Raiva: Maneiras saudáveis de expressar o sentimento

Aprenda a desabafar de forma não destrutiva

Raiva: Maneiras saudáveis de expressar o sentimento

A raiva é uma emoção muito humana e que sempre experimentamos de vez em quando. É perfeitamente normal e administrável, mas se for ignorada pode se tornar problemática. Felizmente, existem técnicas que podemos usar para ajudar a processar a raiva e deixá-la sair de forma construtiva e não prejudicial.

Confira nesta galeria algumas maneiras saudáveis de expressar raiva.

©

Shutterstock

Tire algum tempo para você

Antes de se preocupar em expressar sua raiva, é melhor tirar um tempo para se acalmar. Nada de bom vem quando a gente ataca alguém no calor do momento.

©

Shutterstock

Tire algum tempo para você

Da próxima vez que você se encontrar em uma situação que faz você passar raiva, saia do cenário. Dê caminhada rápida ou corra para acalmar sua mente e dispersar qualquer tensão.

©

Shutterstock

Tire algum tempo para você

Com a cabeça fria, será mais fácil identificar exatamente por que você se sente com raiva e isso vai te ajudar a expressar seus sentimentos mais claramente para a outra pessoa.

©

Shutterstock

Esclareça seus sentimentos

Antes de confrontar alguém sobre sua raiva, você deve primeiro tentar descobrir por que o comportamento da pessoa te incomoda. Da próxima vez que acontecer, por que não escrever seus sentimentos em um diário?

©

Shutterstock

Esclareça seus sentimentos

Ler de novo o que você escreveu no diário ajudará a identificar padrões e gatilhos. Falar com uma terceira pessoa de fora da situação, talvez um amigo ou um parente, também pode ajudá-lo a ganhar perspectiva.

©

Shutterstock

Esclareça seus sentimentos

Você pode até descobrir que documentar seus sentimentos ajuda a identificar outras emoções que estão escondidas pela raiva. Se você encontrar outras emoções, como medo ou ressentimento, compartilhe-as também.

©

Shutterstock

Seja direto

Quando se trata de confrontar alguém que te deixou com raiva, é importante se comunicar de forma direta, mas respeitosa. Dar murro em ponta de faca não vai ajudar.

©

Shutterstock

Seja direto

Não espere que alguém note que você está chateado. Em vez disso, abra a conversa com uma frase como: "Eu queria que você soubesse que suas palavras no outro dia me machucaram um pouco."

©

Shutterstock

Seja direto

Seja específico sobre o comportamento exato que te chateou e a forma como isso te fez sentir. Comunicação não-violenta sempre ajuda a resolver conflitos.

©

Shutterstock

Comece frases usando a palavra "Eu"

Tente comunicar seus sentimentos para a outra pessoa usando frases que comecem com "eu". Isso fará com que a outra pessoa não entre na defensiva e se sinta atacada.

©

Shutterstock

Comece frases usando a palavra "Eu"

A outra pessoa pode até estar errada, mas ela vai responder melhor à sua reclamação se você mostrar a situação através de como você se sentiu.

©

Shutterstock

Comece frases usando a palavra "Eu"

Fazer isso pode ser mais difícil do que parece, mas faça o seu melhor para ficar calmo e controlado. As pessoas sempre respondem melhor durante uma conversa tranquila, assim você não causará ainda mais danos e nem vai acabar ainda mais furioso.

©

Shutterstock

Ouça

Por mais tentador que seja falar, é importante que você também dê à outra pessoa a chance de se expressar. Uma vez que você tenha se explicado claramente, abra os ouvidos e o coração.

©

Shutterstock

Ouça

Certifique-se de ouvir corretamente a outra pessoa e levar os pensamentos e sentimentos dela em consideração. Seja paciente e tente fazer o máximo de contato visual possível.

©

Shutterstock

Ouça

Ouvir a outra pessoa pode ajudá-lo a chegar a um entendimento mútuo ou, melhor ainda, descobrir um mal-entendido que feriu seus sentimentos em primeiro lugar.

©

Shutterstock

Seja empático

É importante reconhecer sua raiva. Qualquer sentimento, mesmo sendo considerado (não é de forma alguma) negativo é perfeitamente válido. No entanto, também é importante lembrar que você pode sentir raiva e empatia ao mesmo tempo.

©

Shutterstock

Seja empático

Realmente entender a perspectiva do outro e talvez a razão pela qual ela se comportou da maneira que se comportou pode ajudá-lo a se sentir melhor.

©

Shutterstock

Seja empático

Por exemplo, entender que seu parceiro surtou com você e disse algo doloroso porque estava estressado com trabalho pode ajudá-lo a levar as palavras dele de forma menos pessoal.

©

Shutterstock

Se comprometa

Como acontece com muitas interações humanas, resolver conflitos envolve ter um pequeno comprometimento e estar pronto para ceder um pouco. Para se comprometer adequadamente, você tem que estar aberto e pronto para cooperar.

©

Shutterstock

Se comprometa

Isso pode ser difícil em uma situação em que você se sente muito irritado, mas é extremamente importante se você quer consertar sua relação e garantir que ela dure mais tempo.

©

Shutterstock

Se comprometa

Tente encontrar uma solução que funcione para os dois e certifique-se de que realmente funciona para ambos. Você não quer manter nenhum sentimento persistente de raiva que possa evoluir para um ressentimento.

©

Shutterstock

Dê um tempo

Faça uma pausa. Se mesmo levando essas dicas em consideração, a conversa ficar ainda mais quente, não tenha medo de dar um passo atrás.

©

Shutterstock

Dê um tempo

Se você perceber que a situação está piorando, retire-se da conversa por um tempo e só volte quando puder se expressar de forma clara e construtiva.

©

Shutterstock

Dê um tempo

Tente usar palavras como: "Preciso de tempo e de espaço para me acalmar. Podemos voltar a isso daqui a pouco?"

©

Shutterstock

Evite bebidas alcoólicas

Se você é alguém que gosta de uma cerveja ou de uma taça de vinho, pode ser tentador suprimir seus sentimentos de raiva com uma bebida ou duas.

©

Shutterstock

Evite bebidas alcoólicas

Mas é importante evitar isso, pois beber não vai ajudar. Ficar bêbado domina nossas emoções e faz ficar mais difícil tomar decisões racionais.

©

Shutterstock

Evite bebidas alcoólicas

O álcool torna as pessoas mais agressivas e esse efeito provavelmente será ampliado se você já estiver com raiva ainda sóbrio. Você pode se sentir ofendido com uma coisa ínfima.

©

Shutterstock

Procure ajuda profissional

Se você continua lutando para expressar sua raiva de forma saudável, não há absolutamente nenhuma vergonha em consultar um profissional de saúde mental.

©

Shutterstock

Procure ajuda profissional

Um terapeuta irá ajudá-lo a encontrar maneiras saudáveis de exprimir sua raiva e evitar que ela se torne um problema maior.

©

Shuttestock

Procure ajuda profissional

É ainda mais importante procurar ajuda profissional se seus problemas de raiva estão afetando sua qualidade de vida, até porque a raiva pode ser um sintoma de outras condições, como depressão ou estresse crônico.

Sources: (WikiHow) (Health Shots)

Veja também: O que é a síndrome de Burnout e como prevenir

©

Shutterstock

Lifestyle Emoções 20/06/22 POR Notícias Ao Minuto Brasil


A raiva é uma emoção muito humana e que sempre experimentamos de vez em quando. É perfeitamente normal e administrável, mas se for ignorada pode se tornar problemática. Felizmente, existem técnicas que podemos usar para ajudar a processar a raiva e deixá-la sair de forma construtiva e não prejudicial.Confira nesta galeria algumas maneiras saudáveis de expressar raiva.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 7 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 5 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama Gusttavo Lima Há 5 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 7 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 6 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

justica Paraíba Há 5 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

brasil MORTE-SP Há 23 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

esporte São Paulo FC Há 7 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

fama Peculiares Há 22 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

lifestyle Saúde Há 6 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue