Invasão do Capitólio foi tentativa de golpe e teve Trump no centro, diz comissão

O comitê da Câmara acusou o ex-presidente americano Donald Trump de ter participado de uma "conspiração contra a democracia"

© Reuters

Mundo EUA 10/06/22 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O comitê da Câmara que investiga a invasão do Capitólio, em janeiro de 2021, acusou nesta quinta-feira (9) o ex-presidente americano Donald Trump de ter participado de uma "conspiração contra a democracia" e de ter liderado esforços para "anular os resultados das eleições" no ano anterior.

PUB

Apoiadores do republicano invadiram e vandalizaram o Congresso minutos depois de Trump, durante manifestação na capital do país, Washington, insuflar ativistas a se dirigirem até a sede do Legislativo. A ação obrigou a Câmara e o Senado a trancarem suas portas e a paralisarem a sessão que deveria confirmar a vitória de Joe Biden.

O deputado democrata Bennie Thompson, presidente do comitê formado para apurar responsabilidades sobre os acontecimentos, afirmou durante audiência pública que o ataque foi "o culminar de uma tentativa de golpe". Ele ainda disse que a democracia americana continua em perigo.

"A conspiração para frustrar a vontade do povo não acabou", disse Thompson. "Há pessoas neste país que têm sede de poder, mas não têm amor ou respeito pelo que torna os EUA grande: devoção à Constituição e fidelidade ao estado de direito".

A audiência desta quinta é a primeira de seis em que o comitê apresenta os resultados de quase um ano de investigação. As sessões serão transmitidas nas principais emissoras de televisão dos EUA.

Durante a audiência foram exibidos vídeos que mostram a participação de integrantes do grupo radical de extrema direita Proud Boys no episódio de violência. Também foram resgatadas declarações de Trump, de familiares do ex-presidente e de assessores.

O comitê ouviu de testemunhas do republicano, que assistiu ao ataque pela TV e expressou apoio aos invasores. Mike Pence, então vice de Trump, que garantiu naquele dia a certificação da vitória de Biden, esteve a 60 segundos do grupo que rompeu a segurança e chegou ao ponto de onde ele foi retirado pelo Serviço Secreto americano.

Depois da exibição do material, a deputada republicana Liz Cheney, vice-presidente da comissão que investiga o ataque ao Capitólio, disse que as evidências provam que Trump convocou e reunião a multidão, o que "acendeu a chama" para o ataque.

"Donald Trump se foi, mas sua desonra permanecerá", disse Cheney, segundo o jornal Americano The New York Times.

Ao final do processo, o comitê que investiga o episódio pode recomendar a abertura de investigações criminais. Ao todo, mais de mil testemunhas foram ouvidas. Desde o ataque, mais de 800 pessoas foram presas e acusadas em tribunal -a maioria por entrada sem permissão em um prédio federal.

Trump chamou a investigação de "caça às bruxas" e, pela plataforma Truth Social, voltou a defender a insurreição, classificando o movimento como "o maior na história do país" para fazer com que os Estados Unidos "voltem a ser grande". "Tratava-se de uma eleição fraudada e roubada, e um país que estava prestes a ir para o inferno", escreveu.

O líder republicano na Câmara dos Deputados, Kevin McCarthy, afirmou nesta quinta que a comissão para investigar o ataque ao Capitólio é "a mais política e a menos legítima da história dos Estados Unidos". O Partido Republicano já prometeu enterrar o trabalho do grupo se assumir o controle do Congresso nas chamadas "midterms", eleições que em novembro vão renovar parte da Casa.

Na terça-feira (7) o Departamento de Segurança Nacional dos EUA publicou um alerta sobre terrorismo doméstico, explicando que o "ambiente de alta ameaça" se deve a movimentos de extremistas motivados por ideologia, religião, raça e "eventos atuais". A nota se refere especificamente à esperada decisão da Suprema Corte sobre o aborto e às eleições de meio de mandato, a serem realizadas em novembro.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 17 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 18 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 19 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 20 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 19 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 19 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 15 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 17 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 14 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 18 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula