30 coisas que só a Rainha pode fazer - nós não!

Ser uma monarca reinante tem suas vantagens!

30 coisas que só a Rainha pode fazer - nós não!

A Rainha Elizabeth II é a monarca que mais tempo governou a Grã-Bretanha. Ela tem vivido sua longa vida seguindo regras e restrições que vêm com o papel. E, embora haja muitas coisas que ela não possa fazer, ser Rainha vem com algumas vantagens surpreendentes que ninguém mais tem, incluindo o resto da Família Real.

Quer descobrir os privilégios exclusivos da mulher sentada no trono britânico? Então confira esta galeria!

©

Getty Images

Não ter um sobrenome

O sobrenome oficial da Família Real Britânica é Windsor. Mas quando a monarca herdou o trono, ela deixou esse sobrenome para trás e assumiu o nome de Elizabeth Regina. Regina é a palavra latina para "rainha" e é usada em documentos oficiais.

©

Getty Images

Dirigir um carro sem licença

Normalmente, a Rainha tem um motorista particular para levá-la a seus compromissos, mas ocasionalmente gosta de pegar no volante. E ela pode fazer isso sem se preocupar com a carteira de motorista.

©

Getty Images

Abrir o parlamento

A monarca é mais do que uma figura simbólica no governo. Uma de suas muitas funções como chefe de estado é liderar a abertura do Parlamento a cada ano.

©

Getty Images

Evitar ser presa

A Rainha nunca precisou se preocupar em ser presa. Ela tem imunidade soberana e, portanto, nunca pode ser processada.

©

Getty Images

Destituir um primeiro-ministro

Mesmo que ela não possa votar ou declarar suas opiniões políticas publicamente, a Rainha tem o poder de demitir um primeiro-ministro. No entanto, ela só pode tomar essa decisão em casos extremos.

©

Getty Images

Viajar internacionalmente sem passaporte

Como todos os passaportes britânicos são emitidos pela própria Rainha, ela não é obrigada a ter um. E isso não se estente ao restante da Família Real.

©

Getty Images

Decidir o código de vestimenta real

Há muitas regras de moda que a Família Real deve seguir e a própria Rainha tem a palavra final. Algumas diretrizes são até baseadas em suas preferências pessoais.

©

Getty Images

Ter acesso a todas as residências reais

Apesar de sua residência oficial ser o Palácio de Buckingham (para onde ela se mudou após ascender ao trono em 1952), a Rainha divide seu tempo entre várias residências reais.

©

Getty Images

Dirigir um carro sem placa

É fácil identificar um veículo pertencente à Rainha: ele será o único carro na estrada sem placa e, provavelmente, também haverá escolta policial nas proximidades.

©

Getty Images

Aprovar os pedidos de casamentos reais

De acordo com a Lei de Sucessão à  C o r o a, os seis primeiros membros da Família Real na linha de sucessão ao trono devem ter o consentimento da Rainha para se casar.

©

Getty Images

Tomar a custódia legal dos netos

Esta lei remonta ao Rei George I, que governou no início dos anos 1700. Ele aprovou a lei porque tinha uma relação ruim com seu filho, o futuro Rei George II. Desta forma, ele se tornou o guardião de seus netos.

©

Getty Images

Ser proprietária de todos os cisnes não reclamados no Reino Unido

Desde o século XII, o monarca britânico é tecnicamente o dono de todo e qualquer cisne não reclamado que esteja nadando em águas abertas no Reino Unido.

©

Getty Images

Ter a Bentley State Limousine

A Rainha Elizabeth II tem seu próprio Bentley particular para passear por aí. O elegante veículo é conhecido como Bentley State Limousine

©

Getty Images

Ter seu rosto na moeda de vários países

A Rainha Elizabeth II é retratada na moeda de 33 países ao redor do mundo. Ela é a única monarca viva a ter seu rosto em tantas moedas e notas de diversos países.

©

Getty Images

Não pagar impostos

Como soberana, a Rainha está isenta de pagar impostos. No entanto, ela paga voluntariamente impostos sobre rendimentos, ativos e ganhos que não são usados para fins reais oficiais.

©

Getty Images

Declarar guerra

Outro poder especial concedido à Rainha é que ela pode declarar guerra e paz. A soberana também pode enviar tropas para uma área de conflito armado.

©

Getty Images

Evitar deveres judiciais

Antigamente, qualquer integrante da Família Real estava isento de ser chamado ao júri, pois acreditava-se que isso causaria perturbação para a Rainha. Mas, desde 2003, a lei foi alterada e apenas a Rainha é isenta agora.

©

Getty Images

Escolher o menu real

Com sua própria equipe de cozinha, tudo o que a Rainha quer comer está disponível para ela. A monarca recebe um menu duas vezes por semana para decidir.

©

Getty Images

Celebrar o aniversário duas vezes

Como soberana, a Rainha comemora dois aniversários. Seu verdadeiro aniversário é comemorado em 21 de abril e seu aniversário Real está marcado para o segundo sábado de junho.

©

Getty Images

Decidir quais joias são emprestadas

Para ocasiões formais, como jantares de Estado e casamentos Reais, a Rainha decide quais joias e tiaras ela empresta aos membros da família.

©

Getty Images

Decidir quando os jantares terminam

De acordo com a etiqueta real, quando a Rainha termina o jantar, a refeição acaba oficialmente. Então é melhor comer rápido no Palácio de Buckingham!

©

Getty Images

Conceder títulos de cavaleiro

A Rainha pode conceder um título de cavaleiro a qualquer cidadão por suas realizações ou serviço ao seu país. A cerimônia, conhecida como investidura, acontece no Palácio de Buckingham.

©

Getty Images

Conceder perdões criminais

A Rainha Elizabeth II tem o poder de conceder a prerrogativa real de misericórdia, que perdoa um indivíduo de qualquer punição criminal. A Rainha emitiu a ordem especial em 2020 para perdoar um criminoso condenado que salvou a vida de cidadãos britânicos num ataque  t e r r o r i s t a  em Londres.

©

Getty Images

Ter um caixa eletrônico privado

Imagine nunca ter que procurar um caixa eletrônico correndo antes de acabar a hora de funcionamento... Esse é o caso da Rainha, já que ela tem um caixa eletrônico privado no porão do Palácio de Buckingham. Fornecido pelo banco britânico Coutts, o caixa só está disponível para a Família Real.

©

Getty Images

Ignorar limites de velocidade

A Lei de Regulação de Trânsito permite que os veículos de serviço de emergência quebrem os limites de velocidade, então quando a Rainha é escoltada por policiais, ela tem o mesmo direito.

©

Getty Images

Ter acesso a joias especiais

Algumas peças são pessoalmente propriedade da Rainha, enquanto as usadas para cerimônias importantes são joias da  c o r o a  que fazem parte da coleção Real. Como monarca, ela tem acesso direto a qualquer uma delas.

©

Getty Images

Marter suas finanças privadas

A Rainha e a Família Real estão isentas da Lei de Liberdade de Informação, que concede ao público britânico a capacidade de acessar qualquer informação mantida pelo governo. No entanto, a realeza divulga seu uso de dinheiro público a cada ano.

©

Getty Images

Sair sem dinheiro

Mesmo com seu próprio caixa eletrônico, a Rainha raramente tem que levar dinheiro com ela. Ela realmente só deixa o palácio com algumas notas aos domingos, para que possa doar para a igreja.

©

Getty Images

Não fazer reverência

Fazer reverências é uma grande parte da etiqueta Real, mas, de acordo com o protocolo, a Rainha não precisa devolver o gesto. No entanto, todos os membros femininos da Família Real devem cumprimentar a Rainha com uma reverência formal, enquanto membros masculinos são obrigados a baixar a cabeça.

©

Getty Images

Ser dona de todos os golfinhos do Reino Unido

Devido a uma regra que remonta ao século XIV, a Rainha tecnicamente possui todos os golfinhos, baleias, esturjões e botos nas águas ao redor do Reino Unido.

Fontes: (Good Housekeeping) (Cosmopolitan)

Veja também: Os segredos mais sombrios da Família Real Britânica

©

Getty Images

Mundo Realeza britânica 21/06/22 POR Notícias Ao Minuto


A Rainha Elizabeth II é a monarca que mais tempo governou a Grã-Bretanha. Ela tem vivido sua longa vida seguindo regras e restrições que vêm com o papel. E, embora haja muitas coisas que ela não possa fazer, ser Rainha vem com algumas vantagens surpreendentes que ninguém mais tem, incluindo o resto da Família Real.

PUB

Quer descobrir os privilégios exclusivos da mulher sentada no trono britânico? Então confira esta galeria!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Iraque Há 55 mins

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

mundo Guangzhou Há 1 Hora

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

fama Casais famosos Há 20 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

esporte FLAMENGO-BOTAFOGO Há 23 Horas

Tite já ouve cornetas soarem no Flamengo e clássico vira jogo de risco

brasil POVOS-INDÍGENAS Há 23 Horas

Indígenas apontam apropriação cultural e intelectual por uso de cupuaçu, tucumã e stevia

fama JERRY-SEINFELD Há 23 Horas

Jerry Seinfeld culpa extrema esquerda e politicamente correto pelo fim da comédia

fama Baby Reindeer Há 20 Horas

Conheça Richard Gadd, o ator da série que está dando o que falar

esporte Brasil Há 14 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

economia INFLAÇÃO-IPCA-15 Há 23 Horas

Inflação medida pelo IPCA-15 desacelera a 0,21% e fica abaixo das projeções em abril

mundo Posição de Lótus Há 3 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda