Polícia e GCM fazem nova operação na região da cracolândia em São Paulo

A ação está concentrada no recuo de um banco na avenida Duque de Caxias.

© Shutterstock- imagem de arquivo

Justiça CRACOLÂNDIA-OPERAÇÃO-SP 22/06/22 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - A Polícia Civil e a GCM (Guarda Civil Metropolitana) realizam na noite desta quarta-feira (22) uma nova operação na região da cracolândia, no centro paulistano. A ação está concentrada no recuo de um banco na avenida Duque de Caxias.

PUB

Desde a ação que resultou na expulsão de moradores de rua e usuários de drogas da praça Princesa Isabel, em maio deste ano, alguns usuários passaram a ficar no local. Eles se concentram na entrada do banco logo após o expediente bancário ser encerrado.

A operação, que teve início por volta das 20h, ocorre um dia depois de moradores do entorno da estação Júlio Prestes promoverem um protesto pedindo mais segurança na região. Os manifestantes chegaram a passar em frente à agência bancária.

"Vamos coibir o uso explícito de droga em via pública", diz o delegado Severino Pereira de Vasconcelos, titular do 77º DP.

Desde a mudança da cracolândia para a rua Helvétia, a polícia tem feito operações seguidas contra o tráfico de drogas e também para tentar facilitar a circulação dos moradores da região. No dia 15, por exemplo, a prefeitura utilizou cones e fitas para isolar os dependentes químicos que continuam no quarteirão da rua Helvétia, entre a avenida São João e a alameda Barão de Campinas.

Com isso, usuários de drogas e moradores de rua agora ocupam uma das pistas do lado esquerdo da via, enquanto a outra parte está liberada para o trânsito de automóveis e a passagem de pedestres.

Naquela mesma noite, a Polícia Civil deflagrou a 12ª etapa (fase 5) da Operação Caronte, com o apoio da Guarda Civil Metropolitana, para cumprir mandados de prisão.

No dia anterior havia sido realizada a quarta ação policial no local em um mês, desde a dispersão de usuários de drogas e traficantes da praça Princesa Isabel.

Apesar das ações das forças públicas, moradores relatam que a movimentação é intensa dos usuários durante a noite, o que se repete em outras regiões do centro. A situação mobilizou os vizinhos a organizarem grupos virtuais para reunir relatos de violência e para reclamar com o poder público.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

tech ESA Há 5 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama Luto Há 7 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Titanic Há 8 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

tech Ataque Há 5 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 17 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 7 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina