Google anuncia novo centro de engenharia, bolsas e parcerias com jornais e ONGs no Brasil

A empresa anunciou uma parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), situado na Cidade Universitária da USP, na capital paulista, com o intuito de expandir as operações técnicas no Brasil.

© Reuters

Tech GOOGLE-BRASIL 15/06/22 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - O Google vai expandir as operações de engenharia no Brasil, oferecer 500 mil bolsas de capacitação e expandir parcerias com ONGs e veículos jornalísticos. Esses foram os destaques do evento Google for Brasil, realizado nesta terça-feira (14) em São Paulo.

PUB

A empresa anunciou uma parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), situado na Cidade Universitária da USP, na capital paulista, com o intuito de expandir as operações técnicas no Brasil.

O centro de engenharia de São Paulo será instalado no IPT Open Experience, complexo de inovação do instituto, e abrigará até 400 profissionais de diversas áreas, com foco em privacidade e segurança digital. A previsão de inauguração é 2024. As contratações começaram em janeiro deste ano.

"A parceria do Google com o IPT Open Experience deverá servir como um ambiente promotor da inovação para o ecossistema, apoiado nos pilares do desenvolvimento tecnológico e de negócios, capacitação de recursos humanos e engajamento com startups", disse Liedi Bernucci, presidente do IPT.

Outra iniciativa anunciada pela big tech é a ampliação do Startups Lab para acelerar até 16 empresas jornalísticas com modelos inovadores de negócio. O Local Lab, por sua vez, vai apoiar até cem veículos de pequeno e médio porte com capacitação para desenvolvimento técnico, estratégico e econômico.

O Google também anunciou que o Maps vai indicar pontos com distribuição de alimentos e cozinhas solitárias. A funcionalidade é uma parceria da empresa com a ONG Ação da Cidadania e com o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos da ONU.

A partir desta terça (14), o aplicativo terá categorias como "cozinha solidária" e "banco de alimentos" ao lado de "cafés", "bares" e "restaurantes".

A ideia do Google é criar uma rede solidária para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social. O mapeamento das cozinhas será feito de forma contínua e tem como objetivo criar o maior banco de dados digital do tipo no país.

De acordo com estudo publicado na última semana pela Rede Penssam (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional), 33,1 milhões de pessoas passam fome no Brasil. Além disso, a pesquisa mostrou que 6 em cada 10 brasileiros convivem com algum grau de insegurança alimentar.

Uma nova tecnologia de inteligência artificial baseada em conversas também vai chegar ao país. O Duplex está sendo testado em três funções: fazer ligações para atualizar informações de estabelecimentos comerciais, automatizar a compra de ingressos de cinema e consultar locais de votação, em uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral.

Por enquanto, a tecnologia não está disponível para consumidores, como já acontece nos Estados Unidos. Quando chegar por aqui, usuários também vão poder fazer reservas em restaurantes e agendar serviços apenas usando o assistente virtual da empresa.

O braço filantrópico Google.org doará R$ 10 milhões para o Instituto Rede Mulher Empreendedora. O objetivo é a capacitação profissional de 200 mil mulheres por meio do programa Ela Pode. A empresa também vai expandir a parceria com a Fundação Dorina Nowill, que promove a inclusão social de pessoas com deficiência visual, para Goiânia, Piauí e Tocantins.

Do 1 milhão de bolsas dos Certificados Profissionais do Google anunciadas para a América Latina na última quinta-feira (9), metade será do Brasil. A partir desta terça, 30 mil bolsas começam a ser distribuídas a jovens da rede do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee). Será dada prioridade a pessoas negras, LGBTQIA+, mulheres e população de baixa renda.

O Google também busca qualificar 200 pessoas negras na área de desenvolvimento de software nos próximos 12 meses. Isso será feito por meio de uma parceria com o Instituto Vamo que Vamo, associação que concede bolsas para grupos subrepresentados estudarem na Trybe, plataforma de ensino de áreas de tecnologia. A big tech vai oferecer ajuda de custo e garantir a empregabilidade dos estudantes em startups que passaram pelos programas de aceleração da empresa.

Durante o Google for Brasil, a empresa também lançou o Relatório de Impacto Econômico, elaborado pela consultoria AlphaBeta. O levantamento mostra que o serviço de busca, o Google Ads, o AdSense, a PlayStore e o YouTube movimentaram, juntos, R$ 104,5 bilhões de reais no ano passado.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 16 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 17 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 18 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 19 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 18 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 19 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 14 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 13 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 17 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula