Biden esteve no Jimmy Kimmel e atacou Trump (e os republicanos)

A participação do presidente dos EUA no talk show causou grande repercussão

© Reuters

Mundo EUA 10/06/22 POR Notícias ao Minuto Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, 'usou' a sua primeira aparição pessoal num talk show noturno - neste caso 'Jimmy Kimmel Live!' - desde que assumiu o cargo para lançar uma crítica ao seu antecessor na Casa Branca e ao Partido Republicano de “direita dura”. Os temas da conversa também rondaram os assuntos do momento, como o uso de armas.

PUB

Além das criticas ao anterior executivo, Biden também abordou uma série de outras questões importantes, como direitos ao aborto, mudanças climáticas e a inflação.

O presidente criticou o seu antecessor, Donald Trump, durante as perguntas e respostas que duraram cerca de 20 minutos, quando o apresentador Jimmy Kimmel questionou o possível uso de ordens executivas para impulsionar o controle de armas.

Kimmel, que é um conhecido democrata, disse que “Trump as distribuiu [armas] como doces de Halloween”. Em resposta, o presidente reconheceu não querer "imitar o abuso da Constituição e da autoridade constitucional de Trump".

Disse ainda que o Partido Republicano passou por “uma mudança radical” desde que Trump foi eleito, movendo-se para “a extrema direita”, e que os seus membros, muitas vezes, votam contra o que muitos chamam de controle de armas de “senso comum”, porque têm medo de serem votados para fora dos seus cargos.

“Este não é o Partido Republicano do seu pai”, disse Biden. “Este é um partido MAGA [Make America Great Again ('Fazer a américa grande outra vez', slogan de Trump], um Partido Republicano muito diferente e encontra pessoas que estão preocupadas, acredito, que se votarem por uma política racional de armas, elas serão primárias e perderão em num partido de extrema direita".

Referiu no entanto, que o povo americano deve, de fato, tornar o controle de armas uma questão para votação de forma a aprovar as medidas de reforma que provavelmente serão chumbadas no atual Senado.

A visita de Joe Biden ao 'Jimmy Kimmel Live!' é a sua primeira aparição num programa deste tipo em pessoa durante sua presidência. Em dezembro passado, o presidente apareceu virtualmente no 'The Tonight Show' da NBC com Jimmy Fallon.

É também uma das poucas entrevistas que o presidente deu recentemente, sendo que tem maior importância por ter sido feita com um comediante e apresentador e não com um jornalista. Biden não dá uma entrevista oficial há cerca de quatro meses.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 14 Horas

Após acidente, urso arrasta corpo de motorista para floresta nos EUA

fama Luana Piovani Há 14 Horas

'Meu filho ainda não foi para escola' diz Luana 'cutuca' Pedro Scooby

mundo Bioparc Há 12 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

justica Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Saques e violência ampliam drama no Rio Grande do Sul

mundo Polícia Há 5 Horas

'Menina lobo' que cresceu em bosque na Suíça é encontrada na Espanha

justica Santa Teresa Há 14 Horas

Turista israelense é encontrada morta no Rio de Janeiro

lifestyle Peso Há 13 Horas

Quatro hábitos que ajudam a acelerar o metabolismo e a emagrecer

mundo EUA Há 8 Horas

Mulher persegue ladrão e provoca acidente para reaver bolsa roubada

fama Hilary Duff Há 14 Horas

Hilary Duff dá à luz seu quarto bebê, em parto domiciliar na banheira

mundo Acidente Há 13 Horas

Caminhão colide de forma violenta contra ponte em rodovia dos EUA