dark websites não aparecem em mecanismos de busca regulares. Nenhum site na dark web é indexado ou contém links para quaisquer sites indexados. Mecanismos de busca, como o Google, construíram seus bancos de dados principalmente seguindo um link a outro, por tanto, as pesquisas por dark websites irão desenhar um espaço em branco.

©

Getty Images

Como acessar

Além disso, todos os sites na dark web terminam com o sufixo de domínio ".onion", em vez de ".com" ou algo semelhante. Isso significa que eles só podem ser acessados através de um navegador especial conhecido como Tor Browser, que envia solicitações do usuário através de inúmeros servidores proxy, adicionando camadas sobre camadas de anonimato, formando uma "cebola" (onion) anônima antes de chegar ao site desejado.

©

Getty Images

O Navegador Tor foi um projeto do governo

Considerando seus muitos usos nefastos, pode ser uma surpresa que o "onion routing" (o processo fundamental por trás do Navegador Tor) tenha sido desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa Naval dos Estados Unidos na década de 1990. O grupo Tor Project, que executa e mantém o navegador, ainda recebe financiamento ocasional do governo.

©

Shutterstock

A dark web é um lugar perigoso

Embora o direito à privacidade seja o princípio central dos criadores bem-intencionados do Tor, ele é rotineiramente explorado por criminosos, comerciantes ilegais e fraudadores de todos os tipos.

©

Shutterstock

Um paraíso para golpistas

Os golpistas aproveitaram ao máximo a confusão que vem com a navegação na dark net. Quem quer fazer uma transação num dos vários mercados anônimos da dark web não possui nenhuma maneira de verificar quem está do outro lado. Por isso, muitos usuários simplesmente pegam o dinheiro e fogem.

©

Shutterstock

P e d o f i l i a desenfreada e tráfico s e x u a l

Uma das atividades mais sombrias que ocorre na dark web é a indústria desenfreada e desinibida de tráfico  s e x u a l  e de  p o r n o g r a f i a   i n f a n t i l. Os fornecedores desse tipo de coisa abusam do anonimato concedido pelo Navegador Tor. Mesmo com agências em todo o mundo, como o FBI, por exemplo, trabalhando para localizar e fechar esses mercados desprezíveis, estima-se que, apenas nos Estados Unidos, 50.000 pessoas usam o Navegador Tor e a dark net para atividades relacionadas à  p e d o f i l i a  e ao tráfico  s e x u a l.

©

Shutterstock

Acesso à literatura proibida

Existem inúmeras bibliotecas virtuais na dark web que incluem versões digitais de todos os tipos de literatura e manuais, inclusive alguns que foram banidos por diversas razões. Essas bibliotecas podem conter coisas tão inocentes como uma cópia gratuita de 'O Grande Gatsby', quanto algo tão sinistro como receitas de explosivos.

©

Shutterstock

Más influências

O anonimato do Tor Browser também faz da dark web uma área de recrutamento primordial para grupos extremistas em todo o mundo. Quantidades abundantes de propaganda de organizações  t e r r o r i s t a s  escondidas sob a superfície da web foram encontradas em deep websites e fóruns de discussão.

©

Getty Images

Cheia de vírus

As URLs de página da Web usadas para acessar sites da dark net, geralmente, parecem linhas de código longas e incompreensíveis, o que torna difícil saber se o link em que você está prestes a clicar é seguro ou não. Muitas vezes, os links não levam os usuários a lugar nenhum, exceto para as armadilhas de malware e vírus ransomware.

©

Shutterstock

As moedas da dark web

Muito antes da Bitcoin e de outras criptomoedas tomarem o mundo de surpresa e se tornarem uma obsessão global, as criptomoedas já estavam dominando silenciosamente os mercados da dark web. A estrutura digital da criptomoeda e a ênfase no anonimato tornaram-na o sistema financeiro perfeito para construir um mercado ilegal e global online.

©

Getty Images

O Hidden Wiki

Embora existam cerca de 8.500 sites ativos na dark web, alguns são mais infames do que outros. Um desses sites é conhecido como o Hidden Wiki. Uma vez acessado, usuários podem encontrar um diretório de sites da dark net com os links apropriados, o que pode ser quase impossível de encontrar de outra forma. No entanto, a dark net está sempre mudando e muitos desses links ficam inativos ou são tomados por malware com frequência.

©

Shutterstock

Silk Road ("Rota da Seda")

De longe, o website mais infame da dark web foi o Silk Road. O site foi iniciado por um jovem americano chamado Ross Ulbricht em 2011 e se tornou o primeiro mercado anônimo desse tipo. Qualquer produto ou serviço existente na face da Terra pode ser encontrado e pago no Silk Road.

©

Getty Images

Silk Road ("Rota da Seda")

Estima-se que, no seu auge, o Silk Road teve cerca de 100.000 usuários e presenciou US$ 9 milhões em transações durante seus dois anos de operação. Em 2013, Ulbricht, que usava o pseudônimo Dread Pirate Roberts, foi rastreado até uma biblioteca de São Francisco, onde foi preso. Eventualmente, Ulbricht foi condenado a duas sentenças de prisão perpétua sem a chance de liberdade condicional.

©

Getty Images

Passaportes, diplomas universitários e muito mais

Certificados falsificados de todos os tipos podem ser encontrados em mercados da dark web como o Silk Road. O site tinha uma enorme demanda por identidades falsas e alguns vendedores também vendiam passaportes e até diplomas universitários falsos.

©

Shutterstock

Um mercado ilegal de drogas e armas

Silk Road e outros mercados similares lucram principalmente com as vendas ilícitas de drogas e armas. Um estudo de 2021 estimou que o mercado online de drogas gera cerca de US$ 315 milhões ao ano.

©

Shutterstock

Cartões de crédito falsos

Golpistas de cartão de crédito também vão à dark web para lucrar. Informações de contas bancárias digitais podem ser compradas a preços surpreendentemente baixos. Outros vendedores comercializam cartões de crédito falsificados físicos com as informações roubadas incorporadas em suas etiquetas RFID (método de identificação através de sinais de rádio).

©

Getty Images

Roubo de identidade

Identidades inteiras de pessoas também podem ser compradas e vendidas na dark web. Hackers invadem registros médicos, bancos de dados judiciais e outros bancos de dados de informações privadas e vendem tudo, desde endereços residenciais até números de segurança social.

©

Shutterstock

A Strategic Intelligence Network

Nem todos os sites na dark web estão preocupados com negócios imorais e ilegais. Um site e fórum de discussão, conhecido como Strategic Intelligence Network, foi construído como ferramenta de recursos para ajudar indivíduos a sobreviver a todos os tipos de situações de crise, desde sequestros até o fim do mundo.

©

Shutterstock

O mercado espiritual

Há rumores de que, em certos sites no fundo da dark web, há vendedores que afirmam comercializar espíritos de crianças falecidas, às vezes por menos de US$ 200.

©

Shutterstock

Mariana's web

Há uma lenda, compartilhada em vários fóruns na web e na deep web, de uma quarta camada da internet, conhecida como Mariana's web, em homenagem à Fossa das Marianas - o local mais profundo dos oceanos.

©

Getty Images

Mariana's web

Reza a lenda que a Mariana's web só pode ser acessada com um computador quântico, algo que pouquíssimos governos ou organizações científicas, sem mencionar leigos, têm acesso. Dizem que a Mariana's web guarda a localização de Atlântida, documentos secretos do Vaticano e muitos outros segredos da humanidade. Uma teoria ainda afirma que a Mariana's web é a própria internet ou, pelo menos, o programa de inteligência artificial consciente que a mantém funcionando.

©

Shutterstock

A banalidade da deep web

Para cada traficante, vendedor de almas ou falsificador de passaportes, há mais cem pessoas que simplesmente usam o sistema Tor para navegar na internet de forma privada. Dos quase 8.500 sites .onion existentes, apenas cerca de 40 se preocupam com atividades ilícitas.

Fontes: (Biometrica Systems) (Ranker) (DataProt)

Veja também: Prós e contras: veja como a internet mudou as nossas vidas!

©

Getty Images

Tech Internet 09/06/22 POR Notícias ao Minuto


Hoje em dia, a gente usa a internet e nem pensa muito sobre isso. Virou algo do cotidiano. E por esse motivo, às vezes, é fácil achar que sabemos o tamanho certo da internet. Em 1995, muita gente achava que a internet era apenas uma moda passageira, mas ela, sem dúvida, se tornou a peça de infraestrutura mais importante do mundo. Existe de tudo na internet, desde arte e entretenimento, até registros pessoais e médicos, sem mencionar a grande maioria da comunicação entre pessoas ao redor do mundo. No entanto, o que pouca gente se pergunta é o que está por baixo dela.

PUB

Abaixo da superfície rasa, com a qual interagimos diariamente, está um enorme oceano de fóruns de discussão, informações e mercados que ninguém tropeça por acidente. Essas partes da internet têm seus propósitos, mas também são o lar de alguns dos acontecimentos mais sinistros do nosso mundo - e de crimes.

Clique na galeria para saber mais sobre a dark web e quais segredos estão escondidos abaixo da superfície do nosso mundo digital.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 13 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 14 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 15 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 15 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 16 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 15 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 13 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 10 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 9 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 13 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula